O mercado de produtos veganos só cresce e a onda da carne fake, com produtos como o Hambúrguer do Futuro , ganhou mais um integrante: o frango fake. No final de agosto, a rede KFC anunciou que terá no cardápio um frango frito vegano , que entrará em testes em lanchonete de Atlanta, nos Estados Unidos. 

KFC começou a vender frango fake frito em uma de suas lojas nos Estados Unidos para testar o produto
KFC/Reprodução
KFC começou a vender frango fake frito em uma de suas lojas nos Estados Unidos para testar o produto

Mas quem é vegano e se interessou por essa opção, saiba que dá para fazer uma versão de nuggets de frango fake em casa. Conversamos com a chef MArcella Izzo e ela nos ensinou o passo a passo de uma receita. 

Como fazer nuggets de frango fake

Sugestão da chef Marcella Izzo é usar proteína de ervilha para fazer o nuggets de frango fake em casa
Pixabay/Creative Commons
Sugestão da chef Marcella Izzo é usar proteína de ervilha para fazer o nuggets de frango fake em casa

Em um papo com o iG Receitas, Marcella, que comanda o No Bones - The Vegan Butcher Shop, "açougue" vegano em São Paulo, conta que há tempos vem fazendo alguns testes para chegar a uma receita interessante que frango fake que pudesse até ser comercializada em sua loja. Depois de algumas experiências, ela chegou a uma combinação que leva proteína e amido de ervilha e farinha panko para empanar. 

Segundo a chef, essa é a mesma proteína usada no hambúrguer do futuro , mas enquanto a carne fake precisa de corantes naturais para ficar com a cor parecida com a bovina, o frango fake dispensa essa etapa. "A proteína de ervilha já vem em uma cor bem parecida com o frango, ela é um amarelado tipo grão de bico,  e por isso não precisa de nenhum aditivo de cor", diz Marcella. 

Ela explica que essa proteína deve ser trabalhada junto com o amido de ervilha, que será o responsável por fazer uma "cola" e dar liga à massa. A proporção, de acordo com a chef, é 120 gramas de proteína e 40 gramas de amido. Os dois produtos podem ser encontrados em zonas cerealistas, por exemplo. 

Veja os detalhes do passo a passo da receita: 

Para fazer a massa, o primeiro passo é hidratar a proteína, como faria com a proteína de soja. "Para as 120 gramas, pode colocar cerca de 100 ml de água. Em uns 10 minutos ela vai dobrar de tamanho e virar uma esponjinha", detalha Marcella. 

Em seguida, é hora de juntar o amido e trabalhar a massa. "Amasse até ficar uma massa bem firme, durinha mesmo", ressalta. 

Massa no ponto, é hora de colocar os temperos. Marcella lembra que em zonas cerealistas já é possível encontrar caldo de frango vegano. Ele pode ser usado no preparo. Outras sugestões da especialista é apostar em temperos como páprica doce e gengibre em pó, além de caldo de legumes. 

Para finalizar, molde a massa no formato desejado e empane. Marcella opta pela farinha panko, para ter uma casquinha mais resistente. A dica é passar o nuggets na água e depois na farinha. Se quiser um empanado mais crocante, pode repetir esse processo mais de uma vez. "Você ainda pode fazer uma papinha com a farinha panko e água. Aí passa nessa papinha, congela e passa de novo na papinha. Vai ficar bem mais crocante", ensina a empresária. 

O nugget de frango falso pode ser frito, assado ou mesmo preparado na air fryer. Essa receita rende de 10 a 12 nuggets. E, se quiser, essa receita pode ser armazenada, depois de empanada, no congelador por cerca de 6 meses. Na hora de preparar não é preciso descongelar. 

Leia também: Impossible Foods prepara ‘peixe’ falso e vegano

Como deixar a receita de "frango vegano" mais barata

Frango fake também pode ser feito com goma de tapioca
Pixabay/Creative Commons
Frango fake também pode ser feito com goma de tapioca

Apesar de ser uma receita bem simples e feita toda a frio - só vai ao forno ou fogo na hora de fritar ou assar, essa ideia de frango vegano  pode sair cara. Segundo Marcella, a proteína de ervilha custa cerca de R$ 400 o quilo. Já o quilo do amido está na casa dos R$ 100. 

A sugestão da chef é substituir o amido por goma de tapioca em pó. Ela também fará a "cola" na massa e é um produto bem mais barato e muito mais fácil de ser encontrado. 

Marcella deve incluir o nugget de frango fake em seu "açougue" vegano até o final do ano. O produto provavelmente será feito na versão com a goma de tapioca e deve atrair o público infantil, como uma alternativa mais saudável aos nuggets industrializados tradicionais. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!