Guia de Cozinha


É hoje que você vai perder aquele medo e vai aprender como usar a panela de pressão!


Se você está morando sozinho e começou a se aventurar na cozinha ultimamente, já deve ter se perguntado em algum momento como as pessoas – principalmente as mães – conseguem usar a panela de pressão com tamanha maestria. A gente sabe que ela tem um potencial um tanto quanto explosivo, muita gente nem chega perto e, para os iniciantes na cozinha, ela é um utensílio cheio de mistérios. Quanto tempo deixar no fogo? Como eu sei que a panela está pegando pressão? Como eu faço pra não explodir? São tantas perguntas que mal dá pra listar aqui.

Calma, meu aventureiro, tudo na vida é questão de aprendizado. Não têm jeito, uma hora você vai precisar dela, não tem como fugir. E é justamente por isso que hoje vamos te ensinar a como usar a panela de pressão sem medo, sem receio de ser feliz e de colocar a casa pelos ares. Aprender a usá-la vai te poupar um tempão na cozinha e você ainda vai subir no nível de cozinheiro iniciante para cozinheiro básico/master.

Conhecendo a sua panela

Assim como eu e você, cada panela de pressão tem seu jeito e suas características próprias. Claro que a função é a mesma, mas nossa dica é reservar uns minutos do seu dia para ler o manual e conhece-la propriamente. Afinal, existem diversos modelos no mercado. A gente não quer que nenhum acidente ocorra, então, cumpra esse guia de como usar a panela de pressão certinho! Saber as características da sua panela também vão te ajudar a perceber se tá tudo certo com a borracha de vedação, com a válvula de segurança e a trava.

Atenção à quantidade

A maioria das panelas de pressão possui uma marcação de nível máximo, isso quer dizer que você, em hipótese alguma, não pode passar do limite – tipo, literalmente. Caso a sua panela não possua essa marca, você só poderá encher cerca de 2/3 dela. Respeitando esse limite, evita-se que ocorra vazamentos ou que a sua panela exploda. Usar a panela sem líquido dentro também não é uma boa ideia, viu? A panela de pressão cozinha os alimentos aprisionando o vapor dentro dela, então a gente não quer que algo dê errado na hora de cozinhar aquele feijão!

Você viu?

Iniciando os trabalhos

Já que falamos de feijão, vamos supor que vamos cozinhá-lo. Cubra o feijão com água – a medida deve ser 3 xícaras de água para 1 xícara do grão, em média. Feito isso, tape a panela, prestando atenção se a tampa está bem vedada, se o pino está bem encaixado e a trava de segurança está funcionando normalmente, tudo isso antes de levá-la ao fogo. Se a vedação não estiver correta, a panela não vai conseguir pegar pressão. Está tudo nos conformes? É hora de levar a sua panela ao fogo alto até começar a ferver.

Pegando pressão

Para saber se está dando tudo certo e a panela está realmente cumprindo o seu papel, em alguns minutos o pino vai começar a chiar e a balançar – mas não se assusta, é normal, isso significa que tá tudo indo bem. Você só deve começar a contar o tempo de pressão depois que o pino começar a chiar pra valer. A partir daí, abaixe o fogo e conte os minutos necessários para o tempo de cozimento – no final da matéria a gente te ajuda com isso! O tempo até a panela começar a pegar pressão varia de modelo para modelo.

Tirando a pressão

O grande momento chegou, é hora de retirar a pressão da panela! Mas, calma, não precisa ficar nervoso. Eis algumas regras para esse momento especial: 1) Nunca, em hipótese alguma, abra a sua panela antes de retirar toda a pressão dela, essa regra salva vidas, viu? 2) Desligue o fogo e deixa a panela no tempo dela, para que toda a pressão saia – sem pressão, hein. Não é muito indicado molhar a panela com água corrente para acelerar esse processo, então, paciência. 3) Agora escute, está ouvindo o som do silêncio? O pino parou de fazer chiado quando você toca nele? Então, pode abrir a sua panela porque a pressão já se foi!

Feito isso é hora de partir pro abraço e se considerar um vencedor! Viu só como usar a panela de pressão não é um bicho de sete cabeças? Molezinha, meu amigo leitor! Agora é só lançar o cozinheiro e fazer feijão, carne, sopas… o que você quiser.

Dicas bônus

Cuidados básicos

Panela de pressão não é um bem eterno, então, se você já tem uma bem velha ou viu que ela tá com algum defeito, pode trocar sem medo. Sempre fique atento ao selo de verificação do Inmetro para comprar um produto seguro. Qualquer sinal de desgaste da borracha de vedação, troque-a para evitar acidentes. Lave muito bem o pino e a borracha para que não haja nenhum tipo de obstrução.

Média de tempo de cozimento

A panela de pressão é muito versátil, você pode usá-la para o preparo de grãos, carnes, legumes, macarrão e muito mais. Para quem está começando, vamos deixar o tempo médio de cozimento para que você não se perca na contagem e tenha uma refeição show!

  • Feijão: 25 – 35 minutos
  • Batata: 5 – 7 minutos
  • Abóbora: 10 minutos
  • Cenoura: 6 minutos
  • Mandioca: 10 – 15 minutos
  • Canjica: 20 minutos
  • Arroz selvagem: 15 minutos

Quanto as carnes, a média de cozimento é entre 15 e 25 minutos. Há uma variação dependendo dos cortes que você utiliza mas, no geral, o indicado é que para um cozimento mais rápido, os pedaços de carne sejam pequenos. Preste atenção também nos ingredientes mais duros e que levam maior tempo de cocção, pois estes devem ser cozidos primeiro e, depois, os mais macios.

The post Como usar a panela de pressão: um guia definitivo para iniciantes appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!