Saboroso, mais barato que cortes mais refinados, o contrafilé é o corte mais longo da carne bovina e oferece muitas possibilidades de preparo. Seus bifes são versáteis e sob medida para deixar sua refeição bem gostosinha.
A chef Rapha Nezinho encontrou uma nova forma de preparar este corte, que pode ser feito ser feito desde a frigideira até a panela de pressão. Com ingredientes simples e uma airfryer, é possível fazer uma receita diferente e deliciosa.
Contrafilé ao molho
Nesta receita, o molho é uma forma de finalizar o contrafilé. Você irá utilizar folhas de couve sem talo para embalar a carne e deixá-la saborosa. O molho deixará a carne picante e com um toque bem especial.
Ingredientes:
- 400 gramas de contrafilé inteiro
- 1 folha de couve inteira, sem o talo central
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 dentes de alho
- 2 pimentas de cheiro
- 30 gramas de pimenta biquinho
- 5 gramas de pimenta do reino preta
- 5 gramas de pimenta caiena
- 5 gramas de pimenta jalapeño
- 400 gramas de molho de tomate
- 1 molho de coentro
- Suco de ½ limão
- Sal a gosto
- 1 cebola roxa
- 3 vagens inteira
Modo de preparo:
Pique o alho e misture com sal e pimenta do reino na manteiga. Bezunte toda a peça do contrafilé e reserve. Corte a cebola roxa em rodelas finas e pique a vagem.
Comece fervendo um pouco de água e mergulhe a folha de couve inteira dentro para que ela fique maleável. Retire da água e embrulhe o filé. Bata no liquidificador o molho de tomate, com a pimenta caiena, a pimenta de cheio e a
jalapeño e o suco de limão. Reserve.
Na airfryer, unte com azeite e leve o contrafilé embrulhado na couve para selar. Deixe cerca de 8 minutos cada lado e retire da airfryer. Em seguida coloque em uma frigideira a cebola roxa e a vagem. Se necessário adicione um filete de
água para não queimar.
Quando a cebola murchar um pouco, acrescente o molho de tomate, a pimenta de cheiro e o coentro picado. Coloque em fogo baixo e volte com o contrafilé em cima do molho, colocando um pouco dele por cima da carne para finalizar.