Tamanho do texto

A goma é uma excelente fonte de energia e não serve apenas para preparar tapiocas; confira as dicas de profissionais e inove nos pratos

A popular farinha de tapioca é feita por meio da extração da mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, e pode ser amarga ou doce. Embora a goma seja mais utilizada apenas de tapiocas, há diversas receitas que podem ser feitas com ela.

Leia também: Clássico do churrasco: saiba como escolher, preparar e cortar picanha

farinha de tapioca arrow-options
shutterstock
A farinha de tapioca é mais versátil do que parece. Confira receitas com a massa para inovar nos pratos

Malu Lobo, chef especializada em gastronomia funcional, explica que a farinha de tapioca é rica em carboidratos e ótima fonte de energia. Para quem busca uma alimentação saudável, o item pode ser um substituto da farinha branca , já que conta com mais nutrientes. Ela ainda pode ser incrementada com ovo e se tornar uma versão proteica e ótima para dieta e para quem faz exercícios com a crepioca

Leia também: Tapioca, omelete e mais: 6 ideias para substituir o pão no café da manhã 

Além da tradicional tapioca e da crepioca, a chef conta que a massa pode ser usada em outras iguarias, como tortas, pudins, bolos e pães.

Para Malu, essa versatilidade pode ser explicada pelo fato de o produto não possuir sabor e ter uma cor clara. "Agrada visualmente e tem uma consistência bastante interessante para substituir a farinha de trigo e preparar pães sem glúten", conta ela ao iG Receitas.

Se você tem farinha de tapioca de sobra e deseja inovar nos pratos, confira as dicas de receitas que separamos:

1. Rocambole de mandioquinha

rocambole de mandioquinha arrow-options
Malu Lobo

Preparar um rocambole de mandioquinha é uma excelente forma de inovar no prato e garantir um sabor inigualável.

2. Quiche de cenoura e alho poró sem glúten

quiche arrow-options
Luiz Padovan

Nós já explicamos por aqui como fazer uma quiche crocante, sequinha e saborosa , e agora é possível deixa-la ainda melhor ao incrementar a massa com goma de tapioca.

3. Arancine cremoso de couve-flor

arancine arrow-options
Malu Lobo

Arancine é um prato tradicional da culinária italiana e consiste em bolinhos cremosos. A chef Malu Lobo ensina como preparar a receita com recheio de couve-flor.

4. Pão de queijo

pão de queijo fácil e rápido arrow-options
Divulgação/Gabi Lodewijks

Além de ser leve e saborosa, a iguaria mineira também pode ser preparada com a farinha de tapioca . Gabi Lodewijks, especialista em nutrição, criou essa receita para desfrutar do pão de queijo sem culpas, uma vez que ele tem baixo teor de gordura.

    Leia tudo sobre: Receitas