Um bolinho de cenoura vai bem no café da tarde
shutterstock
Um bolinho de cenoura vai bem no café da tarde


Clássico nas cozinhas brasileiras, o  bolo de cenoura é como abraço de mãe: fofinho e perfeito em qualquer hora. Com uma calda de chocolate que deixa qualquer criança ou chocólatra feliz, o bolo de cenoura é um acerto na hora do café da tarde. Mas apesar de ser uma receita simples e às vezes passada de geração em geração, muitos caem em erros na hora de preparar esta sobremesa. 


Por isso, conversamos com o chef Melchior Neto para entender melhor o processo de fazer um bolo de cenoura perfeito! Esqueça os erros na cozinha e prepare esta delícia sem medo de ter um bolo ruim. 

Qual é a farinha correta para a massa?

Para preparar um bom bolo, é preciso da farinha certa. Melchior lembra que se você tem uma farinha nova e fresca, parte dos problemas já são evitados. "A farinha de trigo tradicional funciona muito bem, é importante usar uma farinha fresca. Assim você não precisa nem peneirar para o preparo", disse. 

Para evitar pedaços de cenoura no bolo, há um segredinho simples

Algumas receitas ensinam a triturar a cenoura, outras ensinam a ralar. Mas Melchior mostra algo bem mais simples. "O importante é bater muito bem no liquidificador, isso vai garantir que os ingredientes se misturem corretamente e elimina qualquer pedacinho da cenoura", afirma. 

Você viu?

Evite os pedacinhos de farinha e deixe o bolo 100% fofinho!

Além de ter uma farinha de boa qualidade, Melchior dá uma dica essencial. "Você pode peneirar a farinha, isso vai deixar ela bem soltinha e impedir de formarem bolinhas", diz.

Quer um bolo fofinho? Aposte no fermento! "Para o bolo ficar fofinho precisa adicionar ar na receita, no bolo de cenoura que é preparado no liquidificador o que trás esse ar é o fermento químico. Então é importante adicionar a quantidade correta e que o fermento tenha boa qualidade", afirma. 

Na hora da calda, cuidado para não ficar dura

Se você gosta daquela calda mais mole e que não endurece com o tempo, Melchior indica fugir da clássica calda de açúcar com chocolate em pó. "Você pode substituir por um bom brigadeiro em ponto de colher ou uma ganache mais cremosa", afirma. 

Mas se você quer que fique durinha, aposte no clássico. "Se for fazer a calda de açúcar é bom usar o chocolate em pó, cacau não tem açúcar suficiente e o achocolatado tem demais. Se optar pela ganache pode usar o chocolate de sua preferência, lembrando que o ao leite sempre vai deixar tudo mais doce", indica. 

 Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do bolo de cenoura fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários