Saiba como não errar no famoso bobó de camarão
Divino Fogão
Saiba como não errar no famoso bobó de camarão




À base de mandioca, camarão, azeite de dendê e leite de coco, o bobó de camarão é um dos pratos mais tradicionais do país. De origem africana e introduzido na culinária brasileira no final do século 18, teria surgido a partir do ipeté (ou ipetê), uma receita que utiliza inhame no lugar da mandioca. É provável que tenha recebido influência indígena também, e apesar de famoso em todo território nacional, é nos estados do Nordeste que ele ganha maior destaque.

O bobó de camarão não é um prato complicado de se fazer, mas muitas pessoas erram principalmente pela falta dos ingredientes adequados. O diretor de gastronomia do Divino Fogão, Luciano Aquino, explica que cada ingrediente é fundamental na composição do prato, então não pode ser deixado de lado.

“Um dos piores erros é não ter todos os ingredientes destinados à receita, como o azeite de dendê e o leite de coco. O primeiro permite um toque diferencial para o prato, já a falta do leite de coco descaracteriza totalmente a receita”. 

Leia Também


Ele também atenta para a altura do fogo e a atenção quanto aos temperos, pois são detalhes que fazem diferença no resultado final e evitam que a receita desande ou não tenha um resultado tão saboroso quanto o esperado.

“É muito importante refogar os ingredientes no tempo correto e ir experimentando a receita para acertar o sal e deixar o prato com o tempero no ponto certo”, explica. “A altura do fogo durante o preparo da receita pode ser um grande vilão, tome cuidado com isso para não queimar os ingredientes do prato”. 

Para incorporar ainda mais o prato e garantir que ele fique mais saboroso, o chef dá uma dica de ouro: “um toque bem especial é preparar o caldo com as cabeças dos camarões e bater junto com a mandioca. Isso irá realçar ainda mais o sabor do bobó”, instrui. 

Ingredientes

  • 1 kg de camarão
  • 20 g de sal
  • 20 g de alho
  • 200 ml de leite de coco
  • 100 g de pimentão verde
  • 200 g de cebola
  • 1 kg de mandioca
  • 50 ml de azeite de dendê
  • 200 g tomate
  • 10 g de cebolinha

Modo de preparo

Primeiro, descasque e corte a mandioca, a cebola e o alho. Lave e corte o pimentão e o tomate também. Higienize a cebolinha e reserve tudo. Em uma panela, cozinhe primeiro a mandioca com bastante água e sal. Depois de cozida, passe pelo processador e faça um purê.

Aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola e o alho. Coloque os pimentões, o tomate e os camarões para cozinhar um pouco, acrescente o leite de coco e o purê de mandioca. Continue mexendo por 10 minutos. Finalize com a cebolinha e sirva.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!