Como é o bauru que você na lanchonete aí perto da sua casa? Pão, presunto e queijo e salada? Vai ovo? Lamentamos informar mas, qualquer uma dessas variações bem comuns pelo Brasil não são um bauru de verdade.
Para o chef e docente gastronômico do Senac São Paulo, Nicolas Rodrigues, muitos sanduíches são nomeados erroneamente como bauru. "Sanduíches com presunto, salada e queijo, conhecidos como americano ou misto com salada, são chamados de bauru, mas estão bem longes do original", afirma Nicolas.
Considerado patrimônio imaterial do estado de São Paulo em 2018, o bauru é um sanduíche emblemático e foi criado na lanchonete Ponto Chic pelo estudante Casimiro Pinto Neto, que era da cidade de Bauru. O sanduíche original é feito com pão francês sem miolo, rosbife, picles, tomate e uma mistura de queijos: prato, estepe e suíço.
O bauru pelo Brasil
É muito comum ver o sanduíche de presunto, queijo e salada ser chamado de bauru até em cidades do estados de São Paulo, como Santos ou Guarujá. Segundo Rodrigues, há uma explicação para essa distorção.
"Por ser mais barato e ter uma durabilidade maior, o presunto é mais disponível e traz uma acessibilidade ao prato. Mas o original é com rosbife de lagarto. Trocar o ingrediente principal tira todo o aspecto do bauru", aponta professor.
Mas a criatividade vai longe ao montar versões regionais do bauru. No Rio de Janeiro, por exemplo, o lanche tem versões assadas e leva queijo, presunto, ovo, bife ou hambúrguer, alface, tomate e maionese. Já em algumas cidades mineiras, bauru é feito na chapa com pão de forma, presunto, queijo e tomate.
Você viu?
E em São Paulo, há também a versão assada nomeada de Bauru. Para o docente, este é um erro bem clássico. "Não é bauru, pois não é um sanduíche. Basicamente é um misto assado com tomate. Isto acaba com a imagem que temos do bauru", afirma Nicolas.
Na Bahia e em estados do Nordeste, o sanduíche ainda é confundido com outro lanche: o beirute. Por ser com outro pão e outros recheios, é longe de ser o bauru original. E pensando na ideia de que muitos não conhecem o bauru clássico criado no Ponto Chic, o chef trouxe a receita original para o iG Receitas.
Bauru de verdade!
Desde os ingredientes até a montagem, há uma forma especial de fazer o prato. Veja o passo a passo. E esta receita rende 2 porções.
Ingredientes:
- 50g de manteiga
- 80 g de queijo prato ralado
- 80 g de queijo estepe ralado
- 80 g de queijo gruyère ralado
- 1 tomate
- 2 picles de pepino
- 2 pães franceses
- 280 g de rosbife fatiado
Modo de preparo:
Corte os tomates em rodelas finas. 3 a 4 fatias de aproximadamente 3mm por lanche. Fatie o picles bem fino transversal. 3 a 4 fatias de 2mm por lanche.
Derreta os queijos junto com a manteiga e umas 3 colheres de água em uma frigideira em fogo baixo até ficarem homogêneos. Corte o pão francês e retire o miolo da parte de cima do pão.
Adicione as fatias do rosbife na parte de baixo do pão, em cima do rosbife coloque os tomates, depois o picles. Na parte de cima do pão, coloque o queijo ainda quente no lugar do miolo que foi retirado. Lembre que o miolo é o único item quente do lanche.
Corte pela metade e sirva acompanhado de mostarda e ou maionese com ervas. Outro acompanhamento bem interessante é o molho campaña (popular vinagrete servido no churrasco)