O bolo chajá é uma deliciosa sobremesa originária da região de Paysandu, norte do Uruguai. Feita de uma combinação de bolo esponja, merengue, pêssegos e creme, o bolo chajá foi criada em 27 de abril de 1927, por Orlando Castelhana, da confeitaria “Las Familias”, de Paysandu. Ela leva este nome porque, segundo seus fundadores, a sua estrutura lembra o passáro Chajá - bastante comum nesta região.
Relativamente fácil de preparar, o bolo chajá pode ser feito para alguma confraternização ou café da tarde- como geralmente é servido no Uruguai. Veja logo abaixo a receita e se delicie.
Ingredientes
Pão de ló
- 4 ovos
- 140 gr de açúcar
- Baunilha
- 140 gr de farinha
Merengue francês
- 3 claras
- 250 g de açúcar
- 1 colher de sopa de maizena
Leia Também
Montagem
- Pão-de-ló
- Doce de leite
- Merengues
- Creme de leite batido 400 g
- 1/2 caixinha de leite condensado
- Doce de pêssego
Como fazer:
Pão de ló: Bater os ovos com o açúcar, juntar a baunilha, coar a farinha misturando devagar. Colocar em forma untada e levar ao forno a 180°C durante 30 minutos.
Merengue:
Bater as claras em neve com 150 g de açúcar. Á parte misturar 100 gr de açúcar com uma colher de maizena e juntar às claras. Colocar este merengue formando 3 discos em uma forma com papel manteiga.
Cozinhar a 110° por 1 hora e deixar que termine de secar no forno até o outro dia.
Montagem:
Fazer dois cortes no bolo para dividir a massa em 3 partes.
Pegar a massa do meio e colocar embaixo umedecendo com a calda do doce de pêssego. Cobrir com doce de leite. Colocar um disco de merengue.
Em cima creme chantilly. Juntar a segunda metade do bolo e umedecê-la com a calda. Colocar chantilly (nata batida com 1/2 caixa de leite condensado).
Pedaços de doce de pêssego. Cobrir com a terceira parte do bolo. Colocar mais creme chantilly espatulando ao redor, cobrindo toda a torta. Pegar farelos de merengue e grudar na lateral. Enfeitar com pedaços de doce de pêssego e creme chantilly e estará pronta.