Em todas as edições do MasterChef, alguns ingredientes inusitados aparecem durantes as provas e causam espanto e desespero nos participantes. E, como sempre, uma das dúvidas mais comuns entre os concorrentes é: qual prato preparar? Afinal, a escolha correta da receita é fundamental para agradar o paladar dos jurados Érick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça e, dessa forma, evitar participar da eliminação.
Leia também: Vencedor do MasterChef, Pablo encanta com sorvete de pão na chapa
Fora da competição, os telespectadores que assistem ao reality culinário também podem preparar receitas dignas de MasterChef e impressionar os convidados e familiares com ingredientes inusitados. Para por a mão na massa, confira cinco receitas excêntricas, mas com muito sabor. Aproveite e inspire-se também no empratamento.
1. Ouriço gratinado
Por Deborah Werneck
Ingredientes
- 2 ouriços
- 2 gemas de ovo
- 100 ml de creme de leite
- Farinha de rosca
- Pimenta
- Cebola
- Azeite
- Sal
Modo de preparo
Limpe bem os ouriços e retire as ovas. Rale ¼ de cebola. Bote a cebola na frigideira com um pouco de azeite e deixe murchar um pouco. Agregue o ouriço e o deixe desmanchar. Não deixe o ouriço muito tempo no fogo, nem no fogo alto, ou ele irá perder o sabor.
À parte, bata duas gemas com um pouco de sal, pimenta e creme de leite. Pegue essa mistura e incorpore o ouriço com cebola. Coloque dentro do ouriço limpo e leve ao forno por 10 minutos a 200º C. Para dar uma gratinada em cima, jogue farinha de rosca. Sirva em um prato com uma cama de sal grosso.
Tempo de preparo: 45 minutos
2. Rã empanada com molho pesto e lâminas de cogumelos
Por Michele Crispim
Molho pesto
- 100 ml de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão
- 2 colheres (sopa) de nozes picadas
- 2 dentes de alho
- ½ limão
Modo de preparo
Faça um molho pesto utilizando o azeite de oliva e os dentes de alho. Rale o queijo parmesão na hora. Misture tudo com as nozes picadas e o suco de meio limão. Reserve.
Rã
- 5 coxas de rã
- Farinha de trigo
- Farinha de rosca
- Brotos de beterraba
- Champignon
- Pimenta
- Alecrim
- Ovo
- Sal
Modo de preparo
Pegue o cogumelo champignon e o lamine bem finamente. Sele o cogumelo em uma grelha bem quente, com sal e pimenta, até ficar com as marquinhas de grelhado.
Leia também: Dê um toque natalino e saiba como fazer pudim de panetone e de chocotone
Tempere as coxas de rã com sal, pimenta e alecrim e deixe marinar por cinco minutos. Empane a rã passando na farinha de trigo, depois no ovo batido e posteriormente na farinha de rosca. Todos os três temperados com sal e pimenta, pois é difícil pegar sabor na rã.
Frite as coxas em óleo quente por imersão. Tempere os brotos de beterraba em azeite de oliva e sal. Para empratar, faça um risco com o molho pesto e as lâminas de cogumelos. Coloque as rãs no centro do prato e finalize com os brotos de beterraba.
Tempo de preparo: 25 minutos
3. Polvo com arroz vermelho de pancetta e emulsão de hortelã
Por Leonardo Young
Ingredientes
- Polvo
- 1,5 kg de polvo
- ½ xícara de vinho branco
- 2 litros de água
- Cebola
- Limão
- Louro
Emulsão de ervas
- 4 gemas de ovo
- 2 limões siciliano
- 1 dente de alho
- Óleo de girassol
- Manjericão
- Ciboulette
- Hortelã
Arroz de porco
- 200 g de guncialle ou pancetta inteira
- 2 kg de pé de porco aberto ou cortado
- 5 xícaras de caldo de legumes
- ½ xícara de vinho branco
- 3 dentes de alho
- 2 unidades de cebolas
- 1 xícara de arroz vermelho
- 1 lata de tomate pelado
- 1 alho-poró
- Azeite
Caldo de legumes (para o arroz)
- 2 litros de água
- 2 folhas de louro
- 2 cenouras
- 1 alho-poró
- 1 cebola
- 1 aipo
- Pimenta preta
- Alecrim
- Tomilho
- Salsinha
- Alho
Montagem
- Brotos de rúcula
- Brotos de beterraba
- Agrião pequeno
Modo de preparo
Polvo
Ferva o caldeirão para o polvo. Adicione os temperos: cebola, limão, louro, vinho branco e sal. Coloque o polvo na água (dar susto de 10 segundos por três vezes). Deixe cozinhar por entre 40 e 50 minutos.
