Almôndegas são bolinhas – geralmente de carne – que fazem sucesso nas mesas do Brasil. Embora pareça simples e rápida de fazer, seu preparo exige alguns cuidados e truques para não errar e acabar com ela desmanchada ou com gosto ruim. Quer saber como fazer almôndegas? Veja o passo a passo que montamos para facilitar sua vida.

Leia também: Nem aguado nem forte demais! Veja dicas de como fazer café sem erros

Tem dúvidas sobre como fazer almôndegas? Confira dicas de como não errar no prato e receitas para variar
shutterstock
Tem dúvidas sobre como fazer almôndegas? Confira dicas de como não errar no prato e receitas para variar

O chef Antonio Cipullo, especialista em culinária italiana e panificação, diz que, para aprender como fazer almôndegas , é necessário entender que o processo é demorado. Os ingredientes para preparar o prato são:

  • 500 g de carne moída de sua preferência (suína, bovina ou frango), mas não muito magra;
  • 130 g de pão velho;
  • 100 g de parmesão ralado;
  • 2 ovos médios;
  • 2 colheres de sopa de salsinha;
  • 2 ramos de tomilho;
  • Sal, pimenta-do-reino e farinha (a gosto) para empanar.

Cipullo explica que o preparo começa com o pão velho. "Retire a crosta e corte as migalhas em cubos, depois coloque-as em um processador juntamente com a salsa picada e as folhas de tomilho até obter uma mistura arenosa e homogênea", conta.

"Coloque a carne e o pão picado em uma travessa grande, adicione o parmesão ralado e os ovos levemente batidos. Tempere com sal e pimenta e comece a amassar com as mãos até obter uma massa compacta que você deve deixar descansar na geladeira por 30 minutos coberta com filme plástico", acrescenta ele.

Depois do período, é preciso remover a massa da geladeira, umedecer as mãos e, então, dar início a confecção das bolinhas e colocá-las em uma bandeja forrada com papel filme transparente.

"Em uma tigela grande, coloque a farinha e passe cada almôndega, girando-a com a ajuda de um garfo para que fique uniforme. Deixe todos eles descansarem na bandeja tentando distanciar um pouco um do outro", fala o chef.

Enquanto isso, leve a frigideira ao forno em fogo médio, coloque o azeite para "cobrir" o fundo e frite as almôndegas por cerca de 3 minutos, até ficarem douradas. "Depois, transfira as almôndegas cozidas para papel absorvente apenas o tempo suficiente para remover o excesso de óleo", pontua Cipullo.

Leia também: Difícil se acostumar com o arroz integral? Saiba como deixá-lo mais saboroso

Como fazer almôndega vegana?

Almôndegas veganas são boas opções para quem não come carne ou deseja variar na receita tradicional
shutterstock
Almôndegas veganas são boas opções para quem não come carne ou deseja variar na receita tradicional

Se você quer preparar a versão vegana da almôndega, o processo é, basicamente, o mesmo. A diferença é que a carne pode ser substituída por berinjela japonesa, da "casca com cor de vinho" e sem sementes, para não amargar.

"Coloque no forno pré-aquecido a 200 graus por 40 minutos, corte ao meio e, com uma colher, retire a massa da berinjela, descartando a casca", instrui o especialista.

Se não quiser utilizar os ovos, pode elevar a quantidade de pão para 200 gramas e deixar de molho no leite vegetal ou na água por alguns minutos; depois, esprema para tirar o excesso e acrescente mais uma colher de sopa de farinha de trigo. Além disso, o parmesão também pode ser excluído da receita e dar lugar a uma quantidade maior de sal.

Versão menos gordurosa

Por outro lado, se quer uma versão mais saudável e fitness da almôndega, escolha prepará-la no forno
shutterstock
Por outro lado, se quer uma versão mais saudável e fitness da almôndega, escolha prepará-la no forno

Não quer abrir mão da dieta ou cansou só de pensar em limpar a sujeira do fogão depois da fritura? Uma alternativa é preparar o bolinho no forno.

Você viu?

"Tente cozinhar as almôndegas em um forno estático pré-aquecido a 200 graus por 20 minutos (se for turbo, a 180 graus por 10 minutos). Você pode dar sabor à massa com uma pimenta fresca picada, com as ervas e especiarias de sua preferência ou substituir o parmesão por parmigiano reggiano ou por pecorino", recomenda ele.

"Além disso, pode colocar uma batata amassada na massa juntamente com a carne, pode rechear com ricota, mussarela, salame, presunto, etc.", sugere. "Uma alternativa para a carne, por exemplo, pode ser o filé de merluza na mesma quantidade e mantendo o mesmo preparo", complementa Cipullo.

Borba, head chef proprietário da Sinerfood, alerta para a importância de untar a forma antes de colocar os bolinhos. "Passe manteiga na travessa para não grudar e coloque azeite em cima de cada almôndega", diz ele.

Leia também: Chef do mês: Carole Crema, a criadora do brigadeiro de colher e muito mais

Truques e dicas para não errar

Antonio Cipullo ensina truques e dicas que ajudam a preparar almôndegas deliciosas sem erros
shutterstock
Antonio Cipullo ensina truques e dicas que ajudam a preparar almôndegas deliciosas sem erros

Segundo Antonio Cipullo, os erros que as pessoas mais cometem ao fazer almôndegas é usar sopa de cebola no preparo ou colocar muito óleo no momento de fritar. Não sovar do modo correto ou colocar ingredientes que deixam a massa "mais compacta" também são problemas. "Acaba desfazendo e encharcando de óleo as polpetas [outro nome dado à almôndega]", conta o chef.

Para ajudar a evitar isso, o profissional aconselha não usar carnes muito magras e temperos industrializados, sovar bastante e não fritar demais.

Fiz almôndegas e elas desmancharam. E agora?

Se as almôndegas desmancharam, o problema ocorreu no momento da sova e nos ingredientes que dão liga à comida
shutterstock
Se as almôndegas desmancharam, o problema ocorreu no momento da sova e nos ingredientes que dão liga à comida

De acordo com o especialista, a almôndega desmancha por conta da falta de sova e de ingredientes de liga. Para prevenir isso, é preciso virar o alimento na frigideira com cuidado e apertar mais as bolinhas para tirar o "ar interno".

O pão amanhecido colabora para que a iguaria fique mais consistente. Portanto, é primordial utilizá-lo na receita. "Serve como liga. Você pode colocar ele ralado ou embebido com leite ou água", comenta o chef. Além disso, não dispense os ovos, o parmesão e sove bem.

Se optar por preparar a versão de forno, cuidado para não assar os bolinhos demais e eles acabarem secos. "Deixe um bom espaço entre elas e tente padronizar o tamanho para todas estarem cozidas ao mesmo tempo", indica Antonio Cipullo.

Como conservar?

Os bolinhos podem ficar na geladeira para conservar. Se quiser incrementar o prato, invista em um molho bem suculento
shutterstock
Os bolinhos podem ficar na geladeira para conservar. Se quiser incrementar o prato, invista em um molho bem suculento

As almôndegas podem ser mantidas na geladeira por três a quatro dias, desde que estejam seladas em um recipiente hermético ou cobertas com filme plástico. "Se você usou apenas ingredientes frescos, também pode congelá-las da mesma maneira, esperando que esfriem completamente", afirma o profissional.

Os bolinhos podem ser servidos também com um  molho de tomate caseiro e suculento como acompanhamento.

Série "Não erre"

As dicas de como fazer almôndegas são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!