A tapioca é uma iguaria típica do Nordeste que conquistou amantes por todo o Brasil. Extremamente versátil, o alimento pode ser doce ou salgado, além de combinar com qualquer hora do dia. Apesar de não ser um prato complexo, nem sempre é fácil saber como fazer, já que alguns truques são fundamentais para conseguir a tapioca perfeita.
Leia também: Descascar alho, tomate e mais: aprenda 4 truques para te ajudar na cozinha
É preciso peneirar? Qual a temperatura do fogo? Quando sei que está pronta? Essas são algumas dúvidas comuns sobre o processo. Para te ajudar a conquistar aquela tapioca de dar água na boca, conversamos com especialistas no assunto.
Confira as dicas de como fazer tapioca :
Precisa peneirar?
Algumas receitas orientam peneirar a goma para tapioca , também chamada de fécula de mandioca hidratada, antes de colocar na panela, mas outras não têm essa indicação. Segundo a técnica de qualidade da Akio, Daniele Barros, isso é algo que varia conforme a marca. O ideal é sempre checar a embalagem para garantir que a receita seja bem sucedida.
Panela ideal
Tradicionalmente, a tapioca é feita em panela de ferro. Porém, a chef funcional Thaiz Barde de Lima fala que uma frigideira antiaderente, de preferência, e bordas altas é bem-vinda também.
Na hora de preparar, diferente de outros alimentos, não é preciso untar a panela. “A tapioca é muito prática e não precisa de nada para untar a frigideira. O próprio amido, quando aquecido, já faz o papel de unir sem deixar grudar”, explica Daniele.
A especialista indica pré-aquecer a frigideira em fogo alto por 30 segundos antes de colocar a goma. Porém, Thaiz fala que na hora de colocar a goma a temperatura deve ser média. “O fogo alto pode deixar sua tapioca quebradiça e seca”, orienta.
Leia também: 4 receitas com farinha de tapioca para fugir do convencional
Ponto certo
Para fazer a tapioca, basta espalhar a goma por toda a frigideira e esperar alguns instantes. “A fécula de mandioca quando aquecida ganha liga e se une formando uma espécie de panqueca, o ponto chave para saber se está pronto é reparar que ela não está mais solta”, explica Daniele.
Thaiz ainda dá outra dica: “O ponto certo para saber se a sua tapioca está pronta é reparar se as bordas estão levantadas da frigideira”.
Recheio
Há quem goste de tapioca doce e há quem goste de tapioca salgada . Não há regras! O ideal é colocar o recheio com a tapioca ainda no fogo, geralmente apenas de um lado da goma. Na hora de servir, pode ser dobrada em meia lua, aberta ou até enrolada.
Dica extra: como não quebrar
Para evitar que a tapioca quebre, Daniele ensina: “Uma dica fundamental no preparo da tapioca é espalhar com uma colher rapidamente toda a fécula no fundo da frigideira. Após notar que já está firme, pode virar”.
Thaiz completa dizendo que o segredo também está na quantidade de goma usada. “Quanto mais fina, mais chances de ficar quebradiça e de o recheio acabar saindo pelos lados”.
Leia também: Tapioca, omelete e mais: 6 ideias para substituir o pão no café da manhã
Série “Não erre”
As dicas de como fazer tapioca são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui: