Conheça mais sobre três tipos de queijos e confira receitas
shutterstock
Conheça mais sobre três tipos de queijos e confira receitas


O queijo é um dos laticínios mais adorado de todos os tempos. Grande parte dessa popularidade se deve ao fato de que tem opções de queijo de tudo quanto é jeito: desde os mais suaves e molinhos, até aqueles com sabor mais intenso e que esfarelam na boca.

Pensando nessa diversidade, a Tirolez selecionou três tipos de queijos : o estepe , o parmesão e o gorgonzola  para fazer uma pequena explicação e ainda sugerir uma receita deliciosa para exemplificar o quanto cada um desses queijos é delicioso. Confira e se delicie:

Leia mais: Fondue de queijo

1) Estepe 

Ele tem seu surgimento creditado aos dinamarqueses. Este queijo com “furinhos” possui sabor suave, amanteigado e amendoado, e agrada muitos paladares. Ele harmoniza com sabores salgados (como presunto e outros frios) e geleias. Em entradinhas é uma delícia. Pode ser servido também acompanhado de frutas.  Confira essa receita do uso do queijo estepe nessa bruschetta que vai te dar água na boca.

Bruschetta de Estepe

O queijo estepe, mais suave, fica ótimo numa receita de bruschetta como a Tirolez sugeriu nesse caso.
Tirolez
O queijo estepe, mais suave, fica ótimo numa receita de bruschetta como a Tirolez sugeriu nesse caso.


Rendimento:  25 porções 

Tempo de preparo:  20 minutos

Ingredientes

  • 1 maço de aspargos (200 g)
  • ½ colher (sopa) de sal (4 g)
  • 2 dentes de alho (10 g)
  • 1 filão de pão italiano (baguete) em fatias de 1 cm (250 g)
  • 3 colheres (sopa) de azeite (39 ml)
  • 400 g de queijo tipo estepe ralado
  • folhas de ½ maço de tomilho (20 g)
  • 300 g de presunto cru em fatias

Modo de preparo

Com o auxílio de um descascador de legumes, descasque os aspargos, retirando a parte verde abaixo da cabeça. Pegue cada aspargo pela extremidade oposta à da cabeça e faça uma dobra a 4 cm da ponta para quebrá-la (essa parte é muito fibrosa e difícil de comer). Corte os aspargos ao meio verticalmente e, em seguida, corte-os em pedaços de 2 cm. Ferva 2 xícaras (chá) de água com o sal e cozinhe os aspargos até que eles fiquem macios (cerca de 10 segundos), escorrendo e resfriando-os em seguida.

Descasque os dentes de alho e corte-os ao meio. Esfregue a parte interna do alho sobre as fatias de pão, disponha-as em uma assadeira e regue com o azeite. Leve ao forno preaquecido (180°C) por 10 minutos, ou até que fiquem levemente crocantes. 

Retire o pão do forno e disponha os aspargos sobre as fatias. Em seguida, distribua o queijo tipo estepe e, por fim, o tomilho. Volte ao forno por mais 7 minutos, ou até que o queijo esteja derretido.

Assim que retirar a bruschetta do forno, coloque as fatias de presunto por cima, montando para dar volume, e sirva em seguida, ainda quente. 

Leia mais: Molho de queijo parmesão

2) Parmesão

Já o parmesão, além de muito saboroso, é o melhor queijo para gratinar os alimentos e ressaltar o sabor dos ingredientes mais simples. Maturado por vários meses antes de chegar ao ponto de venda, possui sabor levemente salgado, picante e textura quebradiça. Também pode ser uma boa opção servi-lo em lascas, em uma bela tábua, como entrada, acompanhando vinhos encorpados. Veja o passo a passo dessa receita exemplificando de uma maneira deliciosa como usar esse queijo para gratinar.

