O ensopado é um prato versátil, saboroso e combina com os dias mais frios. Além disso, ajuda a manter a alimentação bem balanceada. As receitas são, em geral, simples e fáceis de colocar em prática.

Leia também: "O principal ingrediente da minha comida é o afeto", diz a chef Irina Cordeiro

O ensopado é um dos pratos mais característicos da nossa culinária e pode ser feito com vários alimentos
shutterstock
O ensopado é um dos pratos mais característicos da nossa culinária e pode ser feito com vários alimentos


O iG Receitas conversou com o chef Mathias Marcondes para descobrir algumas dicas de como fazer um ensopado delicioso. Segundo ele, o primeiro passo é "saber construir sabores" para deixar o prato equilibrado.

"Geralmente, começamos dourando bem a proteína principal. Em seguida, suamos a cebola e aromáticos. Então, adicionamos o líquido, seja ele vinho, caldo, creme ou até mesmo água, que nunca deve ser em excesso, e cozinhamos até todos os ingredientes estarem macios", explica o chef.

Segundo Marcondes, não tem segredo no preparo do alimento. O que pode ajudar a melhorar a etapa de realização da receita são alguns detalhes, como o tempo certo de cozimento. "Caso não tenha confiança no tempo de cocção dos ingredientes, pode pré-cozinhar eles separado no caldo, para que todos estejam devidamente cozidos", sugere ele.

Leia também: 5 restaurantes no Rio de Janeiro e 5 em São Paulo para comer fondue

"Outra dica é manter uma panela de água fervente ao lado para ir adicionando quando necessário. Também é importante saber que o momento para ajustar o sal é ao final da cocção, para garantir que não fique salgado em demasia", complementa Marcondes.

Caldo muito ralo tem solução

Se o caldo ficou extremamente ralo, há dois modos de consertar. Uma opção é cozinhar o ensopado por mais tempo até que ele reduza um pouco. A outra é engrossar o caldo amassando alguns dos ingredientes. Se escolher a segunda opção, é preferível optar por amassar ingredientes que tenham amido.

Você viu?

Se nada disso funcionar, deve-se colocar alguma farinha – pode ser um pouco de fubá ou até a mistura de maisena com água. O chef alerta que a farinha de trigo não deve ser usada. "Nunca se deve adicionar farinha de trigo, pois ela passará um gosto de farinha crua desagradável à preparação", afirma.

Receitas de ensopado

Por ser muito versátil, há inúmeras possibilidades de preparar um ensopado. Ele pode ser de frango, carne, peixe, legumes e entre outros, ou seja, praticamente qualquer alimento dá um bom caldo.

Aproveite as dicas e veja três receitas de ensopado para experimentar:

1. Músculo ensopado com legumes


O prato é muito saboroso, tem variados nutrientes e se encaixa em qualquer dieta. O ensopado de músculo bovino com legumes fica ainda melhor quando é servido com arroz branco.

2. Ensopado de frango com alho-poró


O alho-poró é cada vez mais incluído na culinária nacional e dessa vez também ajuda a acentuar os sabores do caldo.

3. Ensopado de peixe com lula e camarões


Por ser um pouco mais "pesado", esse é um dos tipos de ensopados ideais para o almoço, além de poder ser servido com pães e azeites.

Leia também: Além do arroz com feijão: receitas para variar na marmita e ainda economizar

Além do sabor único, a iguaria é vantajosa por poder compor dietas especiais, como as feitas por idosos. "Muitas vezes [idosos] apresentam problemas na deglutição de alimentos e também problema de engasgo por alimentos secos. O ensopado , então, é uma opção interessante para a alimentação, podendo manter assim uma dieta razoavelmente variada", conclui Mathias Marcondes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!