O leite de soja é o mais famoso entre os leites vegetais
Reprodução/Pixabay
O leite de soja é o mais famoso entre os leites vegetais


O leite costuma estar presente no cafézinho de todo dia e no preparo dos alimentos. O que pouca gente sabe é que dá pra substituir o leite de vaca em dietas veganas ou para pessoas intolerantes à lactose com leites feitos com grãos variados, como arroz, soja, coco e até aveia. 


Os graus de dificuldade e sabores variam, por isso vale a pena testar o que se adapta melhor à sua receita e ao seu paladar. Por isso, o iG Receitas reuniu receitas perfeitas se deliciar e surpreender na cozinha com estes leites vegetais!

Leite de soja

Facilmente encontrado em supermercados (líquido ou em pó) o leite de soja é perfeito para receitas como bolos e massas, além é claro de servir como uma bebida para o café da manhã. O preço médio do saco de 500 gramas é de R$ 6,97. A receita do Pilotando o Fogão leva apenas soja e água quente.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de soja
  • 10 xícaras de chá de água quente

Modo de preparo:

Coloque a soja em um recipiente e cubra com água fria. Deixe descansar por nove horas em temperatura ambiente. Coe os grãos e descarte esta água. Lave a soja e retire as cascas. 

Coloque a soja no liquidificador junto com a água quente e bata por 5 minutos, vai ficar com uma consistência pastosa. Depois coe essa mistura com auxílio de uma peneira. Agora, coloque essa mistura em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo regularmente e retirando o máximo da espuma que aparecer.

Em seguida coloque o leite em um recipiente de vidro e leve a geladeira ainda quente. Dura até 3 dias na geladeira.

Você viu?

Leite de aveia

Por utilizar um grão mais barato, o leite de aveia é bem popular. O quilo da aveia custa em média R$ 6,86. A receita do Presunto Vegetariano rende 480 ml, mas você pode aumentar a quantidade dos ingredientes.

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de aveia em flocos (finos, médios ou grossos)
  • 2 xícaras (de chá) de água filtrada
  • 5 pedras de gelo (cerca de 1 xícara)

Modo de preparo:

Em um liquidificador, coloque a aveia, a água e deixe de molho por uma hora. Adicione as pedras de gelo e bata até ficar uniforme. Coe em uma peneira bem fina. Se quiser, adicione uma pitadinha de sal, extrato de baunilha ou adoce a gosto. Está pronto! 

Leite de arroz

Para quem já tem o grão em casa, o leite de arroz é perfeito para você. Na receita de Made Choices, 50 gramas de arroz rende até 1 litro de leite. O tempo de cozimento é longo: demora seis horas.

Ingredientes:

  • 1 Litro de água
  • 50 grs de arroz integral
  • 1 Pitada de sal marinho integral

Modo de preparo:

Comece por deixar o arroz de molho (este processo ajuda a eliminar os fitatos) se for arroz normal não é necessário demolhar. Deixe a demolhar por 6 horas ou durante a noite.

Passado esse tempo coe a água do arroz e coza o arroz normalmente com uma pitada de sal. Quando o arroz estiver cozido coloque num processador de alimentos com 1 litro de água e triture na velocidade máxima por 3 minutos.

Com um coador de rede coe o líquido da polpa. Pode repetir o processo 2 vezes (se for necessário). Coloque o leite vegetal de arroz em um frasco de vidro de preferência com tampa e guarde no frigorífico até 3 dias.

Leite de coco

Para quem adora coco e quer algo caseiro, prepare esta receita da Panelinha da Rita Lobo! O preparo é um dos mais rápidos, pois basta apenas bater o coco fresco com água e congelar. O leite congelado dura até três meses na geladeira. A receita rende 11 xícaras e meia de leite. 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de coco fresco ralado (cerca de 200 g ou um coco pequeno)
  • 1 xícara (chá) de água filtrada

Modo de preparo:

Num liquidificador, junte o coco e a água e bata até virar um líquido branco (cerca de 5 minutos). Por ser natural, ele não terá a espessura nem a cor super branca dos industrializados.

Num pano de prato limpo (ou fralda de pano nova), coe a mistura sobre uma tigela, espremendo bem com as mãos para extrair todo o leite. Agora é só usar em preparos como moquecas, molhos, vitaminas ou doces. O leite de coco pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!