Muitas pessoas não conseguem começar bem o dia sem tomar um cafezinho e, não à toa, a bebida é uma das mais amadas pelos brasileiros . Apesar disso, há quem ainda tenha dificuldades e não saiba como fazer café, e o passo a passo do iG Receitas está aí para ajudar.
A bebida pode ser preparada de diversas formas, entre elas: cafeteira e coador de papel ou de pano, que é, ainda, o modo que muitas pessoas consideram como "café raiz". Por isso, essas dicas de como fazer café se restringem aos tipos tradicionais, com a técnica de coar com filtro de papel ou pano.
Dicas para fazer o café perfeito
Vivi Fonseca, Coffee Master da Starbucks, relatou em entrevista prévia ao iG os utensílios indispensáveis para preparar um bom cafezinho:
- Um recipiente para o café que irá preparar, como por exemplo, uma caneca ou garrafa térmica;
- Uma colher medidora de 10 g ou colher de sobremesa (aquela com tamanho um pouco menor que a de sopa);
- Um utensílio para aquecer a água (elétrico ou para colocar diretamente no fogo).
"Para o preparo, sugerimos a proporção de para cada 100 ml de água utilizar 10 g de café (que equivale a duas colheres de sobremesa)", diz a Coffee Master.
Leia também: Sal antes, furos e pressa: o que não fazer na hora de preparar um churrasco
Escolha a água certa
A água é uma das coisas mais importantes no café, por isso, escolha sempre a água filtrada ou mineral para que a bebida fique deliciosa. "E a temperatura da água deve estar entre 90 e 96°C, ou seja, não chega a ferver", alerta Vivi.
Se a água ferver, a perda de oxigênio vai alterar a acidez do café. Para evitar problemas, fique atento às borbulhas da água. O ponto certo é aquele no qual a água está em movimento, mas sem bolhas grandes.
Nada de colher na hora de coar o café
De nada adianta ter um bom pó e acertar na temperatura da água se cometer um erro bem comum: usar uma colher para ajudar a água a passar pelo coador. Esqueça isso! A água deve passar pelo café de maneira natural para que ele não fique amargo.
Vai adoçar? Só faça isso como café pronto!
Um bom café não fica amargo e pode ser consumido sem nenhum tipo de adoçante. Entretanto, se você gosta de um café doce, não pense em colocar o açúcar na água. Segundo especialistas em entrevistas prévias ao Receitas, isso muda o ponto de ebulição do líquido e forma um xarope, que altera o sabor do café.
Se quiser um aroma e um sabor diferentes, pode usar especiarias, como cravo e canela.
Cuide bem do seu coador de pano
Se você é daqueles que só usa coador de pano também precisa de alguns cuidados. O recomendado é sempre escaldar o filtro antes de usá-lo. Outro fator fundamental é a armazenagem. Ele deve ser guardado em um recipiente com água e dentro da geladeira.
E como armazenar o pó de café?
É necessário ter atenção ao armazenamento do pó de café para ele preservar o sabor da bebida. No caso de guardar o item na geladeira, é preciso tomar alguns cuidados.
O pó deve ficar em um pote bem vedado, pois o café pode absorver aromas de alimentos próximos a ele. Sendo assim, é importante também deixar o produto bem longe de comidas com cheiro forte. Além disso, é recomendado manter o café na embalagem, ainda que seja colocado em outro recipiente.
Outro fator fundamental é retirar o item da geladeira e aguardar até que ele atinja a temperatura ambiente antes de preparar a bebida.
No caso do armazenamento fora da geladeira, a recomendação também consiste em deixá-lo na embalagem, dentro de um pote bem fechado. Ele também precisa ficar longe de cheiros fortes, como temperos e produtos de limpeza, por exemplo.
Não perca tempo e coloque as orientações em prática hoje mesmo. O café pode ser servido puro, conhecido como "café preto", e pode ser também expresso ou incrementar seu cappuccino . Não faltam boas opções para alegrar seu paladar.
Série "Não erre"
As dicas de como fazer café são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui: