Tamanho do texto

Os segredos estão no tempero e em um ingrediente geralmente usado em bolos que pode fazer a diferença no sabor do seu prato

Saboroso e versátil, esse prato tradicional da culinária brasileira nem sempre é fácil de reproduzir, ainda mais o "frango de padaria". Quer aprender como fazer frango assado suculento e de dar água na boca? Confira as dicas do chef Mathias Marcondes e não erre na receita da iguaria.

Leia também: Chef do mês: Carole Crema, a criadora do brigadeiro de colher e muito mais

como fazer frango assado arrow-options
shutterstock
É possível fazer um frango assado de padaria no conforto da sua casa! Confira as dicas do chef Mathias Marcondes

O primeiro passo para saber como fazer frango assado é ter atenção com a higiene do alimento, checar se a cavidade está bem limpinha e retirar possíveis resquícios que aparecerem. Depois, o chef recomenda fazer salmoura com dois litros de água e 200 gramas de sal e açúcar.

"Caso tenha tempo, uma ideia é colocar temperos como louro, pimenta-do-reino em grãos e mostarda em grãos na água e levar para ferver por aproximadamente 10 minutos para infusionar", diz Mathias Marcondes ao iG Receitas . "Espere esfriar completamente antes de usar no frango", alerta.

Após isso, basta cobrir o frango com a salmoura e colocar no refrigerador por oito a 24 horas. "Em oito horas já estará pronto, mas não estraga ficar esse tempo extra", explica o chef. Depois do período, deve-se retirar da salmoura e secar a pele do alimento com um guardanapo.

Leia também: Não é só azeite e vinagre! Aprenda como temperar salada e combinar sabores

Como deixar o frango crocante?

frango assado arrow-options
shutterstock
Um ingrediente comum em bolos pode fazer a diferença no preparo do frango e deixá-lo dourado e crocante

O chef Marcondes garante que é bem fácil deixar a ave com crocância e semelhante ao " frango de padaria ". Para fazer isso, é necessário apenas polvilhar fermento químico na pele, o que proporciona que ela também fique dourada.

Se tiver um pouco mais de tempo, vale a pena temperar a parte externa de modo bem generoso um dia antes com sal misturado ao fermento químico e deixar o frango na geladeira. "Dessa forma, ele perderá água da pele e ela ficará extremamente dourada e crocante no forno, só não se esqueça de lavá-lo ante de ir ao forno para não ficar salgado demais", reforça Marcondes.

Não erre no tempero

frango assado arrow-options
shutterstock
Um dos segredos para não errar no preparo do frango assado é tomar cuidado com os temperos e colocar limão siciliano

A falta de tempero, juntamente com o "frango fora do ponto", foi apontada pelo profissional como um dos erros mais comuns que as pessoas cometem no preparo. Por isso, ele recomenda "colocar dentes de alho e fatias de limão siciliano na cavidade, assim como um maço de tomilho e um de alecrim", além de "espalhar manteiga sobre a pele e adicionar tomilho e alecrim" antes de levar ao forno.

Marcondes alerta também que usar temperos como o purê de alho e a páprica na pele do alimento não é aconselhável, uma vez que eles tendem a queimar a iguaria.

Hora de levar ao forno

frango assado arrow-options
shutterstock
Antes de colocar a ave no forno, é importante que ele esteja pré-aquecido por cerca de 15 minutos

Antes de assar o frango, é bom pré-aquecer o forno por cerca de 15 minutos. "Dessa forma, se obtém um calor mais bem distribuído desde o começo, ajudando a se assar de forma mais uniforme", afirma o chef.

Ele orienta a deixar o alimento no forno a 180 graus por 40 minutos por kg de frango. "Quando estiver chegando no tempo, se o frango não estiver dourado, aumente a temperatura para 220 graus", declara. Depois que a ave estiver assada, espere de 10 a 20 minutos para cortá-la, pois, desse modo, o prato não perde muita umidade.

Refeição completa

farofa arrow-options
shutterstock
O frango assado combina com diversos acompanhamentos, e um dos mais comuns é a farofa

Por ser um prato versátil, o frango assado pode ser servido acompanhado de macarrão, saladas, polentas e, claro, com farofa, que já ensinamos aqui sugestões para acertar no preparo .

Série "Não erre"

As dicas de como fazer frango assado são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:


    Leia tudo sobre: Receitas