Que tal começar a semana com uma receita sofisticada, digna de restaurantes renomados, e fácil de preparar no conforto da sua casa? O arroz de polvo pode acompanhar brócoli ou vinagrete e não tem segredo: fica pronto rapidinho e sem complicações. Veja a receita abaixo e aproveite!
Ingredientes
Polvo
- 1 polvo (3 a 4 kg) congelado por 2 dias e descongelado naturalmente (ele perde 2/3 do tamanho depois e, com o restante, você pode fazer salada, petisco etc.)
Arroz de polvo
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 5 dentes de alho picadinhos
- 1 cebola grande picadinha
- 2 xícaras (chá) de arroz cru
- 500 g de tentáculos do polvo cozido fatiados
- ½ lata de tomate pelado picado (com o suco)
- 4 xícaras (chá) da água do cozimento do polvo
- ½ xícara (chá) de vinho tinto seco (120 ml)
- Sal e pimenta-do-reino
- 1 maço de brócoli cozido e picado (opcional)
Modo de preparo
Polvo
Primeiro, coloque o polvo completamente descongelado em uma panela grande e cubra com água em temperatura ambiente. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 40 minutos a 1 hora, ou até amaciar e a pele começar a descolar. Retire da panela, pique os tentáculos para preparar o arroz e reserve (a água também).
Arroz de polvo
Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até ambos dourarem levemente. Junte o arroz e refogue também. Adicione os tentáculos do polvo e o tomate pelado e cozinhe por um tempo. Depois, acrescente a água do cozimento do polvo e o vinho e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhando até a água secar e o arroz ficar macio.
Adicione o brócoli, misture bem e retire do fogo. Sirva em seguida, acompanhado, se desejar, do restante do polvo grelhado com temperos ou ao vinagrete.