Pediu hambúrguer e sobrou sachê de molho? Não sabe o que pode fazer com os que restaram? Não se preocupe! É possível, sim, utilizar o ketchup, a mostarda e a maionese além dos sanduíches, e nós vamos te ajudar.

Leia também: Vapt-vupt! 6 receitas de macarrão para fazer em 15 minutos ou até menos

O trio ketchup, mostarda e maionese faz sucesso em lanches e sanduíches, mas podem ser usados em muitas receitas
shutterstock
O trio ketchup, mostarda e maionese faz sucesso em lanches e sanduíches, mas podem ser usados em muitas receitas

A chef Luana Hernandez, parceira da Taste&Co, diz que, originalmente, nenhum desses três ingredientes foi criado para compor lanches e sanduíches. O ketchup como conhecemos hoje, por exemplo, se popularizou nos Estados Unidos.

Antes, a iguaria – que surgiu na China – era uma pasta fermentada feita de tripas de peixes. Após uma série de transformações e adaptações, ela chegou a ser o molho atual, que se caracteriza pela versatilidade.

"Adicione uma colher de ketchup ao molho do estrogonofe para somar ao sabor e a cor do prato; envolva pedaços de frango, almôndegas e cortes suínos para temperar e caramelizar no forno", sugere a chef.

Já a maionese surgiu a partir da ideia de um chef francês que criou um molho à base de ovos, azeite e vinagre. "Após sua industrialização, a maionese deixou de ser um molho fino e se tornou um condimento de uso regular", diz Luana.

Você viu?

Para ela, a iguaria cai bem com batatas, carnes e ovos, além de poder compor uma salada de repolhos. "O seu sabor mais neutro pode se somado ao de outros ingredientes, como, por exemplo, cebolinha picada, pimenta preta, alcaparras e até cenoura para criar o molho tártaro", explica.

No caso da mostarda, a chef afirma que a origem ainda é incerta, mas estima-se que ela surgiu na Ásia. O molho, nesse caso, é feito de sementes de mostarda com ingredientes como vinagre, açúcar e especiarias.

"A mostarda pode ser utilizada em várias preparações culinárias, combinado muito bem com carnes vermelhas, peixes e até alguns legumes. Pode ser utilizada como parte integrante de vinagretes, chutneys, currys ou até em finalizações de sopas e ragus", indica Luana Hernandez.

Receitas

Além das dicas, a chef apresenta opções de receitas que têm na composição o trio de ingredientes famosos nas hamburguerias e lanchonetes e ensina o passo a passo para você colocar em prática. Confira:

Coquetel de Camarão 

O prato de frutos do mar é uma famosa receita dos anos 1950 e 1960 e leva ketchup, maionese e mostarda djon. Geralmente é servido em taças de cristal, o que dá um toque clássico e sofisticado.

Salada de batatas

Luana ressalta que essa é uma receita para aproveitar a maionese em sua versão "clássica" de modo leve, refrescante e saboroso. A opção combina com carnes grelhadas, peixes e arroz com farofinha.

Costelinha de porco ao molho barbecue

A costelinha é um prato tradicional na culinária brasileira, e colocar o molho barbecue – mistura de ketchup e mostarda – na receita a deixa ainda melhor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!