As empanadas argentinas são servidas como entrada ou lanches
FreePik
As empanadas argentinas são servidas como entrada ou lanches

Depois da participação de Paola Carosella no “Masterchef Brasil”, as empanadas ganharam ainda mais popularidade e buscas na web. O quitute dos hermanos não demanda de muito tempo e fica uma delícia! O nosso pastel brasileiro lembra um pouco do prato, mas a massa e o modo de preparo são bem diferentes. 


O prato é consumido desde a Idade Média e é típico em diversos países da América Latina e também na Espanha. Para fazer a tradicional empanada argentina, o SAN Telmo diz que a carne moída, cebola e temperos não podem ficar de fora da receita. Para os vegetarianos fãs da culinária do país, basta trocar o recheio para um que agrade o paladar. 


Para a massa, farinha de trigo, gordura, água e sal são os pontos chaves para deixá-la no ponto delicioso. "Para uma massa simples, 500 gramas são suficientes. Misture bem os ingredientes. A massa tem que estar lisa e firme ao tocar", indica o chef Cristian Galarza.


Caso exagere na quantidade de farinha, use a água para corrigir o ponto. Agora, mão na massa! Ela precisa ser sovada antes de ser aberta para receber o recheio. "A massa pode ser manuseada com os dedos e aberta com o auxílio de um rolo de massa", diz Galarza. Depois de pronta, corte a massa em discos. 


No recheio, a carne moída, sal e pimenta-do-reino fazem a combinação mais clássica da receita, mas inovar é sempre uma opção! A empanada de jamón y queso (presunto e queijo), pollo (frango) e a vegetariana também fazem muito sucesso. Se se sentir animado e quiser aproveitar a massa para a sobremesa, o doce de leite e chocolate ficam incríveis nas empanadas. 


Pré-aqueça o forno a 220 graus e asse as empanadas até que fiquem douradas. Pronto! Fica uma delícia e leva uma hora de preparo. No total, o tempo de preparo das empanadas podem levar até duas horas. Confira a receita e faça em casa! 

Empanada argentina 


Para a massa:  

  • 500gr de farinha 
  • 250gr de banha suína 
  • 200 ml de água 
  • 20 gramas de sal 

Você viu?

Para o recheio: 

  • 500gr de carne moída da sua preferência (acém) 
  • 250gr de cebola picada 
  • 2 dentes de alho amassado 
  • 100gr de pimentão verde ou vermelho picado 
  • Sal e pimenta a gosto 

Modo de preparo: 

Misture os ingredientes da massa até que fique homogênea. Abra a massa com a ajuda de um rolo e corte os discos. 

Para o recheio, refogue a cebola até ficar transparente, acrescente a carne, some os temperos, cebolinha e salsinha para finalizar.Deixar esfriar para depois rechear os discos.

Feche (repulgue) os discos recheados. Asse as empanadas no forno preaquecido a 220* por 20 minutos ou até que fiquem douradas.


Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo da empanada argentina fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!