Tamanho do texto

Adicionar ou substituir ingredientes no preparo do pudim é uma forma de dar um toque especial à sobremesa clássica; veja dicas de como fazer isso

Quem gosta de pudim levanta a mão! Afinal, a clássica sobremesa de leite dá um gostinho especial para qualquer ocasião. Não há dúvidas de que o prato é saboroso, mas nem sempre precisa ser preparado da mesma forma. Existem diferentes formas de incrementar e variar a receita de pudim tradicional.  

Leia também: Como fazer pudim? Culinarista dá dicas para não errar mais

pudim arrow-options
shutterstock
Adicionar ou substituir ingredientes é uma forma de variar no preparo da receita de pudim tradicional

Ao iG Receitas , Miriam Chagas, culinarista de “Receitas Nestlé”, dá algumas dicas para quem quer variar na hora de preparar a sobremesa, mas sem fugir muito da receita de pudim tradicional . De acordo com a profissional, é possível adicionar ou substituir ingredientes, além de mudar a temperatura do forno para alterar a aparência do doce.

Como incrementar a receita de pudim tradicional?

Com ou sem furinhos

Se você sempre faz o pudim com furinhos , que tal mudar e deixá-lo lisinho? Essa é uma das formas mais simples de dar uma cara nova à receita. Para isso, basta alterar a temperatura do forno.

“Para quem deseja um pudim com textura lisinha, sem furinhos, é preciso levá-lo ao forno a 180º, por 1h30. Já quem gosta do doce com furinhos, deve cozinhá-lo ao forno a 220º, também por 1h30”, explica a culinarista.

Calda de caramelo com toque especial

Miriam fala que não é tão fácil deixar a calda de pudim com um sabor diferente, já que a base é feita com açúcar derretido e, consequentemente, o sabor predominante é de caramelo. No entanto, é possível acrescentar alguns ingredientes para dar um toque especial.

A culinarista sugere fazer uma calda de banana caramelada. Quando a calda tradicional de caramelo estiver pronta, divida em duas porções. Misture três bananas nanicas picadas e reserve. Use a outra parte para cobrir a forma. Quando o pudim estiver pronto, cubra com a calda de banana.

Outra ideia é fazer uma calda crocante de amêndoas. Para isso, faça uma calda de caramelo e, quando estiver pronta, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e meia xícara (chá) de amêndoas em lascas à mistura.

Despeje sobre uma superfície de mármore untada com manteiga e deixe esfriar. Retire o crocante do mármore com a ajuda de uma espátula, coloque em um saco plástico para alimentos, feche bem e triture com um rolo de massa. Reserve. Siga com a receita tradicional de pudim e, quando ficar pronta, coloque o crocante por cima para finalizar a sobremesa.

Adição ou substituição de ingredientes 

A culinarista explica que a base do pudim tradicional é leite condensado, leite e ovos. No entanto, é possível substituir ou adicionar novos ingredientes para conseguir sabores diferentes. Nesse sentido, Miriam dá três opções:

  • Pudim de chocolate

Mesma receita do pudim tradicional, adicionando 1 xícara (chá) de chocolate em pó

  • Pudim de coco

Substitui-se o leite da receita tradicional por dois vidros de leite de coco (200 ml cada).

  • Pudim de café

Mesma receita do pudim tradicional, adicionando 2 colheres (sopa) de café solúvel.

Leia também: Como fazer brigadeiro de panela? 4 dicas para não errar mais no clássico

Para variar no sabor do pudim

pudim de tapioca arrow-options
Arquivo iG
Ao mesmo tempo em que é um clássico, o pudim é uma sobremesa versátil e permite inúmeras possibilidades de sabores

Existem ainda inúmeras variações da receita de pudim tradicional, com diferentes sabores, caldas e acompanhamentos. Estas são algumas sugestões: