Quer um fondue, mas não tem todo o aparelho? Veja como fazer fondue sem rechaud

Chef dá dica de como fazer fondue usando tigelas e itens que você deve ter em casa

Com o clima mais frio, nada como esquentar o clima com  receitas quentes como o fondue. Mas como fazer fondue sem o rechaud, aquela panelinha com uma fonte de calor? Temos as dicas!

Utilizar um bowl de pedra sabão pode ajudar a conservar a temperatura do fondue
Foto: Lipe Borges/Divulgação
Utilizar um bowl de pedra sabão pode ajudar a conservar a temperatura do fondue


Para a chef Malu Mello, é possível fazer o fondue sem rechaud tranquilamente, independente o sabor escolhido. O primeiro passo é derreter o chocolate ou o queijo antes de lavar o prato à mesa em uma tigela ou algum recipiente que conserve a temperatura."Use o bowl que tenha uma baixa troca de calor com o ambiente, como pedra sabão ou cerâmica", indica a chef.


E se estiver muito frio e você não tem uma rechaud para manter o fondue aquecido, ela recomenda colocar a tigela dentro de outra maior com água quente. "Isso também ajudará a manter a temperatura do fondue, como um banho maria", compara Malu. Mas ela lembra que é importante ter atenção para que não deixe a água entrar no bowl.

Foto: Lipe Borges/Divulgação
O fondue pode ser esquentado em banho maria


Uma forma de agilizar todo o processo é deixar tudo cortado. "Já corte as frutas e alimentos, antes do preparo da receita. Assim, quando o fondue estiver pronto é só transferir para o recipiente em que irá servir", afirma a chef.

E se ele perder temperatura na hora de comer, não tem problema. "Se ainda assim esfriar, vale aquecê-lo em banho maria e voltar para o recipiente em que está sendo servido", fala Malu.

Anotou as dicas? Então pegue a panela e a tigela, o chocolate ou o queijo e faça um fondue sem rechaud! Inspire-se nestas receitas e esquente o clima em casa!