A tapioca é uma iguaria típica do Nordeste que conquistou amantes por todo o Brasil. Extremamente versátil, o alimento pode ser doce ou salgado, além de combinar com qualquer hora do dia. Apesar de não ser um prato complexo, nem sempre é fácil saber como fazer, já que alguns truques são fundamentais para conseguir a tapioca perfeita.

Leia também: Descascar alho, tomate e mais: aprenda 4 truques para te ajudar na cozinha

A tapioca é um prato típico nordestino, mas já ganhou espaço por todo o Brasil em diferentes versões
shutterstock
A tapioca é um prato típico nordestino, mas já ganhou espaço por todo o Brasil em diferentes versões

É preciso peneirar? Qual a temperatura do fogo? Quando sei que está pronta? Essas são algumas dúvidas comuns sobre o processo. Para te ajudar a conquistar aquela tapioca de dar água na boca, conversamos com especialistas no assunto.

Confira as dicas de como fazer tapioca :

Precisa peneirar?

Algumas receitas orientam peneirar a goma para tapioca , também chamada de fécula de mandioca hidratada, antes de colocar na panela, mas outras não têm essa indicação. Segundo a técnica de qualidade da Akio, Daniele Barros, isso é algo que varia conforme a marca. O ideal é sempre checar a embalagem para garantir que a receita seja bem sucedida.

Panela ideal

A tapioca está pronta quando as bordas começam a se levantar da frigideira
shutterstock
A tapioca está pronta quando as bordas começam a se levantar da frigideira

Tradicionalmente, a tapioca é feita em panela de ferro. Porém, a chef funcional Thaiz Barde de Lima fala que uma frigideira antiaderente, de preferência, e bordas altas é bem-vinda também.

Na hora de preparar, diferente de outros alimentos, não é preciso untar a panela. “A tapioca é muito prática e não precisa de nada para untar a frigideira. O próprio amido, quando aquecido, já faz o papel de unir sem deixar grudar”, explica Daniele.

A especialista indica pré-aquecer a frigideira em fogo alto por 30 segundos antes de colocar a goma. Porém, Thaiz fala que na hora de colocar a goma a temperatura deve ser média. “O fogo alto pode deixar sua tapioca quebradiça e seca”, orienta.

Leia também: 4 receitas com farinha de tapioca para fugir do convencional

Ponto certo

Para fazer a tapioca, basta espalhar a goma por toda a frigideira e esperar alguns instantes. “A fécula de mandioca quando aquecida ganha liga e se une formando uma espécie de panqueca, o ponto chave para saber se está pronto é reparar que ela não está mais solta”, explica Daniele.

Thaiz ainda dá outra dica: “O ponto certo para saber se a sua tapioca está pronta é reparar se as bordas estão levantadas da frigideira”.

Recheio

A tapioca pode ser recheada com frutas, chocolate ou ingredientes salgados
shutterstock
A tapioca pode ser recheada com frutas, chocolate ou ingredientes salgados

Há quem goste de tapioca doce  e há quem goste de tapioca salgada . Não há regras! O ideal é colocar o recheio com a tapioca ainda no fogo, geralmente apenas de um lado da goma. Na hora de servir, pode ser dobrada em meia lua, aberta ou até enrolada.

Dica extra: como não quebrar

Para evitar que a tapioca quebre, Daniele ensina: “Uma dica fundamental no preparo da tapioca é espalhar com uma colher rapidamente toda a fécula no fundo da frigideira. Após notar que já está firme, pode virar”.

Thaiz completa dizendo que o segredo também está na quantidade de goma usada. “Quanto mais fina, mais chances de ficar quebradiça e de o recheio acabar saindo pelos lados”.

Leia também: Tapioca, omelete e mais: 6 ideias para substituir o pão no café da manhã

Série “Não erre”

As dicas de como fazer tapioca são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!