Tamanho do texto

Você sabe como fazer um bom cafezinho? Listamos dicas de como não errar na hora de preparar a bebida e selecionamos quatro receitas que levam café

No dia 24 de maio, comemora-se o dia do café. Quentinho e irresistível, é uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros. Seja no café da manhã, no almoço ou à tarde, o café é um companheiro para todas as horas! 

Leia também: O que é preciso para fazer um café perfeito em casa?

Xícara com café e grãos espalhados
shutterstock
Em homenagem ao dia do café, saiba como fazer essa bebida de forma perfeita e veja algumas receitas deliciosas


Mas, você sabe como preparar um bom cafezinho? Para comemorar o dia do café , o  iG Receitas  listou algumas técnicas e dicas de como preparar a bebida sem erros, além de sugerir algumas receitas com café. 

Como preparar café?

Copos de café
shutterstock
Coffee Master da Starbucks previamente entrevistada pelo iG traz dicas para o preparo de um bom café

Em entrevista prévia ao  iG , Vivi Fonseca, Coffee Master da Starbucks, esclareceu algumas dúvidas de como arrasar no cafezinho."Para o preparo, sugerimos a proporção de para cada 100 ml de água utilizar 10 g de café (que equivale a 2 colheres de sobremesa)", explica. 

Vivi ressalta a importância da água em todos os preparos de café. "Escolha uma água filtrada ou mineral, para não interferir no gosto final da bebida. E a temperatura da água deve estar entre 90 e 96°C, ou seja, não chega a ferver", comenta.

A Coffee Master alerta que cada tipo de pó tem uma moagem diferente e cada uma delas determina de qual maneira ele será feito. "Cada método de preparo de café exige uma moagem específica. O que determina a granulação da moagem (mais fina, média ou grossa) é o tempo de contato que a água fica com o café durante a infusão".

Além disso, o armazenamento também pode influenciar. "Cuidados com o café, sempre guardá-lo na própria embalagem, o mais lacrado possível, para que mantenha o frescor e fique longe dos inimigos: luz, calor, umidade e oxigênio. E quanto aos aparelhos ou métodos de preparo, realizar a limpeza conforme o especificado", fala Vivi.

Dicas para fazer um bom café expresso

Xícara com café e grãos
shutterstock
Para comemorar o dia do café, o iG Receitas traz dicas para fazer um café expresso caseiro

O expresso é um café extraído sob pressão, o que exige alta temperatura e moagem precisa. Há quem diga que é impossível fazer um café expresso em casa tão bom quanto o da cafeteria. Não é verdade. Seguindo alguns critérios na escolha da máquina e a orientação de alguns especialistas, a tarefa de fazer um café expresso é trabalhosa, mas possível.

Além de ter atenção à escolha da máquina, também é ideal comprar o café em grãos, caso tenha um moedor em casa, ou optar por cafeterias ou mercados que fazem a moagem adequada para expresso na hora da compra. O café moído em moedores domésticos ou até no liquidificador tende a ser melhor e mais aromático.

Além de escolher bem, para que o grão conserve suas características, o ideal é armazená-lo ao abrigo da luz, do calor e da umidade, em potes herméticos guardados em locais distantes de produtos de limpeza.

Como fazer um capuccino cremoso?

Xícara com capuccino
shutterstock
Com um café forte e a ajuda de um liquidificador ou batedor elétrico é possível preparar em casa um capuccino cremoso

Além do café propriamente dito, o capuccino também é uma bebida que conquista o coração de muita gente. Em entrevista anterior ao iG Receitas , a barista  Cecília Sanada trouxe algumas dicas para fazer um capuccino cremoso e quentinho.

A barista ressalta a importância de um café forte para a receita de capuccino cremoso, mesmo sendo feito no coador. O leite deve ser integral, o mais gorduroso possível, e tem que ser batido quentinho. "No liquidificador ou no mixer, 30 segundos são suficientes para ele ficar cremoso", explica a barista.

Receitas com café

Confira três receitas para fazer com café:

Café cremoso com vinho do porto

Copo com café decorado
Arquivo/iG

A receita elaborada pela nutricionista Maria Luiza Ctenas leva apenas dez minutos para ficar pronta e rende cerca de quatro porções. Aprenda a fazer o café cremoso .

Creme de café com chocolate

https://receitas.ig.com.br/creme-de-cafe-com-chocolate/4e7a4fdb7bb4e2ad5c00000a.html
shutterstock
A receita de creme de café com chocolate leva quinze minutos e rende quatro porções. Veja o passo a passo

Para os que gostam de uma receita mais doce, o creme de café com chocolate é ideal. Também elaborada pela nutricionista Maria Luiza Ctenas, essa receita é de dar água na boca. Veja a receita completa .

Caffè Latte com baunilha

Xícara com café e biscoitos
shutterstock

Outra receita mais doce e de sabor irresistível é o caffè latte com baunilha, que também leva apenas dez minutinhos para ser preparado. Confira o passo a passo de como preparar .

Bolo de chocolate com calda de café

Prato com bolo de chocolate e calda de café
shutterstock

E para comemorar o dia do café , vale ainda uma receita especial: um bolo de chocolate com calda de café. O prato, desenvolvido pela foodstylist Fabiana Badra, se destaca pela inovação e pelo sabor forte do café em conjunto com o doce do bolo de chocolate. Veja a receita completa .

    Leia tudo sobre: receitas