O escondidinho é um dos clássicos da culinária brasileira. Por ser tão famoso, já ganhou algumas variações e pode ser preparado conforme o gosto do freguês. Há quem prefira o tradicional recheio de carne-seca, enquanto alguns fazem versões vegetarianas com cogumelos, por exemplo.

Leia também: Chef dá 3 dicas de como fazer purê de batatas simples e cremoso

O segredo para um escondidinho perfeito é garantir um purê cremoso e um recheio suculento
Divulgação/Estrela
O segredo para um escondidinho perfeito é garantir um purê cremoso e um recheio suculento

Além da versatilidade, o escondidinho é uma boa opção por render bem e funcionar como prato único na refeição. Apesar de ser um prato saboroso, a receita pode assustar algumas pessoas pela quantidade de etapas. E, realmente, é preciso um pouco de paciência para preparar, mas não é difícil!

Ao iG Receitas , Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti descomplica a receita e ensina algumas dicas de como fazer escondidinho . Confira:

Purê perfeito

Para o prato adquirir a consistência ideal e ficar mais saboroso, é preciso atenção ao preparo do purê . Segundo a profissional, o ponto deve ser mais cremoso para se misturar ao recheio. “Para isso, devemos cozinhar muito bem a base do purê (como a batata, por exemplo). Também podemos acrescentar leite ou requeijão para ajudar na consistência mais leve”, ensina.

Renata também fala que é possível variar a receita e utilizar outros ingredientes para fazer o purê. “Podemos usar purê de mandioca, de batata doce, de abóbora e de berinjela”, sugere.

Você viu?

Recheio do escondidinho

Assim como o purê, você pode escolher o recheio que mais te agrada. Além da carne-seca, carne moída e frango desfiado, que são mais comuns, é possível usar shimeji, palmito e carne de jaca desfiada – opções para os vegetarianos.

“O ideal é que, independente da escolha, o recheio fique suculento e bem temperado. Para isso, vale a pena apostar em acrescentar ingredientes que forneçam umidade à preparação, como tomate, cebola e temperos frescos”, orienta.

Dica para gratinar

Para finalizar com um toque especial e dar ainda mais sabor ao prato, você pode gratinar com alguma variedade de queijo que derreta com a temperatura do forno. Segundo Renata, parmesão, muçarela e meia cura são as melhores opções.

Leia também: Estrogonofe perfeito! Saiba os segredos para não errar na receita

Receitas de escondidinho

O escondidinho é um prato versátil e você pode prepará-lo conforme preferir, variando o recheio e a base do purê
Divulgação
O escondidinho é um prato versátil e você pode prepará-lo conforme preferir, variando o recheio e a base do purê

Como a nutricionista explica, existem inúmeras possibilidades na hora de fazer a receita. Basta seguir o conceito purê + recheio e usar a criatividade. Abaixo, selecionamos algumas receitas de escondidinho disponível no nosso guia. Confira:

Série “Não erre”

As dicas de como fazer escondidinho são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no  iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:


    Leia tudo sobre: receitas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!