Tamanho do texto

O Chef Márcio Valenti ensina uma receita de Risoto de Camarão com cogumelos Porcini que, além de deliciosa, é prática e fácil de fazer

O Risoto de Camarão é um dos meu pratos favoritos, e fica uma delícia, além de ser muito fácil de preparar. Para que a receita fique perfeita, primeiro precisamos fazer a base do risoto, que serve para qualquer tipo de combinação (Carnes, Queijos, Aves, Peixes e Frutos do Mar). Você poderá testar essa base de acordo com a sua criatividade. 

Risoto de Camarão com Cogumelos Porcini
Divulgação
Risoto de Camarão com Cogumelos Porcini


Mas antes de preparar a base do seu risoto de camarão , vou dar algumas dicas importantes:

●      Sempre use o arroz arbóreo ou o arroz que é indicado para risoto na embalagem. Estes arrozes possuem o formato arredondado e curto, que evita a quebra durante o processo de secagem. Além disso, eles são mais porosos, absorvem mais líquido e soltam mais amido, o que confere cremosidade ao seu risoto.

●      Ao finalizar o Risoto de Camarão, coloque um pedaço de manteiga gelada, para derreter já com o fogo apagado. Isso irá dar um brilho na finalização da receita. Usar um parmesão fresco ralado também faz toda diferença!

●      Evite usar caldos industrializados, optando por caldos feitos em casa ou comprados em casas especializadas congelado. Faz muita diferença no sabor final do seu prato. Para o risoto de camarão, recomendo o caldo de legumes, mas é possível usar diferentes opções para outros acompanhamentos.

Veja Também: Risoto com Linguiça Mineira

Receita da Base para o Risoto de Camarão

Ingredientes:
●      2 dentes de alho picados

●      1 punhado de arroz arbóreo por pessoa

●      1 a 2 litros de caldo de legumes

●      1/2 taça de vinho branco seco

Modo de preparo:

Coloque o caldo para ferver e, quando levantar fervura, coloque em fogo baixo. Em outra panela em fogo baixo, coloque um fio de azeite, o alho picado e frite até dourar levemente. Acrescente o arroz arbóreo e misture até que fique levemente transparente; cerca de 3 minutos. Acrescente o vinho branco e misture até evaporar.

Acrescente aos poucos o caldo com uma concha e mexa até o arroz absorver. Vá acrescentando mais caldo aos poucos. Quando o arroz estiver cremoso, prove para verificar se está “Al dente”. Ele deve ficar um pouco durinho, pois você ainda irá finalizar com os camarões. Desligue o fogo e reserve a panela com o risoto semipronto.

Veja Também: Risoto Alla Milanese

Receita dos Camarões com Cogumelo Porcini

Ingredientes:
●      400 gramas de camarões médios limpos e sem a casca.

●      Azeite

●      3 unidades de cogumelo porcini fatiado

●      2 colheres de sopa de leite de coco

●      Parmesão fresco ralado a gosto. 

Modo de preparo:
Coloque em fogo alto cerca de 4 colheres de sopa de azeite em uma frigideira funda. Quando o azeite estiver quente, acrescente os camarões e deixe fritar rapidamente até que fiquem rosados. Acrescente os cogumelos e salteie com os camarões rapidamente, pois os cogumelos são muito frágeis. Acrescente o leite de coco e misture. Deixe engrossar levemente.

 Misture o conteúdo da frigideira com o preparo do risoto e leve em fogo baixo somente para misturar e chegar a um ponto bem cremoso. Desligue o fogo,  acrescente o pedaço de manteiga e misture. Para finalizar no prato , acrescente o parmesão ralado na hora.

Veja Também: Risoto Alho Poró, Queijo, Calabresa e Bacon

Não falei que era fácil? E como esse risoto de camarão é uma receita especial, recomendo acompanhá-lo com uma bela garrafa de vinho branco ou espumante. Um Chardonay ou Moscatel são excelentes pedidas para este prato.  Bom Apetite!