Batata Gratinada com Parmesão

O parmesão é o queijo ideal para gratinar qualquer tipo de prato e é o queijo utilizado nessa receita sugerida pela Tirolez.
Tirolez
O parmesão é o queijo ideal para gratinar qualquer tipo de prato e é o queijo utilizado nessa receita sugerida pela Tirolez.


Rendimento:  4 porções

T empo de preparo:  20 minutos

Ingredientes

  • 100 g de parmesão
  • 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco (300 ml) 
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de alecrim fresco picado
  • 1 pitada de noz moscada ralada na hora
  • 1 pitada de pimenta-do-reino recém-moída
  • 1 colher (chá) de sal
  • 500 g de batata (aproximadamente 3 unidades médias)
  • ½ colher (sopa) de manteiga sem sal para untar a forma

Modo de preparo

Comece ralando o parmesão no lado fino do ralador.

Em uma tigela, bata o creme de leite e o ovo somente para misturar. Junte 2 colheres (sopa) de parmesão e tempere com o alecrim, a noz moscada, a pimenta do reino e o sal.

Com a ajuda de um mandolin fatie as batatas em rodelas bem fininhas (3 mm de espessura). 

Unte uma assadeira pequena (20 x 20 cm) com manteiga sem sal e distribua as rodelas de batata.

Despeje a mistura de creme de leite sobre as batatas, polvilhe o restante do parmesão e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que as batatas fiquem macias, o recheio cremoso e a superfície dourada.

Sirva quente acompanhado de carnes ou peixes assados ou grelhados.

Variação:  experimente trocar o alecrim por folhas de tomilho fresco.

Dica:  o mandolin é um tipo de fatiador de legumes próprio para cortar lâminas finas. Você pode encontrá-lo em lojas de utensílios domésticos.

3) Gorgonzola

Levemente salgado, frutado e picante, esse queijo vai bem em uma bela tábua de nozes e frutas secas. O gorgonzola fica ainda mais delicioso harmonizado com ingredientes adocicados, que ressaltam seu sabor picante. Se quiser algo ainda mais simples, mas que vai fazer efeito, vale adicionar o gorgonzola picadinho sobre uma salada de folhas frescas. Experimente essa receita fantástica de gorgonzola aliada a pera!

Peras ao Gorgonzola

O gorgonzola, conhecido pelo seu sabor mais intenso e amargo, é ideal para ser misturado com frutas como nessa receita sugerida pela Tirolez e que leva peras.
Tirolez
O gorgonzola, conhecido pelo seu sabor mais intenso e amargo, é ideal para ser misturado com frutas como nessa receita sugerida pela Tirolez e que leva peras.


Rendimento:  4 porções

Tempo de Preparo:  20 minutos

Ingredientes

  • 4 peras maduras (700 g)
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco (200 ml)
  • 1 folha de louro
  • 100 g de queijo gorgonzola
  • 1 embalagem de creme de ricota cremoso (250 g)
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas (25 g)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) de pimenta-rosa (3 g)

Modo de preparo

Descasque as peras, corte-as ao meio e coloque em uma panela com o vinho e o louro. Leve para cozinhar em fogo médio por 10 minutos, ou até as peras ficarem cozidas, porém firmes. Escorra e cave ligeiramente a polpa das peras, retirando um pouco do miolo e as sementes.

Em uma tigela, amasse o gorgonzola, com auxílio de um garfo, e misture com metade do creme de ricota. Incorpore as nozes e use esta mistura para rechear as metades de pera, colocando-as em uma travessa.

Em uma panela pequena, leve ao fogo o restante do creme de ricota, o sal e a pimenta, para aquecer. Despeje o molho sobre as peras e sirva em seguida, acompanhando uma carne vermelha.

Leia mais: Polenta cremosa com gorgonzola

Como podemos ver, esse queijos podem ser inseridos em qualquer tipo de refeição: seja na entrada, como complemento do prato principal ou como sobremesa. Aproveite seu sabor e versatilidade! 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!