O Brasil é o maior produtor, exportador e o segundo maior consumidor de café do mundo. Além disso, o café é a segunda bebida mais consumida do Brasil, de acordo com um estudo feito pela plataforma CupomValido.com.br.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic), em 2022, foram consumidas 21,1 milhões de sacas de café no Brasil. Além de ser um produto de extrema importância para o país em diferentes aspectos, o café oferece diferentes benefícios para a saúde se consumido com moderação, como por exemplo, melhora o humor e a memória, reduz doenças crônicas e auxilia na atividade desportiva.
Além da receita tradicional, hoje em dia é possível encontrar diferentes receitas que são produzidas com café, desde algumas que levam sorvete na composição a até mesmo drinks alcoólicos feitos com a bebida. "Além de ser bastante popular no Brasil, o café combina com diversos ingredientes como leite, xaropes, licores, então é possível criar diversas combinações para diferentes tipos de consumidores", explica o bartender parceiro da Weber Haus, Rafael Câmara. Existem alguns drinks que se tornaram clássicos da destilaria e que são produzidos com café, como é o caso do Irish Coffee.
O drink foi criado na década de 40 pelo chef Joseph Sheridan, no restaurante do aeroporto de Foynes. A bebida servia para aquecer os passageiros dos flying boats que chegavam da América do Norte pelo Atlântico. A receita clássica do Irish Coffee leva café, uísque e chantilly. Outra bebida clássica que leva café em sua composição é o Carajillo 43. O drink surgiu na Espanha e foi levado para Cuba no período de colonização da ilha.
Inicialmente sua produção era bem simples, levava apenas rum e café. Os soldados espanhóis utilizavam a bebida para ter mais energia, tanto que inicialmente o nome da bebida era "Corajillo", de "Corage", coragem em espanhol. "Com o tempo, a pronúncia foi alterada e a receita do drink também, sendo que hoje ele leva licor, café e cubos de gelo em sua composição, e se tornou bastante popular na América Latina", declara Câmara.
Outra dúvida que costuma surgir quando o assunto é café na produção de drinks é se existe algum tipo que é mais indicado para ser utilizado na produção de coquetéis. Uma espécie de café que costuma ser bastante utilizada nas receitas de drinks é a espécie de café Topázio, resultado do cruzamento entre os grãos Mundo Novo e Catuaí Amarelo. De sabor suave e finalização agradável, ele pode ser encontrado com facilidade no estado de Minas Gerais.
"Ele é bastante utilizado na produção de coquetéis de café gelado", pontua Câmara. Para quem quer aprender algumas receitas de drinks que levam café na composição, Câmara explica o passo a passo de alguns drinks, confira:
Negroni
Ingredientes
- 45ml de Cachaça;
- 30ml de Vermute Tinto;
- 30ml de Bitter Vermelho;
- 10 -15 Grãos de Café.
Modo de preparo
- Adicione os grãos de café com a cachaça em um vidro mexedor. Aguarde 05 minutos e acrescente o vermute e o bitter;
- Acrescente bastante gelo e misture por aproximadamente 20 segundos. Sirva coado direto em uma taça sem gelo. Finalize com a casca de laranja.
Cachaça com café
Ingredientes
- 40ml de cachaça envelhecida em Barricas de Carvalho Francês e Bálsamo;
- 20ml de cachaça envelhecida em Barris de Canela Sassafrás;
- 30ml de Vermute Tinto;
- 7,5ml de Café Cold Brew;
- Gelo.
Modo de preparo
- Em um vidro mexedor ou copo grande adicione todos ingredientes com gelo e mexa por aproximadamente 12 segundos. Sirva coado em uma taça previamente refrigerada;
- Finalize com a casca de laranja (aperte para extrair os seus óleos).
Rabo de Galo
Ingredientes
- 50ml de cachaça;
- 15ml de vermute tinto;
- 5ml de licor de café catuaí amarelo;
- Óleo da casca de limão tahiti.
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes em um copo sem gelo. Decore com a casca de tahiti. Se preferir, esprema a casca e coloque dentro do copo, assim é possível apreciar o drink e sentir os aromas do limão.
Quer mais receitas como essas? Acesse a página do iG Receitas!