Os overnight oats mostram bem como uma refeição pode ser prática, rápida e, ao mesmo tempo, saudável
Reprodução
Os overnight oats mostram bem como uma refeição pode ser prática, rápida e, ao mesmo tempo, saudável


Você já ouviu falar dos overnight oats? A tradução ao pé da letra significa “ aveia adormecida” e eles têm ganhado cada vez mais espaço, principalmente na gringa. O motivo não é difícil de entender: eles são uma solução simples e gostosa para as refeições tão corridas do dia a dia.

“Ele colabora com o bom funcionamento intestinal por ser rico em fibras , além de atuar na diminuição da absorção de gorduras e açúcares , saciando ainda a fome”, diz o nutricionista Rogério Oliveira. Os overnight oats conquistaram também o coração dos nutricionistas e do mundo da dieta justamente por isso: fazem bem para saúde com um bônus no sabor e praticidade.

Leia mais: 20 receitas rápidas

Essa digamos “prática” envolve algumas premissas básicas: é feita em camadas em um pote e possui um elemento que não pode faltar: a aveia. Além disso, sua praticidade envolve basicamente o fato de que você pode fazer no dia anterior ao que você vai consumir e deixar resfriando na sua geladeira!

“Encontramos em um pote uma combinação excelente de todos os macronutrientes importantes (gorduras, carboidratos e proteínas). Por possuir sabor adocicado, é uma excelente opção para quem possui grande vínculo emocional com o açúcar sem promover estragos na composição corporal e saúde” completa o nutricionista. Confira algumas receitas dessa delícia indicadas pelo nutricionista Rogério Oliveira e pela dietista Bárbara de Almeida Araújo, do blog “Manias de uma Dietista”.

Leia mais: Sem tempo para cozinhar? Confira três receitas rápidas e deliciosas

1) Banana (Rogério Oliveira)

Ingredientes

  • 1 pote de iogurte grego
  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 90 ml de leite de castanhas
  • 1 Banana   
  • 1 colher (sopa) de chia
  • 1 colher (sopa) de granola

Modo de preparo

Coloque no fundo do pote 2 colheres de sopa de aveia em flocos umedecidas com 6 colheres de sopa de leite sem lactose ou de castanhas em geral. Junte 1/2 banana picada por cima, distribua 1/2 pote de iogurte grego misturado com 1 colher de sopa de chia. Distribua a outra metade da banana picada, cubra com o restante do iogurte grego e, para finalizar, polvilhe 1 colher de sopa de granola sem açúcar.

2)  Morango (Rogério Oliveira)

Ingredientes

2 colheres (sopa) de aveia em flocos

90 ml de leite de castanhas

4 morangos picados

1 pote de iogurte grego

½ colher de sopa de flocos de arroz

Modo de preparo

Coloque no fundo do copo 2 colheres de sopa de aveia em flocos umedecidas com 6 colheres de sopa de leite sem lactose ou castanhas. Junte 2 morangos picados, distribua 1/2 pote de iogurte grego  misturado com 1 colher de sopa de chia. Coloque mais 2 morangos. Cubra com o resto do iogurte grego e polvilhe 1/2 colher de sopa)de flocos de arroz ou granola sem açúcar.

3) Frutas amarelas (Rogério Oliveira)

Ingredientes

2 colheres (sopa) de aveia em floco

90 ml de leite de castanhas

2 colheres (sopa) de mix de frutas amarelas (manga, mamão e polpa de maracujá)

1 pote de iogurte grego

1 colher (sopa) de chia

½ colher (sopa) de nozes trituradas

Modo de preparo

Coloque no fundo 2 colheres de sopa de aveia em flocos umedecidas com 6 colheres de sopa de leite sem lactose ou de castanhas. Junte 1 colher de sopa de mix de frutas amarelas (manga, mamão e polpa de maracujá). Coloque 1/2 pote de iogurte sem lactose misturado com 1 colher de sopa de chia. Distribua 1 colher de sopa do mix de frutas, cubra com o resto do iogurte e 1/2 colher de sopa de nozes trituradas.

4) Abóbora e especiarias (Bárbara de Almeida)

Ingredientes

30 gramas de flocos de aveia;
Uma colher de sopa de sementes de chia;
60 gramas de puré de abóbora;
Uma colher de chá de mistura de especiarias; 
Uma a duas colheres de sopa de mel;
90 mililitros de bebida vegetal a gosto (amêndoa ou coco);
60 gramas de iogurte grego não açucarado;
70 gramas de mirtilos.

Modo de preparo

Num frasco hermético, coloque os flocos de aveia, as sementes de chia, o o puré de abóbora, a bebida vegetal, o mel e a mistura de especiarias (uma colher de sopa de canela em pó, duas colheres de chá de gengibre, meia colher de chá de noz moscada e um quarto de uma colher de chá de cardamomo). Misture com uma colher, tape e leve ao frigorífico. De manhã, adicione o iogurte e os mirtilos.

5) Mocha (Bárbara de Almeida)

Ingredientes

  • 30 gramas de aveia;
  • 120 mililitros de bebida vegetal;
  • Meia colher de café de canela;
  • Um café expresso;
  • Uma colher de sobremesa de cacau;
  • Uma colher de sopa de mel;
  • Uma colher de sopa de pepitas de chocolate negro com mais de 70 por cento de cacau;
  • Uma colher de sobremesa de nozes pecan partidas;
  • Meia banana.

Modo de preparo

Comece por tirar um expresso e deixe arrefecer o café. Entretanto, num frasco hermético, coloque todos os ingredientes, exceto a banana e as nozes pecan, e misture com uma colher. Tape e leve ao frigorífico. De manhã, basta colocar a banana às rodelas e as nozes pecan.

Leia mais: 20 receitas rápidas para dar energia

 Não deixe de experimentar os overnight oats que, com certeza, vão virar rotina no seu dia a dia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!