O queijo é ingrediente obrigatório em muitos pratos . Mas mesmo sendo um acerto na maioria das vezes, entender melhor das texturas e dos sabores dos tipos de queijo é essencial para ressaltar o sabor de qualquer receita. 

Claro que o prato tem um toque pessoal e muito da escolha dos ingredientes vai do seu gosto, mas alguns queijos ficam ótimos no sanduíche enquanto outros ajudam naquele gratinado. 

Você sabe qual queijo vai bem com qual preparo? Veja as dicas:

1. Queijo Muçarela

pizza
shutterstock
A muçarela pode ser usado em lanches, massas e pizzas


Queijo mais usado em lanches e pizzas, o muçarela é suave e derrete facilmente. Cabe também em saladas e pratos frios. Segundo a Tirolez, é uma opção segura caso não tenha certeza no tipo de queijo que irá utilizar.

2. Parmesão

parmesão
shutterstock
O parmesão pode ser utilizado para gratinar


Com textura mais dura e sabor um pouco mais forte, o parmesão pode ser ralado na hora - desse jeito ele vai derreter e  gratinar mais fácil que os comprados em pacote. Opte pelo parmesão também se quiser um queijo que acompanhe massas ou faça parte de uma tábua de queijos.

3. Gorgonzola

gorgonzola
shutterstock/Reprodução
O gorgonzola pode ser utilizado em molhos e até em doces


Esse queijo carrega sabor intenso e textura cremosa. Mas além de saladas e tábuas de frios, o queijo pode ser incorporado em molhos, sopas e massas. Outra opção é utilizar em doces, com geléias, mel e até acompanhando uvas.

4. Reino

quiche
shutterstock
O queijo Reino pode ser utilizado em massas, quiches e tortas


Firme e cremoso, o queijo do Reino contém um sabor mais forte e salgado. Comum no nordeste do país, este tipo pode ser utilizado em recheios de tortas, massas e até fatiado em sanduíches.


5. Gruyère

fondue
Divulgação
O Gruyère é mais cremoso e pode ser utilizado em fondues e sanduíches


Famoso em receitas francesas e no fondue suíço, este queijo tem sabor suave e adocicado, derretendo sem dificuldade. Ótima escolha para quiches, sanduíches e pães. Pode ser acompanhado de frutas como figo, nozes e até presunto parma.

6. Gouda

sanduíche
Divulgação/Tirolez
O queijo gouda pode ser utilizado em sanduíches e tábuas de frios


Com tempos de maturação diferentes, podendo ser duro ou semi-duro, o Gouda é adocicado e conforme o envelhecimento, o sabor se intensifica. Ele pode ser combinado com frutas, vinhos e até cerveja. Pode ser utilizado em recheios, já que também tem derretimento fácil.

7. Brie

tábua
shutterstock
O Brie pode ser utilizado em sobremesas e tábuas de frios


Cremoso e leve, o Brie é o tipo de queijo ideal para você que quer incorporar o ingrediente com frutas, geléias doces e nozes em geral, como amêndoas . Além de ser utilizado em sobremesas.

Ficou com vontade? Veja uma seleção de receitas com queijo:

  1. Petit gâteau de queijo da Serra da Estrela
  2. Suflê de queijo
  3. Lasanha com queijo
  4. Bruschetta de queijo brie com geleia de morango
  5. Sanduíche de queijo brie com pera
  6. Macarrão gravata aos 4 queijos
  7. Wrap de frango ao creme de gorgonzola
  8. Baked potato com molho de queijos
  9. Torta de queijos
  10. Torta de linguiça calabresa e creme de queijo

    Veja Também

      Mostrar mais