Tamanho do texto

Cachorro-quente vai muito além do pão com salsinha; veja receitas

Menu

Nesta segunda (9) é comemorado o dia do cachorro-quente . Para celebrar a data e colocar a mão na massa, aproveite estas cinco receitas selecionadas com o sanduíche mais famoso do mundo!

Leia também: Receita de cachorro-quente: veja versões mais saudáveis para não sair da dieta

dia do cachorro-quente arrow-options
shutterstock
Desde o clássico até o vegano: cinco opções de cachorro-quente para experimentar e comemorar o dia da iguaria


Receitas de cachorro-quente #1: Classic

classico cachorro-quente arrow-options
Roberto Seba
Lanche leva quejjo cheddar derretido e farofa crocante de bacon e cebolinha

Por Filipe Fernandes, do Fôrno

Ingredientes

4 pães de gergelim; 4 salsichas viena, douradas na chapa; queijo fundido a gosto; farofa de bacon a gosto; cebolinha picada a gosto

Queijo fundido

200 g de cheddar; 200 g de queijo prato; 200 ml de creme de leite; pimenta-do-reino moída na hora, a gosto.

Farofa de bacon

500 g de bacon; sem capa e sem cartilagem, cortado em pedaços médios.

Modo de preparo

Queijo fundido

Coloque os queijos e o creme de leite e leve para derreter em banho-maria. Quando estiver derretido, tempere com a pimenta-do-reino a gosto.

Farofa de bacon

Em um processador, bata o bacon até ficar em pedacinhos. Frite o bacon em uma frigideira grande até ficar sequinho e crocante. Reserve.

Para servir

Marque o pão com gergelim em um broiler ou grelha, corte-o ao meio e coloque a salsicha. Cubra com queijo fundido, acrescente a farofa de bacon e decore com cebolinha.

Rendimento: 4 porções

Preparo: 15 minutos

Execução: fácil

Receitas de cachorro-quente #2: Texas dog

texas dog arrow-options
Roberto Seba
Sanduíche leva cebola crocante e molho barbecue

Por Filipe Fernandes, do Fôrno

Ingredientes

4 pães de brioche; 4 salsichas debreziner, douradas na chapa; cebolas crocantes a gosto; molho barbecue a gosto; cebolinha picada a gosto, para decorar.

Cebolas crocantes

3 cebolas cortadas em rodelas; quanto baste de água com gelo; 200 g de farinha de trigo; 3 ovos batidos; quanto baste de óleo de soja para fritar; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Molho barbecue

1 litro de molho de tomate; 100 ml de vinagre de maçã; 200 ml de suco de maçã; 1 xícara (chá) de cerveja escura; 350 g de açúcar mascavo; 20 g de pimenta-de-caiena; 50 g de cebola em pó; 30 g de alho em pó; 20 g de chilli; sal e cominho a gosto.

Modo de preparo

Cebolas crocantes

Coloque as cebolas cortadas na água com gelo e deixe descansar por 30 minutos. Escorra as cebolas e passe-as na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, novamente, na farinha. Coloque para fritar no óleo pré-aquecido a 180ºC até ficarem douradas e crocantes. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Molho barbecue

Numa panela, coloque o molho de tomate, o vinagre, o suco e a cerveja e deixe ferver. Após dois minutos, acrescente o restante dos ingredientes, mexa bem e deixe reduzir até engrossar

Para servir

Marque o pão de brioche em um broiler ou grelha, corte-o ao meio e acrescente a salsicha. Cubra com as cebolas crocantes , regue com o barbecue e decore com cebolinha picada.

Rendimento: 4 porções

Preparo: 1 hora

Execução: fácil

Leia também: Cachorro-quente é muito mais do que pão com salsicha

Receitas de cachorro-quente #3: Deutsche dog

hot-dog arrow-options
Roberto Seba
De inspiração alemã, o deutsche é servido com chucrute e molho demi-glace

Por Filipe Fernandes, do Fôrno

Ingredientes

4 pães de brioche; 4 salsichas bratwurst, douradas na chapa; chucrute a gosto; molho demi-glace a gosto.

Chucrute

quanto baste de água; 1 repolho branco, cortado em tiras; 4 colheres (chá) de sal; 1 dente de alho, espremido; 1 cebola média, picada; 1 cravo; 50 g de açúcar; 1 limão espremido; 1 pedaço de 1 cm de gengibre, ralado.

