Vaca atolada
Reprodução
Vaca atolada

Vaca atolada é popular em todo o país: feita com caldo, mandioca, ervas e carne é a combinação perfeita para o almoço ou jantar do dia-a-dia e cai muito bem nos dias frios. O prato "caipira" não custa caro e leva ingredientes comuns, que podem ser encontrados com facilidade. 

A vaca atolada é um prato super popular e é consumido no país desde o período colonial. A chef Angela Barreto explica que a versão tradicional do prato é preparada com mandioca. "Quando preparada com batata já não é uma vaca atolada e sim carne com batata", ressalta. 


Para os temperos, a chef indica manter os clássicos cebola e alho. Pimenta moída, salsinha, cebolinha e coentro também são ótimas opções para quem quer dar um gostinho extra para o prato.

A escolha da carne correta também é importante para deixar a receita como a tradicional. “A melhor carne é costela de bovina”, diz a chef.Na dúvida do quanto de água usar, Barreto dá a dica. "Geralmente, eu uso para cada 1 kg de carne, 1 litro de água para cozinhar em fogo médio", conta. Segundo a chef, o tempo ideal é de 35 a 45 minutos, dependendo do fogão. 

Quer deixar a sua receita ainda mais saborosa? Barreto conta que colocar um pouco de óleo na panela de pressão e selar bem os pedaços de costela é um ponto importante. "Sele até que no fundo da panela fique uma  crosta marrom, cuidado para não queimar. Essa crosta da panela dá um sabor incrível ao prato”, diz. Anotou as dicas? Confira a receita da chef e aproveite. 


Vaca atolada  

Você viu?

  • 1,5 kg de costela bovina 
  • 2 colheres (sopa) de óleo  
  • 1 kg de mandioca em pedaços  
  • 1 cebola grande picada 
  • 6 dentes de alhos picados  
  • Sal, pimenta-do-reino e páprica picante a gosto (se não tiver a páprica, use colorau) 
  • Água fervente (1,5 litros em média) 
  • Salsa ou coentro a gosto

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque o óleo e sele bem os pedaços de costela até criar uma crosta na panela. Retire a carne e coloque a cebola e o alho para refogar. Volte a carne para a panela e tempere bem. Adicione a água e a mandioca. Não precisa cobrir a mandioca com a água, cobrindo a carne vai dar certo. Tampe a panela e deixe em fogo médio. Depois de 35 min abra a panela e veja se está cozida a carne. Se não estiver, coloque mais 10min. Coloque em um recipiente e salpique salsa ou coentro a gosto.  

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo da vaca atolada fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!