Diante do aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil é fundamental adotar hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunológico , responsável por promover a defesa natural do corpo.

Leia também: Em meio à pandemia, como higienizar as compras do mercado? Veja dicas

Sucos e vitaminas de frutas são boas opções de receitas para fortalecer a imunidade
Pexels
Sucos e vitaminas de frutas são boas opções de receitas para fortalecer a imunidade

“A alimentação, possui um papel fundamental na manutenção e fortalecimento do organismo, pois é responsável por fornecer nutrientes essenciais para as funções orgânicas, inclusive as imunológicas”, explica Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Por isso, mais do que nunca, é hora de olhar para a alimentação com cuidado e consumir alimentos ricos em determinados nutrientes. De acordo com a nutróloga, vale investir em um cardápio rico em:

  • Vitamina A

Fígado de galinha, ovos, peixes e frutos do mar são alimentos ricos em vitamina A. Além disso, alimentos com betacaroteno, substância que no organismo se transforma em vitamina A, são uma opção: damasco, cenoura, abóbora, mamão, manga e batata-doce, por exemplo.

  • Vitamina C

Frutas cítricas, como acerola, goiaba, kiwi, morango, laranja são fonte de vitamina C. Além de pimentão, brócolis, couve, cranberry e caju.

  • Vitamina B6

Essa vitamina pode ser encontrada na batata inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, levedo de cerveja, cereais, sementes, nozes, espinafre, carne de porco, peixe, leite e ovos.

  • Vitamina E

Está presente em alimentos como cereais, óleos vegetais, carnes e ovos.

suco
Pexels

Cenoura e gengibre são ingredientes para incluir no cardápio nesta quarentena


  • Selênio

Ovo, castanha do Pará, cereais como arroz integral e sementes oleaginosas, como girassol, contém o mineral.

  • Zinco

O zinco está presente em alimentos como ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

Além dos alimentos listados acima, Marcella reforça o consumo de água e probióticos, como iogurtes e queijos, essenciais para um bom funcionamento do sistema imunológico.

Leia também: Feira na quarentena: quais legumes comprar, como armazenar e ideias de preparo

10 Receitas para fortalecer a imunidade

Há uma infinidade de receitas que podem ser preparadas com os alimentos listados acima. Para te ajuda, selecionamos 10 receitas com ingredientes que contém os nutrientes necessários para fortalecer a imunidade . São shots, sucos e refeições completas. Confira:

  1. Shot com própolis
  2. Shot com limão e copaíba
  3. Shot com cúrcuma
  4. Suco de morango com limão
  5. Shake antioxidante com leite de amêndoas
  6. Suco de beterraba, maça e cenoura
  7. Omelete de espinafre
  8. Peito de frango grelhado com arroz integral
  9. Sopa de abóbora
  10. Frango com brócolis e gengibre 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!