Hot dog, cachorro-quente, dogão. Ele recebe diversos nomes pelo Brasil e é queridinho de todo mundo que quer fazer aquele lanche especial, mas o hot dog não se resume apenas a pão, salsicha, ketchup e mostarda, não!
Leia também: Do hot dog de Nova York à versão vegana: aprenda 5 receitas de cachorro-quente
O restaurante The Dags, especializado no prato, trouxe dicas para você que quer fazer o hot dog
perfeito!
Qual a melhor salsinha para o cachorro-quente?
Escolher o tipo de salsicha muda muito o sabor do hot dog. O The Dags indica a All Beef , feita com carne bovina, e a Frankfurter , alemã de carne suína e mais fácil de se encontrar no mercado.
Mas se não quer ter o trabalho de procurar, compre a Viena, que vem em pacotes e tem uma qualidade maior do que as tradicionais.
Para tudo há uma ordem, inclusive no hot dog
Primeiro, prepare o pão. A dica de mestre é fazer um corte em cima do pão, não na lateral, assim, a chance de você se lambuzar é menor! Depois a salsicha e os complementos, que podem ser desde o molho de tomate até uma fatia de queijo muçarela.
Leia também: Cachorro-quente com história
Ferva a salsicha, mas também frite
Você sabia que a salsicha vem praticamente pronta para consumo? Por ser um embutido como o presunto e defumado, não há necessidade total em ser fervida. Mas, para tirar o corante, jogar na água fervendo é uma dica.
Outra ideia é fritar a salsicha, como nos clássicos churrascos americanos. Pode ser feita na frigideira, churrasqueira ou chapa. Ou junte os dois! Ferva a salsicha e finalize ela na frigideira para ficar mais saborosa.
Dê chance a novas combinações
Parece estranho, mas já pensou em adicionar vinagrete, cheddar ou bacon no hot dog? Seja criativo, a mostarda e o ketchup podem até ficar de lado. Apostar em ingredientes que harmonizam , como molho de tomate e vinagrete, ou cheddar com bacon são boas pedidas que deixam o hot dog incrível.
Leia também: Cachorro-quente é muito mais do que pão com salsicha
E a redação tem uma dica: se não tiver cheddar, envolva a salsicha com uma fatia de queijo prato ou muçarela quando for colocar no pão, assim, ela não fica solta no lanche e as chances de escapar ficam menores!
E o Ketchup e a mostarda, quando entram?
Na hora da montagem, é normal adicionar muito ketchup e mostarda, mas isso é errado. O The Dags recomenda apenas adicionar os molhos na hora de comer, porque é apenas um complemento no hot dog. A maionese pode ser passada no pão.
Purê de batata, a maior polêmica desde biscoito x bolacha
Tradionalmente paulista, o uso de purê de batata
no hot dog é polêmica na internet, algum até acham que é um crime com o lanche. Mas como o mundo é livre, os chefs e restaurantes indicam utilizar se for harmonizar com outros ingredientes! O cachorro-quente é seu!
Para quem curte, uma dica é colocar queijo muçarela fatiado na hora de fazer o purê, para ficar mais cremoso e saboroso.
E se você acha estranho colocar purê de batata no hot dog, cariocas colocam ovo de codorna e até uva passa no lanche! É, o dogão é democrático!
Série "Não Erre"
As dicas para o preparo do hot dog fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: