Tamanho do texto

Seja o mestre churrasqueiro da sua casa e surpreenda a todos com as várias dicas de como preparar um dia super especial!

Domingão será um dia super especial para nossos pais. Que tal retribuir com um belo de um churrasco, e ainda de quebra impressionar a galera com seus conhecimentos no preparo? Hoje, vou trazer para você algumas super dicas que vão deixar a galera impressionada.

Leia também:  como preparar uma fraldinha com farofa firenze

Chorizo grelhado é uma bela opção para o seu churrasco
Tricia Vieira
Chorizo grelhado é uma bela opção para o seu churrasco

Você já sabe escolher a carne? Na minha opinião essa a parte mais importante de todo o churrasco . É fundamental que você escolha os melhores cortes, que atendam aos diversos paladares da sua turma. Para escolher a opção certa é preciso considerar o nível de gordura e o tempo de preparo.

Os homens geralmente gostam de carnes mais gordurosas e suculentas. Entre estes cortes encontramos a Picanha , Chorizo, Ancho, Costela, etc. O ideal é que  elas tenham uma camada de gordura uniforme e branquinha. Quando a gordura está amarela significa que o animal foi abatido muito velho, e que a carne ficará mais dura.

As mulheres, por outro lado, preferem cortes de carnes com menos gordura, como o caso da Fraldinha, Baby Beef e Flat Iron. Neste caso, o importante é que a ela esteja com a coloração mais clara e com marmoreio (gordura entremeada na carne), pois é isso que traz a maciez e suculência.

Mas e quantidade por pessoa? Considere sempre a média de 300g de carne por pessoa, e inclua os acompanhamentos (Pão de Alho, Farofa, Vinagrete e Queijo Coalho). Assim, você não terá desperdício e atenderá a todos. E lembre-se, sempre vá a um açougue de confiança e prefira os que forneçam as carnes em embalagens a vácuo com a etiqueta do SIF, que garantem a procedência.

Veja Também: Bife de Ancho: Uma alternativa à rainha do churrasco

Os temperos da carne

Flat Iron é uma opção que as mulheres adoram no churrasco
Tricia Vieira
Flat Iron é uma opção que as mulheres adoram no churrasco

Depois que escolhermos as carnes, vamos aos temperos. Tem gente que vai falar que um bom churrasco é feito somente com sal grosso. Eu concordo, quando a carne é de qualidade e tem o nível de gordura e marmoreio interessantes. Mas existem algumas dicas que podem dar uma turbinada na sua festa.

Falando do sal, existem várias opções como o sal grosso, sal de parrilla, flor de sal, sal do Himalaia, entre outros. Eu gosto muito de usar flor de sal, pois salga suavemente sem carregar muito. De preferência, asse a sua carne e salgue somente no final, quando você poderá controlar melhor o sabor e evitar ressecar.

Outra opção é usar um dry-rub, um mix de temperos que esfregamos na carne antes do preparo e acaba agregando um sabor super especial. Para essa tipo, prefira carnes mais gordurosas e suculentas, pois o tempero tende a ressecar levemente a carne .

Essa técnica é muito utilizada em costelas e carnes assadas por longos períodos como o brisket (peito). Você pode encontrar dry-rub pronto em açougues especializados ou preparar o seu usando alguns temperos como por exemplo: páprica (defumada ou picante), cebola e alho em pó, gengibre em pó, entre outros.

Para carnes com pouca gordura, o uso de uma marinada também vai super bem e você pode criar a sua própria marinada a partir de uma base alcoólica (vinho ou cerveja, por exemplo) e agregar temperos de acordo com o seu gosto, como alho, mostarda, manjericão, pimentas, etc.

Neste caso, o ideal é deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas na geladeira antes do preparo. Caso a carne esteja cortada em bifes, o tempo de marinada passa a ser cerca de 45 minutos.

Uma outra super dica para temperos é o uso de molhos, como barbecue e molhos especiais para churrasco. Estes você pode usar uma pequena quantidade antes do preparo e servir as carnes junto com o molho no final.

Acompanhamentos

Aprenda a fazer a receita de vinagrete perfeita para o seu churrasco
shutterstock
Aprenda a fazer a receita de vinagrete perfeita para o seu churrasco

Vamos falar dos acompanhamentos? Em todo churrasco não podem faltar os clássicos como farofa, vinagrete, pão de alho e 1ueijo coalho. E se você servisse alguns  diferentes?

Uma opção é usar legumes como abobrinha, pimentões, berinjela e outros na grelha. Para isso basta pincelar uma camada de azeite com sal e grelhar até ficar as marquinhas. Fica com um sabor defumado delicioso…

Ou também fazer um vinagrete diferente, trocando o tomate por abacaxi, uvas ou morangos. Além de ficar super saboroso, as frutas quebram o sal e a gordura da carne, equilibrando o churrasco.

Como servir a carne

Picanha Feed é uma das campeãs no dia do seu churrasco
Tricia Vieira
Picanha Feed é uma das campeãs no dia do seu churrasco

Depois de preparada qual a melhor forma de servir a carne? A resposta é muito simples: da forma que você preferir!

Só é muito importante que a carne “descanse” logo após da saída da churrasqueira, para que ela reabsorva os sucos que foram para o centro da carne durante o processo de grelhar. Desta forma, quando a carne for cortada ela não irá escorrer sangue e espalhar na tábua ou no prato.

O tempo ideal de descanso é de 1 minuto para cada centímetro de altura da carne. Por exemplo, se a carne tem 3 cms de altura, deixe descansar por aproximadamente 3 minutos, e depois sirva.

Como dica, junto com a carne, deixe separado um pote com Chimichurri, um tempero típico argentino que cai super bem com qualquer corte e agrega um sabor delicioso.

Veja Também: Picanha secreta - aprenda a fazer essa receita surpreendente!

E a sobremesa? Bom já que fizemos tudo na churrasqueira até agora, não vamos parar certo? Que tal um abacaxi na grelha? É super fácil de preparar, basta descascar o abacaxi, cortar em rodelas de 3 cms de altura e polvilhar uma mistura de açúcar e canela. Coloque na grelha para fazer a marca. Sirva no prato com uma bola de sorvete de creme.

Ah! E tem um detalhe super importante… não esqueça de colocar a cerveja para gelar 2 horas antes da sua reunião! Porque não existe nenhum bom churrasco sem cerveja certo?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.