Como fazer macarrão? 6 dicas para você não errar nunca mais

Quanta água você usa para preparar macarrão? Costuma colocar óleo ou azeite? Tudo isso influencia para seu prato dar certo ou errado

Mesmo as receitas mais simples podem gerar dúvidas, mas se você tem dificuldades para cozinhar, não precisa se preocupar. O iG Receitas ajuda você com algumas dicas. Saiba, por exemplo, como fazer macarrão de maneira prática e sem erros.

Foto: shutterstock
Você tem dúvidas de como fazer macarrão? O iG Receitas vai te ajudar com algumas dicas para nunca mais errar nesse prato

Pensando nas dificuldades que as pessoas têm na cozinha, criamos a série a ser publicada toda quinta-feira para te ajudar com receitas simples. Na semana passada, trouxemos dicas de como fazer arroz . Agora, resgatamos dicas que o banqueteiro João Belezia e Beto Fernandes, do restaurante italiano Milano Doc, no Rio de Janeiro, já falaram ao iG sobre como fazer macarrão perfeito em casa. 

1. Preste atenção nas medidas

Use 1 litro de água filtrada para cada 100 gramas de massa. E atenção: macarrão não demora para cozinhar. Veja o tempo de preparo indicado na embalagem. 10 gramas de sal é a medida ideal para cada litro de água.  Mas coloque-o na água só depois de ela ferver, antes de acrescentar o macarrão. Se acrescentar antes, a água demora mais para esquentar. 

2. O ponto da massa é um aspecto essencial

Para saber se o ponto da massa está certo, corte um fio e observe se ainda é possível ver um ponto branco no meio. Está pronta quando ela estiver de uma cor só. Não é necessário acrescentar azeite ou óleo na água para que os fios fiquem soltinhos. O importante é cozinhar a massa em bastante água e mexer algumas vezes. Os fios grudam quando começam a cozinhar. Solte com ajuda de um garfo longo.

3. E se o macarrão não couber?

Use sempre panelas grandes, com mais altura do que diâmetro, e fogão de chama forte. Se o macarrão não couber inteiro na panela, não é necessário quebrá-lo. Deixe metade para fora e, assim que a parte imersa na água amolecer, ele irá escorregar. Além disso, mexer com um garfo também ajuda bastante no processo.

Foto: shutterstock
Não quebre a massa, caso o macarrão não caiba na panela

Leia também: 5 receitas para fazer na panela de pressão e não ter trabalho

4. Vai servir com molho à parte? Coloque azeite

Caso vá servir com o molho à parte, dissolva um pouco de manteiga ou azeite no macarrão. O mesmo serve para quando o macarrão for cozido para uso posterior.

5. Dê preferência à versatilidade

O espaguete á opção mais versátil. Com ele é possível servir do básico alho e óleo aos mais requintados e extravagantes molhos como, por exemplo, com frutos do mar, bacalhau e trufas. 

6. Resfrie a massa se não for servir de imediato

Se não for servir imediatamente, depois de pronta, é preciso resfriar a massa em água gelada. Caso contrário, escorra o macarrão e misture o molho desejado. Vale guardar um pouquinho da água de cozimento se precisar umedecê-lo depois. Guarde o macarrão refrigerado e, na hora de servir com seu molho de preferência, passe ele rapidamente por água fervente.

Massa fresca também pode ser uma boa ideia

Foto: shutterstock
Preparar uma massa fresca em casa é simples, basta ter farinha e ovos e força para amassar bem a massa

Outra ideia para incrementar o prato do dia a dia é apostar na  massa fresca . É possível comprá-la em locais como rotisseries, mas aprender a fazer em casa é muito válido. Para a receita, que é super simples, você vai precisar de apenas farinha e ovos, e força para amassar a massa. Veja o passo a passo da receita de massa fresca

3 receitas simples de macarrão

Tendo em mente as dicas, pode aplicá-las em algumas receitas simples de macarrão, que separamos especialmente para você.

Macarrão gravatinha com escarola

Foto: Arquivo/iG
A receita do macarrão gravatinha com escarola, alho e pão crocante leva apenas 30 minutos. Veja o passo a passo

Elaborado pela foodstylist Fabiana Badra, a receita de macarrão gravatinha com escarola, alho e pão crocante é prática e diferente, perfeita para surpreender. Aprenda a fazer a receita desse prato .

Salada de penne com legumes grelhados

Foto: Arquivo/iG
A receita de salada de penne com legumes grelhados rende aproximadamente 4 porções. Confira o passo a passo

A salada de penne com legumes grelhados também é uma receita da foodstylist Fabiana Badra. A receita leva cerca de 1 hora para ficar pronta. Veja o passo a passo da salada penne .

Macarrão com manteiga, queijo e ovos

Foto: Arquivo/iG
A receita de macarrão com manteiga, queijo e ovos leva poucos ingredientes e é prática. Veja a receita e aprenda

A receita de macarrão com manteiga, queijo e ovos é do restaurante Don Carlini Pasta & Co. É usada com massa curta (como tubetti, rigatone, mezze maniche e penne) e a preparação dura cerca de meia hora. Aprenda a fazer a receita do macarrão com manteiga .

Leia também: 6 receitas de micro-ondas que podem "salvar sua vida" na cozinha

Agora que você já sabe como fazer macarrão sem errar, é só colocar a mão na massa (literalmente) e preparar uma refeição deliciosa para você e para a sua família. Na próxima quinta-feira, o iG Receitas traz mais dicas para fazer receitas simples com perfeição.