Clássico, de micro-ondas e com frutas: 5 maneiras de fazer pudim de pão

Pudim de pão é uma ótima ideia para aproveitar aquele pão amanhecido, e a receita pode ganhar diversas versões e complementos

Pudim é um clássico e tem seus admiradores fiéis. E muitos deles são fãs também do pudim de pão, uma boa maneira de aproveitar aquele pão que sobrou do café da manhã ou café da tarde de ontem. 

O pudim de pão é uma receita simples e pode ser feita com pão francês  e até pão de forma. A versão mais tradicional leva leite e açúcar e calda caramelada, mas o doce também permite variações. 

Para quem quer aprender o clássico e também inovar na cozinha, separamos 5 receitas de pudim de pão fáceis e algumas até bem rápidas - a de micro-ondas fica pronta em apenas 10 minutos. Veja os detalhes: 

1. Pudim de pão tradicional

Foto: Divulgação
Pudim de pão fica pronto em 45 minutos e leva poucos ingredientes

A receita clássica é a do chef Fabrice Le Nud. Ela leva, além do pão francês amanhecido, leite, ovos e açúcar. A dica aqui para quem quer variar é adicionar canela uma pitada de canela em pó e finalizar com uvas passas. 


2. Pudim de pão de micro-ondas

Foto: Divulgação
Pudim de pão de micro-ondas é uma receita para quem tem pressa

A receita acima leva 45 minutos para ficar pronta. Se não tiver todo esse tempo quiser o doce pronto em poucos minutos, troque o forno tradicional pelo micro-ondas. A receita ainda tem um toque especial de leite de coco. 

3. Pudim de pão com semolina

Foto: Divulgação
Pudim de pão que leva semolina é mais uma receita bem simples e saborosa dessa lista

Outra forma de fazer pudim de pão é incluindo semolina e essência de baunilha na massa. Ainda assim, trata-se de uma receita bem fácil, já que basta bater os ingredientes no liquificador, respeitando a ordem descrita no passo a passo abaixo. 

4. Pudim de pão com toque de vinho

Foto: Divulgação
Receita de pudim de pão da Casa da Li leva vinho do Porto

Quer algo mais, digamos, sofisticado? Você pode incluir na receita vinho do Porto e especiarias , como cravo e canela. Mais uma vez, a sugestão é completar o prato com uvas passas, agora na versão branca. 

5. Pudim de pão com frutas secas

Foto: Divulgação
Pudim de pão também pode ser incrementado com uvas passas e damasco, como nesta versão com frutas secas

As frutas secas, muito comum em receitas de final de ano, também podem incrementar o pudim de pão. Nessa sugestão, a massa leva uvas passas e damascos. Para finalizar, canela e açúcar para polvilhar o doce, que fica pronto em 50 minutos.