O Ano Novo está batendo a nossa porta e é momento de apostar em superstições para atrair boa sorte e fartura para o próximo ciclo. E se der para aliar crença com bons pratos, melhor ainda! Para isso, que tal uma ceia de Ano Novo cheia de sabor e significados?
Leia também: Prato chefe na ceia: aprenda a preparar um delicioso bacalhau
O cardápio da ceia de Ano Novo inclui lentilhas, arroz, carne de porco, uva e romã. Esses alimentos fazem parte de diversas superstições e rituais que ajudam a atrair dinheiro, fartura e prosperidade no ano que vai começar.
Saiba um pouco mais sobre cada um desses itens e aprenda receitas para colocar em prática na noite do dia 31 de dezembro.
Entrada da ceia de Ano Novo - lentilha
Essa leguminosa é símbolo de prosperidade e fartura em diversas culturas ao redor do mundo, e a tradição de final de ano prega que deve-se comer lentilhas logo depois da meia-noite.
Já a nutricionista Lívia Nogueira, do Oba Hortifruti, defende a lentilha na ceia por se tratar de um alimento rico em fibras, ferro e ácido fólico, além de proteínas, o que a torna uma boa opção para quem busca uma refeição vegana ou vegetariana .
Neste menu elaborado pela nutricionista, ela aparece na entrada, em uma versão refrescante de salada.
Prato principal da ceia de Ano Novo - carne de porco
Minha avó já dizia: na ceia de Ano Novo não se come ave, porque ela cisca para trás. A sabedoria popular indica consumir peixes ou carne de porco, animais que andam para frente. Além disso, o porco também é símbolo de prosperidade em algumas culturas.
Pensando em termos nutricionais, a carne de porco é bem-vinda na ceia pois, segundo Lívia, "é rica em proteínas essenciais para a manutenção da massa muscular, e em vitaminas do complexo B e ferro, que atuam na prevenção da anemia".
A ideia é preparar um filé mignon suíno com laranjas. A fruta traz acidez ao prato e combina com a carne, que é gordurosa.
Acompanhamento da ceia de Ano Novo - arroz com frango e legumes
O arroz é tradicionalmente um acompanhamento, mas essa versão pode tanto formar uma dupla com o filé mignon suíno quanto brilhar como prato principal.
Seguindo os costumes orientais, esse grão representa fartura, abundância e felicidade, desejos que estão presentes em muitas famílias para o ano novo.
E se a ideia, além disso tudo, é começar o ano com uma alimentação mais saudável, a indicação da nutricionista é trocar o arroz branco pelo integral, como essa receita:
Sobremesa da ceia de Ano Novo - uvas
De volta às surpestições, dizem que comer 12 uvas no réveillon e guardar os caroços na carteira garante bolso cheio no ano que se inicia. Mas, além disso, dá para incluir a fruta, que é rica vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais importantes, como o ferro, o cálcio e o potássio, na ceia de Ano Novo.
A ideia é preparar uma mousse com uvas. E aqui também trata-se de uma receita bem leve, para quem não quer abusar e acabar com a dieta.
Bônus - suco de romã
O brinde da entrada do novo ano pode ser feito com champagne, espumante ou um belo drinque, mas seguindo a tradição de itens que trazem boa sorte e fartura, uma boa aposta é incluir romã nas bebidas.
A superstição com a fruta é parecida com a da uva: comer romã e guardar as sementes na carteira para atrair dinheiro.
Entretanto, para variar, você pode preparar um belo suco de romã. E com um plus: ele é detox. Depois dos drinques e comilança da ceia de Ano Novo , pode ser uma ótima opção para o dia 1.