Nada como acordar, ir até a padaria e pedir um pão na chapa não é mesmo? Mas quando se está com vontade e não tem como ir até lá, a opção é fazer em casa.
E com um bom pão francês, é possível fazer um pão na chapa perfeito e igual ao da padaria em passos simples. Pensando nisso, o gerente do Farinha Pura Experiência, Rafael Melo, trouxe dicas para o iG Receitas para você.
Ele lembra que para fazer, é necessário ter pelo menos pão francês em casa. "É imporante usar um pão francês de qualidade, assado corretamente e sem estar queimado", afirma Rafael.
A chapa deve estar bem quente para receber o pão com manteiga. "A chapa precisa estar entre 180° e 200° graus. Temperatura ideal para selar, sem queimar o pão", aponta o gerente.
Pão na chapa clássico
Você viu?
Para o pão na chapa clássico, você irá passar a manteiga por todo o pão sem retirar o miolo e colocar na superfície quente. Ao selar e ter o crocante a sua preferência, pode retirar e servir.
Pão na chapa com requeijão "na entrada"
Em São Paulo, o pão na chapa com requeijão direto na superfície quente é chamado de na entrada. No Rio de Janeiro, é conhecido como crocante. Para fazer, você coloca requeijão no pão e deixa até formar uma crosta crocante por fora e cremoso por dentro.
Pão na chapa com requeijão "na saída"
Na saída é basicamente derreter o requeijão após passar o pão na chapa. Para isso, Rafael indica colocar o pão por 2 minutos na chapa e depois colocar o requeijão, que deve estar em temperatura ambiente para facilitar o derretimento.
E que tal uma canoa?
Ele também dá uma dica diferente: colocar o pão sem miolo com requeijão na chapa. Dá o aspecto do pão na entrada, mas contém muito mais requeijão no pão.