A bruschetta é a entrada perfeita para aquele jantar especial e de origem italiana. O antepasto é consumido em todo mundo e de início, aproveitava-se apenas as sobras do pão com azeite, mas ao longo do tempo ela ganhou versões com alimentos mais finos e selecionados.
Geralmente, o prato é acompanhado também de carnes como presuntos crus, salame e queijo. Para o preparo perfeito, os principais ingredientes não podem ficar de fora: é, claro, o pão e o molho de tomate. O antepasto é muito usado em ocasiões especiais e, com o Dia dos Namorados chegando, é uma opção interessante para quem irá fazer uma surpresa e montar um clima mais romântico. Confira a receita.
Bruschetta de tomate
A receita da Rita Lobo é rápida e serve 18 unidades.
Ingredientes
Você viu?
- 1 baguete pequena
- 2 tomates grandes maduros
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 ramos de manjericão
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Corte a baguete em fatias de 1 cm. Disponha as fatias numa assadeira grande, uma ao lado da outra e leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos até ficarem crocantes e levemente douradas.
Lave, seque e corte os tomates ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 0,5 cm. Transfira os tomates para uma tigela, junte as folhas de manjericão e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture delicadamente. Descasque o dente de alho.
Para montar as bruschettas: esfregue o dente de alho sobre cada torrada e coloque uma porção do tomate temperado. Regue com um fio de azeite e sirva a seguir.