Neste sábado (16) é comemorado o dia internacional da doença celíaca, uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten , substância que está presente em alimentos derivados do trigo, aveia, cevada e centeio.

Leia também: É praticidade que você quer? Veja 5 receitas de sobremesas ridiculamente fáceis

Massa sem glúten sendo preparada
Divulgação
Confira três receitas diferentes de massas sem glúten



Os celíacos, como explica a nutricionista Renata Girau, do Oba Hortifruti, têm uma atrofia da estrutura intestinal. Com isso, há a má absorção de nutrientes, desnutrição, entre outros sintomas. "A doença é grave, prejudica muito a qualidade de vida dos portadores e pode inclusive evoluir para outras doenças", afirma a especialista. 

Há outro grupo que deve passar longe do glúten: os alérgicos ou intolerantes. Nesse caso, há uma má digestão dessa proteína. Segundo a nutricionista, é um quadro mais leve que a doença celíaca e mais frequente, embora ainda assim possa causar sintomas muito desconfortáveis para quem possui. 

Mas fazer parte de um grupo ou não significa abandonar pães e massas . É preciso atenção redobrada ao rótulo ao comprar tais itens, sem dúvida. E para quem gosta de cozinhar, há opções de receitas fáceis e sem glúten para ninguém botar defeito. 

Renata ensina três massas sem glúten para você fazer em casa: 

1. Massa para panqueca sem glúten

PANQUECAS EM UM PRATO
Divulgação/Oba Hortifruti
Massa de panqueca sem glúten combina com recheios doces ou salgados, assim como a panqueca tradicional

A receita leva amido de milho e, numa versão ainda mais natural, leite de arroz no lugar do leite de vaca. A massa é neutra, assim como a feita com farinha branca, e pode ser combinada com recheios doces ou salgados.

Leia também: 7 ideias para aproveitar o pão de forma para um lanche turbinado

2. Pão Integral sem glúten

Pão integral fatiado em cima de uma tábua de madeira
Divulgação/Oba Hortifruti
Receita de pão sem glúten é bem simples e feita toda no liquidificador

O que dá a liga nesse pão é a farinha de arroz, o polvilho doce e a fécula de batata, todas farinhas que não contém glúten. Para facilitar a vida, a receita é feita no liquidificador.

Leia também: Não erre! Aprenda a fazer o bolo de fubá perfeito com dicas da Palmirinha

3. Massa para torta de liquidificador sem glúten

Massa para torta de liquidificador em cima de uma mesa, com utensílios de madeira ao lado
Divulgação/Oba Hortifruti
Podendo ser recheada com os mais diversos ingredientes, a massa para torta de liquidificador é uma ótima alternativa para quem é intolerante ao glúten

E falando em liquidificador, Renata sugere uma versão sem glúten de uma massa de torta básica. Abuse da criatividade na hora do recheio e bom apetite!

    Veja Também

      Mostrar mais