Uma receita italiana sempre vai bem! O tiramisú é um doce que veio diretamente da Itália , possivelmente da região da Toscana. Ela consiste basicamente em camadas de biscoitos de champagne embebidas em café, intercaladas com um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com cacau em pó.
Leia também: Tiramisu de beber
Ficou com água na boca, não é? Lu Bonometti ensina como fazer um tiramisú perfeito: com camadas bem definidas, um creme bastante leve, um sabor marcante de café , mesclado ao doce do chocolate. É uma sobremesa para conquistar qualquer paladar!
Ingredientes
Creme básico
- 3 ovos
- 1¹/³ de xícara (65g) de açúcar
- 1 xícara (250g) de mascarpone em temperatura ambiente*
Montagem clássica
- 1 colher (sopa) de licor Amaretto, vinho Marsala ou rum (opcional)
- ¹/³ de xícara de café preparado forte, como expresso ou moka
- Açúcar a gosto
- 200g de savoiardi (biscoito champanhe)
- Cacau em pó a gosto
- Chocolate para ralar opcional
*Se seu mascarpone estiver muito gelado ou firme, amasse um pouco com um garfo para que fique mais macio e fácil de incorporar.
Modo de preparo
Com a ajuda de uma batedeira (se tiver uma planetária, use o batedor globo de arame), bata os ovos até começarem a espumar.
Adicione o açúcar aos poucos e continue batendo até obter um creme firme, fofo e pálido. A dica para ver o ponto é pegar um pouquinho do creme e despejar sobre o restante, fazendo um rabisco, se o desenho desaparecer na hora, ainda não está firme o suficiente; se ele ficar em relevo, está bom.
Leia também: 30 sobremesas que valem por um encontro romântico
Adicione delicadamente o mascarpone ao creme de ovos. Faça isso com a ajuda de uma espátula e realizando movimentos circulares envolventes, que vão do fundo do bowl até em cima.
Se não for montar a sobremesa na hora, transfira imediatamente para a geladeira ou congelador. Na hora da montagem, se for usar a bebida alcoólica, misture com o café em um prato fundo e adoce a gosto.
Banhe rapidamente os biscoitos na mistura. Eles não podem absorver muito líquido.
Coloque uma pequena quantidade de creme no fundo da tigela (apenas “suje” o fundo). Cubra-a com uma camada de biscoitos embebidos, coloque outra camada de creme, desta vez mais generosa, polvilhe com cacau em pó, seguido por outra camada de biscoito e novamente o creme e o cacau, assim resultando em uma sobremesa com duas camadas de biscoito. O ideal é fazer com duas ou três camadas.
Leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas antes de servir. Mas o ideal é deixar de um dia para o outro, para o creme firmar bem.
Antes de servir, polvilhe a camada final com cacau e, se quiser, complemente com raspas de chocolate.
Observação: É importante polvilhar a última camada de cacau minutos antes de servir. Caso contrário, o cacau absorve umidade e escurece, ficando com um aspecto meio feio.
Leia também: É fã de chocolate? Aprenda a fazer uma deliciosa torta de palha italiana
Quem resiste a uma sobremesa italiana, não é mesmo? Faça essa receita de tiramisú clássico e conquiste seus convidados!