A quiche como conhecemos hoje se popularizou na França e conquistou muitos adeptos ao redor do mundo. Apesar de se parecer com a torta, ela tem algumas diferenças e seu preparo exige cuidados. Quer aprender como fazer quiche sem erros? Confira nossas dicas.
Leia também: Como fazer almôndegas: veja dicas para não errar e ainda variar o prato
Miriam Chagas, culinarista de Receitas Nestlé, explica que a quiche consiste em "uma torta salgada com recheio à base de ovos e creme de leite". A massa geralmente é crocante e seca, e o recheio varia de acordo com a preferência de cada um.
Esse é, inclusive, a principal diferença entre essa iguaria e a torta tradicional. De acordo com ela, a base pode até ser a mesma, mas o recheio da quiche é inconfundível pela sua cremosidade. "Além disso, geralmente as tortas são fechadas e com diferentes tipos de acabamentos", diz Miriam.
Como fazer quiche?
A culinarista ensina como fazer quiche e salienta que, apesar de a iguaria poder ser feita de diversos sabores, o passo a passo a seguir é da receita com o recheio de tomates com manjericão. Veja os ingredientes necessários:
Para a massa:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher (chá) de fermento em pó;
- 5 colheres (sopa) de manteiga;
- Meia lata de creme de leite;
- 1 gema.
Para o recheio:
- 5 ovos;
- Meia lata de creme de leite;
- 200 g de queijo mozarela ralado;
- 100 g de queijo parmesão ralado;
- Meia xícara (chá) de manjericão fresco picado;
- 1 pitada de noz-moscada ralada;
- 1 colher (chá) de sal;
- 200 g de tomates-cereja.
Para preparar a massa, é necessário colocar a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó em um recipiente. Junte a manteiga, o creme de leite e a gema e misture bem, até que a massa fique homogênea a ponto de desgrudar das mãos. Feito isso, cubra a mistura com plástico filme e deixe descansar por 20 minutos.
Depois, Miriam orienta a "abrir sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e, com a massa, forrar o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (25 cm de diâmetro)".
"Fure o fundo com um garfo e leve para assar forno médio-alto (200°C), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos", indica Após isso, basta reservar. "Depois de pré-assada, você vai rechear a sua massa e leva-la para o forno novamente", afirma a culinarista.
Para o recheio, bata os ovos e o creme de leite em um recipiente com o auxílio de um garfo. "Adicione o queijo mozarela, o queijo parmesão, o manjericão, a noz-moscada e o sal, e misture bem", recomenda ela.
Depois, coloque a mistura sobre a massa reservada e já fria, espalhe os tomates-cereja e distribua-os pela quiche. "Leve para assar em forno médio-alto (200°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que o recheio esteja firme e dourado. Sirva quente ou fria", completa.
Você viu?
Leia também: Como temperar e preparar um típico churrasco americano? Veja dicas
Dicas para não errar na quiche
Segundo a culinarista, o erro que as pessoas mais cometem ao tentar fazer a quiche é não identificar o ponto correto do prato e isso pode deixar a iguaria crua, sem consistência ou seca.
O ponto correto pode ser identificado por meio do recheio. "O recheio da quiche deve estar firme, assim como as laterais. Quando o recheio é queijo, é natural que ela fique mais cremosa no centro enquanto estiver quente", esclarece Miriam Chagas.
Além disso, a culinarista afirma ser fundamental usar as medidas corretas dos ingredientes para garantir uma quiche perfeita .
Cuidado com cheiro do ovo
Ninguém gosta de comer algo com aquele cheiro forte de ovo, não é? Para não prejudicar o sabor, é aconselhável incorporar o ovo aos demais componentes da receita. "Há pessoas que preferem passar o ovo na peneira. Você também pode bater o ovo junto com o creme de leite antes de adicionar aos outros ingredientes", orienta ela.
Laticínios integrais vs desnatados
Em algumas receitas, é comum que as pessoas substituam os laticínios integrais pelos desnatados, mas, nesse caso, isso não é aconselhável. "A gordura presente no leite e no creme de leite dão a estrutura para o recheio e a cremosidade. Ao utilizar ingredientes desnatados, pode ser que o resultado final seja uma quiche mais baixa com aspecto de 'murcha'", explica Miriam.
Crocante e sequinha
É a gordura da massa, inclusive, que contribui para que a quiche fique bem crocante e saborosa. A culinarista recomenda que, quando se usar manteiga como ingrediente da massa, o ideal é deixar a mistura descansar por, pelo menos, 30 minutos na geladeira antes de abrí-la na forma. Isso vai ajudar a garantir crocância.
Leia também: Como fazer um bolo de cenoura fofinho e saboroso? Culinarista dá dicas simples
Truque para a quiche perfeita
Miriam Chagas finaliza o bate-papo com o iG Receitas com uma dica para dar um acabamento perfeito à quiche. "Para que a massa se mantenha perfeita ao assar, forre-a com papel-manteiga ou papel-alumínio, preencha com grãos de feijão crus e leve para assar", pontua.
"Retire do forno, retire o papel e os feijões e deixe a massa esfriar antes de usá-la. Você pode utilizar esta técnica para qualquer torta, doce ou salgada, que peça para pré-assar a massa", garante a culinarista.
Série "Não erre"
As dicas de como fazer quiche são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui: