Como planejar a lancheira das crianças?
Reprodução/BrasilEscola
Como planejar a lancheira das crianças?


Após as festas de fim de ano e a chegada do novo ano, é momento de retomar a rotina familiar para a volta às aulas das crianças. Mais do que escolher a lancheira que os acompanharão ao longo de 2024, é também se atentar nos cuidados com a alimentação, interagindo, por exemplo, através da escolha dos alimentos e lanchinhos que rechearão a hora do recreio e facilitarão o processo de aprendizagem.

“É crucial envolver a criança no máximo de tarefas relacionadas à alimentação, como planejamento dos lanches da semana (conforme suas preferências alimentares), ida ao mercado, escolha dos alimentos, armazenamento das compras, preparo etc. Além de ser uma ocasião em que a família pode educar sobre o tema de forma lúdica, também é uma oportunidade para pais e filhos passarem mais tempo juntos, vivenciando o processo de preparo/consumo do alimento com alegria, confiança e prazer”, explica a consultora e nutricionista da Jasmine, Adriana Zanardo.

Para isso, confira algumas dicas para deixar a lancheiras das crianças mais nutritiva e saudável: 

Considere adiantar algumas etapas que possam gerar dificuldades para os pequenos, por exemplo, abrir latas de atum, milho ou ervilha, e colocar o alimento em um recipiente de plástico;

1. Preste atenção às quantidades dos alimentos que irá utilizar – uma boa sugestão é planejar previamente a refeição ou lanchinho para separar o número certo de frutas, legumes e verduras. O consumo consciente é uma prática que começa desde a infância;

2. No caso de frutas com cascas, é possível já selecionar as opções em um bowl - retirando as cascas e picando-as, se necessário;

3. Para entradinhas ou lanches com pães, é possível contar com o auxílio de uma faca sem ponta para passar a manteiga, o requeijão ou o recheio de sua preferência;

4. Oriente a criança sobre o tempo de forno e peça sua ajuda para lembrá-lo(a) de desligar o aparelho. Nesses casos, vale aconselhá-la sobre cuidado com o forno e fogão;

5. Peça para a criança organizar a própria lancheira, colocando o alimento e o suco no recipiente;

6. Ao finalizar a montagem da lancheira, peça o auxílio do pequeno para deixar a cozinha organizada. Pequenas ações como jogar os restos de alimentos e embalagens no lixo ou guardar a louça podem fazer uma grande diferença.

7.Agradeça pela parceria e elogie a criança pela boa execução do trabalho em equipe.


O que incluir na lancheira?

Frutas: Quando cortadas, algumas frutas escurecem e amolecem. Então, uma boa estratégia é selecionar as mais “resistentes”, como abacaxi, carambola, melancia e melão, ou que possam ser consumidas sem descascar e cortar, como ameixa, banana, caqui, cereja, jabuticaba, kiwi, maçã, morango, pera, pêssego e uva.

- Pães: Dê preferência às versões saudáveis para compor o lanchinho do recreio. Pães que não levam leite ou ovos em suas composições e não possuem ingredientes transgênicos, são escolhas seguras para o consumo. Além disso, podem ser combinados com recheios proteicos, como queijos, frango desfiado, carne moída, patês e geleias sem excesso de açúcar refinado. 

- Alimentos ricos em nutrientes: Os vegetais como cenoura, brócolis e espinafre contêm fibras e diversas fontes de vitaminas. O ovo de codorna, milho cozido, tomate cereja e cenoura baby também são excelentes alternativas. Evite incluir na lancheira alimentos que soltam água (como tomate, abobrinha e queijo minas frescal) para que, no momento que for consumido, a massa não esteja úmida, prejudicando o sabor.

- É fundamental pensar na combinação dos grupos de alimentos considerando frutas, verduras e legumes, ricos em fibras, vitaminas e minerais, classe dos energéticos como pães, bolinhos, muffins, pipoca e milho com bons carboidratos, além de classe dos alimentos construtores, dentre eles, queijos, carnes em geral e ovos, ricos em proteína. A hidratação também deve entrar na lista de prioridades para a volta às aulas, assim, incentive a criança a levar na mochila sua própria garrafa de água.

Que tal incentivar o gosto dos pequenos pela culinária com uma receita de Muffin de Banana com Aveia e Chia? A sugestão da Jasmine é saborosa e saudável ao mesmo tempo, ideal para degustar sozinho ou compartilhar com os amigos na escola. Confira!

Muffin de Banana com Aveia e Chia

Muffin de Banana com Aveia e Chia
Reprodução/Divulgação
Muffin de Banana com Aveia e Chia

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de Farinha de Linhaça Dourada da Jasmine
1 xícara (chá) de Aveia em Flocos Grossos da Jasmine
3 colheres (sopa) de Farinha de Chia da Jasmine 
2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Integral
250ml de Bebida Vegetal feita de Aveia
1 xícara (chá) de Açúcar Mascavo
¼ colher (chá) de Sal Atlantis da Jasmine
4 colheres (sopa) de água quente
1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
3 bananas maduras
1 xícara (chá) de óleo de coco
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

- Misture a farinha de linhaça com a água quente. Reserve.
- Em outro recipiente, junte a aveia, a farinha de trigo integral, o bicarbonato de sódio, o sal e o gengibre. Reserve.
- No liquidificador, bata as bananas, a bebida vegetal, o óleo de coco, o açúcar mascavo e a essência de baunilha. Adicione a farinha chia e mexa. 
- Coloque a massa em formas para cupcake e asse por 25 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!