À base de mandioca, camarão, azeite de dendê e leite de coco, o bobó de camarão é um dos pratos mais tradicionais do país. De origem africana e introduzido na culinária brasileira no final do século 18, teria surgido a partir do ipeté (ou ipetê), uma receita que utiliza inhame no lugar da mandioca. É provável que tenha recebido influência indígena também, e apesar de famoso em todo território nacional, é nos estados do Nordeste que ele ganha maior destaque.
O bobó de camarão não é um prato complicado de se fazer, mas muitas pessoas erram principalmente pela falta dos ingredientes adequados. O diretor de gastronomia do Divino Fogão, Luciano Aquino, explica que cada ingrediente é fundamental na composição do prato, então não pode ser deixado de lado.
“Um dos piores erros é não ter todos os ingredientes destinados à receita, como o azeite de dendê e o leite de coco. O primeiro permite um toque diferencial para o prato, já a falta do leite de coco descaracteriza totalmente a receita”.
Leia Também
Ele também atenta para a altura do fogo e a atenção quanto aos temperos, pois são detalhes que fazem diferença no resultado final e evitam que a receita desande ou não tenha um resultado tão saboroso quanto o esperado.
“É muito importante refogar os ingredientes no tempo correto e ir experimentando a receita para acertar o sal e deixar o prato com o tempero no ponto certo”, explica. “A altura do fogo durante o preparo da receita pode ser um grande vilão, tome cuidado com isso para não queimar os ingredientes do prato”.
Para incorporar ainda mais o prato e garantir que ele fique mais saboroso, o chef dá uma dica de ouro: “um toque bem especial é preparar o caldo com as cabeças dos camarões e bater junto com a mandioca. Isso irá realçar ainda mais o sabor do bobó”, instrui.
Ingredientes
- 1 kg de camarão
- 20 g de sal
- 20 g de alho
- 200 ml de leite de coco
- 100 g de pimentão verde
- 200 g de cebola
- 1 kg de mandioca
- 50 ml de azeite de dendê
- 200 g tomate
- 10 g de cebolinha
Modo de preparo
Primeiro, descasque e corte a mandioca, a cebola e o alho. Lave e corte o pimentão e o tomate também. Higienize a cebolinha e reserve tudo. Em uma panela, cozinhe primeiro a mandioca com bastante água e sal. Depois de cozida, passe pelo processador e faça um purê.
Aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola e o alho. Coloque os pimentões, o tomate e os camarões para cozinhar um pouco, acrescente o leite de coco e o purê de mandioca. Continue mexendo por 10 minutos. Finalize com a cebolinha e sirva.