Caldo de legumes
Aqueça o caldo de legumes, caso esteja pronto. Se o caldo de legumes não estiver pronto, refogue rapidamente os legumes (cebola, alho, cenoura, aipo e alho-poró). Adicione bastante água e os temperos (alecrim, tomilho, louro, salsinha e pimenta preta).
Caldo de porco
Frite o pé de porco em óleo bem quente. Deglaceie a panela com vinho branco. Adicione o caldo de legumes, mais alguns legumes cortados grosseiramente e feche a panela de pressão. Mantenha na panela de pressão por 20 minutos.
Arroz
Frite a pancetta em cubos e reserve. Refogue a cebola, alho e alho-poró. Reduza o tomate pelado. Frite o arroz vermelho. Adicione um pouco de vinho branco. Adicione o caldo de porco aos poucos. Deixe cozinhar por entre 30 e 35 minutos.
Emulsão de ervas
Faça uma emulsão enquanto o arroz cozinha. Bata o manjericão, a hortelã e a cebolinha com um pouco de água. Adicione uma gema e aqueça levemente. Com ajuda de mixer, adicione o óleo de girassol em fio. Finalize com gotas de limão siciliano e tempere com sal.
Finalização e montagem
Teste o ponto do polvo. Grelhe em uma frigideira bem quente com um fio de azeite. Sirva o arroz em uma panela de barro. Por cima, coloque 2 ou 3 tentáculos. Adicione a emulsão de ervas. Finalize com pancetta em cubos, agrião e ciboulette.
Tempo de preparo: 1 hora
4. Patê de miúdos com bacon, purê de tomate e chips de batata
Por Ana Luiza Teixeira
Ingredientes
- 3 tomates
- 3 batatas médias
- 2 bifes de fígado de boi
- 2 peças de rim de boi
- 2 cebolas roxa
- 1 creme de leite
- Pimenta dedo-de-moça
- Páprica defumada
- Pimenta de cheiro
- Pimenta do reino
- Gengibre em pó
- Gengibre fresco
- Fatias de bacon
- Vinho branco
- Cominho
- Salsa
- Alho
- Sal
Modo de preparo
Pegue os bifes de fígado de boi e somente a parte vermelha do rim – descarte a parte branca. Cozinhe em uma panela com cebola roxa, alho, pimenta dedo-de-moça, uma pimenta de cheiro, pimenta do reino, sal, salsa e uma mistura de gengibre em pó, páprica defumada e cominho. Coloque vinho branco para deglacear o fundo e realçar o sabor. Deixe refogar.
Depois que o vinho secar por completo, processe tudo em com creme de leite até ficar pastoso. Forre o ramekin com fatias de bacon e coloque o patê de miúdos. Feche com o bacon, coloque em alumínio e leve em banho-maria no forno. Cozinhe até o bacon dourar e firmar um pouco mais o patê.
Passe as batatas em um mandolin. Frite dois dentes de alho no óleo para saborizar. Frite em imersão por um ou dois minutos. Faça um purê rústico de tomate com cebola roxa, pimenta dedo-de-moça, tomates, gengibre fresco ralado, páprica defumada, pimenta do reino e sal. Refogue o tomate, quando ele estiver murcho, coloque um pouco de água e depois leve ao processador.
Tempo de preparo: 1h
5. Pescoço e cérebro de porco com purê de batata e raiz forte
Por Mirna Gomes
Ingredientes
- ½ pimenta dedo de moça
- ½ xícara de creme de leite
- 1 pescoço de porco
- 1 cérebro de porco
- 150 ml de cachaça
- 150 ml de shoyu
- 400 g de batata
- 50 g de mel
- 2 batatas
- Manteiga
- Laranja
- Tomilho
- Pimenta
- Gengibre
- Vinho branco
- Raiz forte em pó
- Brotos de rabanete
Modo de preparo
Faça uma marinada com a cachaça, o shoyu, o mel, a pimenta dedo de moça o gengibre cortado em rodelas. Deixe a carne de pescoço marinar por 10 minutos. Sele e coloque no forno junto com a marinada. Para finalizar, volte o pescoço para a frigideira e regue com o suco da marinada.
Cozinhe as batatas e passe na peneira. Finalize com creme de leite, sal, pimenta, raiz forte em pó e brotos de rabanete.
Frite o cérebro rapidamente na manteiga noisette. Coloque-o em uma marinada de vinho branco, raspas de laranja, suco de laranja e tomilho. Leve para a frigideira com um pouco da marinada e manteiga gelada. Puxe um molho.
Leia também: Este biscoito de Natal com glacê é gostoso e dá uma mãozinha na sua decoração
Para servir, faça uma meia lua com o purê. Sirva o pescoço em cima e disponha o molho feito com a marinada do cérebro. Coloque o cérebro ao lado, mais afastado.
Tempo de preparo: 1h. Em seguida, você terá um prato MasterChef.