Molho demi-glace

300 ml de azeite extravirgem; 2 kg de músculo; 1 kg de ossobuco; quanto baste de água; 300 ml de vinho tinto; 500 ml de vinagre de vinho branco; 5 tomates inteiros; 5 cebolas inteiras, sem casca; 5 cenouras inteiras, descascadas; 2 talos de salsão; 2 talos de alho-poró; 5 dentes de alho; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Chucrute

Ferva a água e escalde o repolho em tiras por 1 minuto. Retire e deixe escorrer. Em um bowl, coloque o repolho, tempere com sal e misture bem. Acrescente o alho, a cebola, o cravo, o açúcar, o suco de limão e o gengibre. Misture bem novamente. Coloque num vidro com tampa e deixe fermentar por 3 dias.

Chucrute

Em uma panela grande,  coloque o azeite e leve ao forno para esquentar. Doure o músculo e o ossobuco em uma panela por 5 minutos. Se não tiver uma panela grande, divida o processo em duas ou mais etapas. Cubra as carnes com água e acrescente o vinho tinto e leve ao fogo por cinco minutos. Acrescente o tomate, a cebola, a cenoura, o salsão, o alho-poró e o alho e deixe reduzir em fogo baixo por aproximadamente 8 horas.

Para servir

Marque o pão em um broiler ou chapa, corte-o ao meio e coloque a salsicha. Cubra com o chucrute e regue com o molho demi-glace.

Rendimento: 4 porções

Preparo: 3 dias

Execução: moderada

Receitas de cachorro-quente #4: New York Style

new york style arrow-options
Roberto Seba
New York style homenageia os cachorros-quentes da cidade americana

Por Filipe Fernandes, do Fôrno

Ingredientes

4 pães de amêndoas; 4 salsichas swiss dog, douradas na chapa; mostarda a gosto, relish de pepino e pimenta biquinho.

Relish de pepino

1,5 litro de água; 200 ml de vinagre branco; a colheres (sopa) de açúcar; 1 xícara (chá) de cachaça; 2 colheres (sopa) de sal; 100 g de mostarda em grãos; 40 g de cravo; 100 g de semente de coentro; 50 g de pimenta-do-reino preta, em grãos; 2 kg de pepino para conserva; 300 g de pimenta biquinho; azeite extravirgem a gosto.

Modo de preparo

Relish de pepino

Coloque todos os ingredientes, menos o pepino e a pimenta biquinho, numa panela e leve para ferver. Após 5 minutos de fervura, acrescente o pepino e cozinhe por mais 6 minutos. Retire o pepino e coloque para esfriar. Distribua os pepinos em potes e complete com a marinada já fria. Quando o picles estiver totalmente frio, bata no liquidificador com a pimenta biquinho e um pouco de azeite extravirgem. Se o liquidificador for pequeno, divida em porções e bata.

Para servir

Marque o pão de amêndoas no broiler ou na grelha, corte-o ao meio e acrescente a salsicha. Cubra com a mostarda e o relish de pepinos.

Rendimento: 4 porções

Preparo: 1 hora

Execução: fácil

Leia também: Cachorro-quente com purê?! Pratos de paulistano vistos por outros brasileiros

Receitas de cachorro-quente #5: Hot-dog vegano

hot-dog vegano arrow-options
Divulgação/Tomás Rangel
Receita rende duas porções

Por chef Tati Lund, do Org Bistrô

Ingredientes

2 cenouras medias cortadas ao meio e cozidas ao dente.

Marinada

¼ xícara de shoyu, 1 dente de alho picado, pitada de pimenta caiena, páprica ou cominho e 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim. Misture tudo.

Molho

1 xícara (chá) de cebola picadinha; 1 colher (sopa) de alho picadinho; ½ xícara (chá) de pimentões coloridos picadinhos; sal e pimenta a gosto; 1 xícara (chá) de extrato de tomate.

Modo de preparo:

Grelhe a salsicha de cenoura com a marinada e reserve. Refogue no azeite a cebola, o alho e os pimentões. Junte o extrato de tomate, o sal e a pimenta. Acrescente as salsichas.

Para servir

Monte o hot-dog com pão integral, maionese de tofu, milho e inhame em palha e sirva.

Rendimento: 2 porções

Preparo: 45 minutos

Execução: fácil

Fôrno

Rua Cunha Horta, 70, Consolação, São Paulo/SP

(11) 2645 9499

fornosp.com.br

De terça à quinta, das 12h às 16h e das 19h às 00h. Sexta, das 12h às 16h e das 19h às 01h.

Org Bistrô

Avenida Olegário Maciel, 175 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

(21) 2493-1791

orgbistro.com.br

De segunda a quarta, das 12h às 20h. De quinta a sábado, das 12h às 22h.

    Leia tudo sobre: Receitas