Se você quer se aventurar na cozinha, é fundamental saber como refogar os alimentos. Uma das principais técnicas da culinária, o refogado é base para o preparo de muitos pratos do dia a dia, como o clássico arroz branco. 

Leia também: Como fazer arroz? 4 dicas para você nunca mais errar

Saber como refogar os alimentos ajuda muito na hora de preparar pratos clássicos do dia a dia, como arroz branco
shutterstock
Saber como refogar os alimentos ajuda muito na hora de preparar pratos clássicos do dia a dia, como arroz branco

Em entrevista ao iG Receitas , o chef e docente da área de gastronomia do Senac São Paulo Guto Medeiros explica que o método consiste em fritar os ingredientes com pouca gordura, geralmente óleo, azeite ou manteiga. Provavelmente você já fez isso com o alho e a cebola antes de preparar algum prato, não é?

O profissional explica que não há segredo em  como refogar . Basta colocar a gordura na panela, os ingredientes e mexer bastante até dourar. Segundo Guto, é imprescindível mexer durante todo o processo, já que isso garante que a técnica aconteça corretamente. 

Leia também: Gosta de cozinhar? Saiba 8 tipos de facas que você deve ter na cozinha

Você viu?

Dicas para não errar no refogado

Uma dica na hora de refogar o alho e a cebola é sempre colocar a cebola primeiro, já que o tempo de cozimento é maior
shutterstock
Uma dica na hora de refogar o alho e a cebola é sempre colocar a cebola primeiro, já que o tempo de cozimento é maior

Apesar de ser uma técnica que frita os ingredientes , é importante lembrar que isso não acontece por imersão, ou seja, não é preciso cobri-los com a gordura. Use apenas o suficiente para que fiquem “molhados”.

Guto explica de forma mais exata: “Geralmente, [a gordura] deve ser equivalente a 5% do ingrediente que será refogado . Com uma quantidade maior, o processo é alterado para fritura”.

Para que a técnica aconteça corretamente, o fogo deve ser sempre alto. “Se a temperatura estiver baixa ou média, os ingredientes serão cozidos e não refogados”, fala.

Leia também: Fazer alimentos em uma air fryer é melhor do que fritar?

Geralmente, os ingredientes mais refogados no dia a dia são o alho e a cebola. Para que fiquem perfeitos para o preparo dos pratos, o chef dá mais uma dica importante. “A cebola deve ser colocada primeiro, pois o tempo de cozimento dela é maior do que o do alho, seja ele picado, fatiado ou batido no pilão com ou sem sal”, explica. Quando a cebola ganhar temperatura e ficar transparente, é hora de adicionar o alho.

Saber como refogar não é nada complexo. Além de ser uma técnica simples, leva pouco tempo. De acordo com o chef, bastam quatro ou cinco minutos para que os ingredientes já estejam refogados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!