As hortaliças são alimentos versáteis e que podem ser preparados de diversas maneiras, sendo um ótimo componente em diversos pratos. Para muitos, as hortaliças podem ser um gasto quem nem sempre compensa, já que a chance de estragar depois de alguns dias é grande.

Guardar e manusear da forma adequada são necessários para manter as hortaliças frescas
Pixabay/Gellinger
Guardar e manusear da forma adequada são necessários para manter as hortaliças frescas


Para evitar isso, há diversos pontos que as pessoas devem prestar atenção ao comprar, manusear e armazenar hortaliças. A chef Malu Lobo explica que é necessário "verificar se estão em bom estado e o acondicionamento e manuseio adequado vão ajudar a reduzir o desperdício e a perda dos alimentos".

Leia também: 4 receitas para reaproveitar o que tem na geladeira

Por isso, ela dá dicas para quem adora uma hortaliça, mas não quer perdê-la logo depois de guardar na geladeira. Desde a compra até o congelamento, a profissional ensina que há sempre uma forma correta de armazenar as hortaliças.

Como comprar?

Veja suas necessidades e se comprar em excesso, prefira congelar algumas hortaliças
Pexels
Veja suas necessidades e se comprar em excesso, prefira congelar algumas hortaliças


Malu aponta que cada tipo deve ter a atenção devida. As hortaliças com casca, como a abóbora, não podem ser brilhosas. "As cascas com brilho podem indicar que foram colhidos cedo, não amadurecendo totalmente. O que pode diminuir o sabor", aponta a chef.

Tanto para hortaliças quanto legumes e verduras, procure não escolher com machucados ou ferimentos. Sem sinais de mofo ou com partes já moles, que estão estragadas. Para hortaliças com casca fina, como abobrinha, o ideal é manusear com cuidado, para não machucar o alimento.

As hortaliças folhosas, como alface e rúcula, devem ser escolhidas sem pontos amarelados ou escurecidos, com talos firmes e quebradiços. As folhas devem ter aparência crocante e suculenta, amareladas já são hortaliças velhas e não tem o mesmo sabor.

Como conservar por mais tempo?

Compre a quantidade necessária e faça preparos para armazenar
FreePik
Compre a quantidade necessária e faça preparos para armazenar


Segundo Malu, o primeiro passo é comprar a quantidade necessária para consumir logo. "Na geladeira, elas duram por 4 ou 5 dias, mas é necessário lavá-las adequadamente e secar muito bem ,se ficarem úmidas podem estragar mais facilmente .

Se você comprar em excesso, congele o que não for usar na semana. "Hortaliças como brócolis, couve flor, cenoura e outras podem ser picadas, podem ter um pré-cozimento e devem ser secas e embaladas em sacos próprios para congelamento ,podem ser mantidas por até 3 meses", diz Malu. Para descongelar basta colocar em água fervente ou durante o preparo do prato.

Leia também: Dicas para agilizar processos na cozinha e ter sempre aquela comidinha caseira

Já a salsinha, a couve, salsão ou outras hortaliças folhosas podem ser picadas, retirando com papel toalha o excesso de líquido e congeladas em formas de gelo para serem usadas ao longo do tempo em temperos, molhos e até sucos.

Uma dica que a chef dá é armazenar hortaliças folhosas longe de frutas como o tomate, porque ajudam a evitar o amarelamento. Elas devem ser lavadas, secadas e devem ser armazenadas em vasilhas ou sacos próprios.

Outra forma de conservação que Malu indica é desidratar os alimentos como salsinha ou coentro, deixando-as ao sol ou levando ao forno ou microondas. "Lembrando de sempre mexer para não queimar até que fiquem quebradiças e crocantes. Assim, você pode usá-las para preparar sal de ervas", aponta a chef.

Como saber se está estragada?

É importante estar atento ao armazenamento do produto e não comer após o vencimento do prazo de validade
shutterstock
É importante estar atento ao armazenamento do produto e não comer após o vencimento do prazo de validade


Algumas hortaliças podem apresentar odor mais forte, ou começam a ficar amareladas, murchas ou sem brilho. Mas, se elas estão começando a murchar ou amarelar, ainda podem ser usadas em receitas.

Leia também: Como armazenar os alimentos e minimizar a contaminação

"Por estarem desidratando, elas murcham e amarelam, mas se você notar que a hortaliça está começando a apresentar este cenário, você pode usar em preparos ou congelá-las com um pré-cozimento simples", diz Malu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!