O Choripán é uma refeição rápida argentina
Restaurante San Telmo
O Choripán é uma refeição rápida argentina

O nome do prato já entrega grande parte dele: o choripán é feito com a carne de chorizo, um corte muito consumido e tradicional na Argentina. A receita dos hermanos é um sucesso no país e ganhou fãs em todo o mundo por ser suculenta e prática. 


“O choripán se destaca por ser um prato delicioso, simples de fazer e, principalmente, barato. Na Argentina, trata-se de uma refeição que é frequentemente servida na entrada de estádios, reuniões entre amigos, entre outros eventos”, diz Cristián Galarza, sócio-proprietário do restaurante San Telmo. 


Registros mostram que as primeiras receitas do prato teriam sido entre o século XIX (1800-1900), e que a refeição rápida teria começado nas casas mais simples. O alimento virou comida de rua, mas também pode ser encontrado em restaurantes sofisticados na Argentina. Se a busca é por um prato delicioso, rápido e cheio de sabor, o choripán é a pedida certa. 

A receita é bem simples, pão, linguiça de chorizo e molho, por isso, Galarza dá a dica: “A principal dica para ter um Choripán delicioso é apostar em um bom chimichurri. Levando em conta que o prato resume-se, basicamente, a pão e linguiça, é importante dar aquela caprichada no molho para trazer um sabor inesquecível”, ressalta o chef. 


No Brasil, o prato é encontrado com certa facilidade no Rio Grande do Sul e a variação no estado é conhecida como "salsipão". Que tal mudar o cardápio do lanche da tarde e acrescentar a receita dos hermanos? Confira a receita do tradicional Choripán de Cristián Galarza. 


Ingredientes 

  • Pão artesanal com erva-doce
  • Linguiça calabresa pré-assada (apimentada ou não) no tamanho do pão
  • Queijo provolone
  • Alface e tomate
  • Molho chimichurri 


Modo de preparo 

Leve a linguiça cortada ao meio e coberta de provolone ao forno até que o queijo derreta. Em uma fatia do pão, coloque a linguiça, o alface, tomate e o chimichurri. Feche o lanche com a outra metade do pão e está pronto! 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!