O queijo é um dos laticínios mais adorado de todos os tempos. Grande parte dessa popularidade se deve ao fato de que tem opções de queijo de tudo quanto é jeito: desde os mais suaves e molinhos, até aqueles com sabor mais intenso e que esfarelam na boca.
Pensando nessa diversidade, a Tirolez selecionou três tipos de queijos : o estepe , o parmesão e o gorgonzola para fazer uma pequena explicação e ainda sugerir uma receita deliciosa para exemplificar o quanto cada um desses queijos é delicioso. Confira e se delicie:
1) Estepe
Ele tem seu surgimento creditado aos dinamarqueses. Este queijo com “furinhos” possui sabor suave, amanteigado e amendoado, e agrada muitos paladares. Ele harmoniza com sabores salgados (como presunto e outros frios) e geleias. Em entradinhas é uma delícia. Pode ser servido também acompanhado de frutas. Confira essa receita do uso do queijo estepe nessa bruschetta que vai te dar água na boca.
Bruschetta de Estepe
Rendimento: 25 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
- 1 maço de aspargos (200 g)
- ½ colher (sopa) de sal (4 g)
- 2 dentes de alho (10 g)
- 1 filão de pão italiano (baguete) em fatias de 1 cm (250 g)
- 3 colheres (sopa) de azeite (39 ml)
- 400 g de queijo tipo estepe ralado
- folhas de ½ maço de tomilho (20 g)
- 300 g de presunto cru em fatias
Modo de preparo
Com o auxílio de um descascador de legumes, descasque os aspargos, retirando a parte verde abaixo da cabeça. Pegue cada aspargo pela extremidade oposta à da cabeça e faça uma dobra a 4 cm da ponta para quebrá-la (essa parte é muito fibrosa e difícil de comer). Corte os aspargos ao meio verticalmente e, em seguida, corte-os em pedaços de 2 cm. Ferva 2 xícaras (chá) de água com o sal e cozinhe os aspargos até que eles fiquem macios (cerca de 10 segundos), escorrendo e resfriando-os em seguida.
Descasque os dentes de alho e corte-os ao meio. Esfregue a parte interna do alho sobre as fatias de pão, disponha-as em uma assadeira e regue com o azeite. Leve ao forno preaquecido (180°C) por 10 minutos, ou até que fiquem levemente crocantes.
Retire o pão do forno e disponha os aspargos sobre as fatias. Em seguida, distribua o queijo tipo estepe e, por fim, o tomilho. Volte ao forno por mais 7 minutos, ou até que o queijo esteja derretido.
Assim que retirar a bruschetta do forno, coloque as fatias de presunto por cima, montando para dar volume, e sirva em seguida, ainda quente.
Leia mais: Molho de queijo parmesão
2) Parmesão
Já o parmesão, além de muito saboroso, é o melhor queijo para gratinar os alimentos e ressaltar o sabor dos ingredientes mais simples. Maturado por vários meses antes de chegar ao ponto de venda, possui sabor levemente salgado, picante e textura quebradiça. Também pode ser uma boa opção servi-lo em lascas, em uma bela tábua, como entrada, acompanhando vinhos encorpados. Veja o passo a passo dessa receita exemplificando de uma maneira deliciosa como usar esse queijo para gratinar.
Batata Gratinada com Parmesão
Rendimento: 4 porções
T empo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
- 100 g de parmesão
- 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco (300 ml)
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de alecrim fresco picado
- 1 pitada de noz moscada ralada na hora
- 1 pitada de pimenta-do-reino recém-moída
- 1 colher (chá) de sal
- 500 g de batata (aproximadamente 3 unidades médias)
- ½ colher (sopa) de manteiga sem sal para untar a forma
Modo de preparo
Comece ralando o parmesão no lado fino do ralador.
Em uma tigela, bata o creme de leite e o ovo somente para misturar. Junte 2 colheres (sopa) de parmesão e tempere com o alecrim, a noz moscada, a pimenta do reino e o sal.
Com a ajuda de um mandolin fatie as batatas em rodelas bem fininhas (3 mm de espessura).
Unte uma assadeira pequena (20 x 20 cm) com manteiga sem sal e distribua as rodelas de batata.
Despeje a mistura de creme de leite sobre as batatas, polvilhe o restante do parmesão e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que as batatas fiquem macias, o recheio cremoso e a superfície dourada.
Sirva quente acompanhado de carnes ou peixes assados ou grelhados.
Variação: experimente trocar o alecrim por folhas de tomilho fresco.
Dica: o mandolin é um tipo de fatiador de legumes próprio para cortar lâminas finas. Você pode encontrá-lo em lojas de utensílios domésticos.
3) Gorgonzola
Levemente salgado, frutado e picante, esse queijo vai bem em uma bela tábua de nozes e frutas secas. O gorgonzola fica ainda mais delicioso harmonizado com ingredientes adocicados, que ressaltam seu sabor picante. Se quiser algo ainda mais simples, mas que vai fazer efeito, vale adicionar o gorgonzola picadinho sobre uma salada de folhas frescas. Experimente essa receita fantástica de gorgonzola aliada a pera!
Peras ao Gorgonzola
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos
Ingredientes
- 4 peras maduras (700 g)
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco (200 ml)
- 1 folha de louro
- 100 g de queijo gorgonzola
- 1 embalagem de creme de ricota cremoso (250 g)
- 2 colheres (sopa) de nozes picadas (25 g)
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de pimenta-rosa (3 g)
Modo de preparo
Descasque as peras, corte-as ao meio e coloque em uma panela com o vinho e o louro. Leve para cozinhar em fogo médio por 10 minutos, ou até as peras ficarem cozidas, porém firmes. Escorra e cave ligeiramente a polpa das peras, retirando um pouco do miolo e as sementes.
Em uma tigela, amasse o gorgonzola, com auxílio de um garfo, e misture com metade do creme de ricota. Incorpore as nozes e use esta mistura para rechear as metades de pera, colocando-as em uma travessa.
Em uma panela pequena, leve ao fogo o restante do creme de ricota, o sal e a pimenta, para aquecer. Despeje o molho sobre as peras e sirva em seguida, acompanhando uma carne vermelha.
Leia mais: Polenta cremosa com gorgonzola
Como podemos ver, esse queijos podem ser inseridos em qualquer tipo de refeição: seja na entrada, como complemento do prato principal ou como sobremesa. Aproveite seu sabor e versatilidade!