O pão de forma é um clássico em sanduíches e pratos fáceis de lancheira. Mas além do café da manhã, é possível utilizar o pão de forma em diversas receitas saborosas!

pão de forma
Arquivo iG
O pão de forma é bem versátil e utilizado em diversas receitas


Então, que tal fugir do clássico misto ou sanduíche natural e fazer uma verdadeira receita gourmet com o pão de forma? É possível fazer desde torta salgada até pudim com este ingrediente versátil e que muitos pensam que serve apenas para uma função.


Pensando nisso, o iG Receitas reuniu ideias de pratos inusitados com o clássico pão de forma para você fazer em casa e arrasar na cozinha, sem medo de errar ou fazer alguma besteira.

Torta Salgada

torta
Reprodução
A torta de salpicão é clássica em festas infantis e uma opção deliciosa


Lembra daquela torta clássica de pão de forma que tem em toda festa de família? Nesta receita fácil da WickBold, você pode assumir o seu posto de cozinheiro da família e fazer uma torta incrível! A torta leva ingredientes do salpicão e como numa lasanha, leva camadas de recheio e camadas de pão de forma, sendo servido gelado.

Pudim de pão 

pudim
Divulgação
Pudim de pão é simples e saboroso


O pudim de pão normalmente é feito de pão francês. Mas se não tem o pão correto, você pode pegar esta receita e substituir por 9 pães de forma na mistura da massa. É uma ótima opção para você que nunca fez um pudim e tem medo do processo.

Rolinho de Atum

rolinho de atum
Reprodução
O lanche de atum é uma ótima opção para as crianças


Uma ótima opção para fazer para os pequenos em casa. Você pode fechar com um barbante para decorar ou utilizar um pouco da mistura de atum com requeijão para colar o pão. O formato lembra um canoli e é uma opção divertida de lanche!

Francesinha

francesinha
Divulgação
O prato tradicional de Portugal é diferente e satisfaz qualquer um!


Apesar do nome ser parecido com o modelo de unhas, o prato francesinha é famoso em Portugal e leva presunto, bife de vitela e salsicha! Uma ideia diferente para fazer em casa e utilizar o pão de forma como massa. Inove em casa e teste essa receita!

Pizza de Pão

pizza
Divulgação/Nestlé
A pizza de pão é fácil e uma ótima opção de lanche


Em 20 minutos e com poucos ingredientes, você pode transformar o pão de forma em uma pizza! Ótimo para fazer com os pequenos ou quando você quer uma pizza mas não quer pedir delivery. Confira a receita completa abaixo:

Ingredientes:

1 tomate
1 pitada de sal
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
4 fatias de pão de forma
1 xícara (chá) de mussarela ralada
½ xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio
Orégano a gosto
Folhas de manjericão a gosto
Azeite para untar

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata o tomate, o sal e a pimenta. Reserve;
Unte o fundo e as laterais de ramequins individuais com azeite e depois cubra o fundo dos mesmos com uma fatia de pão;
O próximo passo é espalhar o tomate triturado sobre o pão e cobrir com a mussarela, os tomates-cerejas e o orégano;
Leve para gratinar em forno alto por, aproximadamente, 10 minutos até o queijo derreter. Finalize com o manjericão e sirva.

    Veja Também

      Mostrar mais