O Ano Novo está batendo a nossa porta e é momento de apostar em superstições para atrair boa sorte e fartura para o próximo ciclo. E se der para aliar crença com bons pratos, melhor ainda! Para isso, que tal uma ceia de Ano Novo cheia de sabor e significados? 

Leia também: Prato chefe na ceia: aprenda a preparar um delicioso bacalhau

O cardápio da ceia de Ano Novo inclui lentilhas, arroz, carne de porco, uva e romã. Esses alimentos fazem parte de diversas superstições e rituais que ajudam a atrair dinheiro, fartura e prosperidade no ano que vai começar. 

Saiba um pouco mais sobre cada um desses itens e aprenda receitas para colocar em prática na noite do dia 31 de dezembro. 

Entrada da ceia de Ano Novo - lentilha

Salada de lentilha abre o menu da ceia de Ano Novo
Divulgação/Oba Hortifruti
Salada de lentilha abre o menu da ceia de Ano Novo

Essa leguminosa é símbolo de prosperidade e fartura em diversas culturas ao redor do mundo, e a tradição de final de ano prega que deve-se comer lentilhas logo depois da meia-noite. 

Já a nutricionista Lívia Nogueira, do Oba Hortifruti, defende a lentilha na ceia por se tratar de um alimento rico em fibras, ferro e ácido fólico, além de proteínas, o que a torna uma boa opção para quem busca uma refeição vegana ou vegetariana

Neste menu elaborado pela nutricionista, ela aparece na entrada, em uma versão refrescante de salada. 

Prato principal da ceia de Ano Novo - carne de porco

Filé mignon suíno com laranjas
Divulgação/Oba Hortifruti
Filé mignon suíno com laranjas

Minha avó já dizia: na ceia de Ano Novo não se come ave, porque ela cisca para trás. A sabedoria popular indica consumir peixes ou carne de porco, animais que andam para frente. Além disso, o porco também é símbolo de prosperidade em algumas culturas. 

Pensando em termos nutricionais, a carne de porco é bem-vinda na ceia pois, segundo Lívia, "é rica em proteínas essenciais para a manutenção da massa muscular, e em vitaminas do complexo B e ferro, que atuam na prevenção da anemia".

A ideia é preparar um filé mignon suíno com laranjas. A fruta traz acidez ao prato e combina com a carne, que é gordurosa. 

Acompanhamento da ceia de Ano Novo - arroz com frango e legumes

Arroz integral com frango e legumes pode ser o acompanhamento ou mesmo o prato principal da ceia
Divulgação/Oba Hortifruti
Arroz integral com frango e legumes pode ser o acompanhamento ou mesmo o prato principal da ceia

O arroz é tradicionalmente um acompanhamento, mas essa versão pode tanto formar uma dupla com o filé mignon suíno quanto brilhar como prato principal. 

Seguindo os costumes orientais, esse grão representa fartura, abundância e felicidade, desejos que estão presentes em muitas famílias para o ano novo. 

E se a ideia, além disso tudo, é começar o ano com uma alimentação mais saudável, a indicação da nutricionista é trocar o arroz branco pelo integral, como essa receita: 

Sobremesa da ceia de Ano Novo - uvas

Mousse de uva é uma sobremesa leve para a ceia de Ano Novo
Divulgação/Oba Hortifruti
Mousse de uva é uma sobremesa leve para a ceia de Ano Novo

De volta às surpestições, dizem que comer 12 uvas no réveillon e guardar os caroços na carteira garante bolso cheio no ano que se inicia. Mas, além disso, dá para incluir a fruta, que é rica vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais importantes, como o ferro, o cálcio e o potássio, na ceia de Ano Novo. 

A ideia é preparar uma mousse com uvas. E aqui também trata-se de uma receita bem leve, para quem não quer abusar e acabar com a dieta. 

Bônus - suco de romã

Que tal um suco detox de romã para
Divulgação/Oba Hortifruti
Que tal um suco detox de romã para "limpar" os exageros da ceia?

brinde da entrada do novo ano pode ser feito com champagne, espumante ou um belo drinque, mas seguindo a tradição de itens que trazem boa sorte e fartura, uma boa aposta é incluir romã nas bebidas. 

A superstição com a fruta é parecida com a da uva: comer romã e guardar as sementes na carteira para atrair dinheiro.

Entretanto, para variar, você pode preparar um belo suco de romã. E com um plus: ele é detox. Depois dos drinques e comilança da ceia de Ano Novo , pode ser uma ótima opção para o dia 1. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!