O queijo cottage é perfeito para o café da tarde
Reprodução
O queijo cottage é perfeito para o café da tarde


Quer uma opção mais saudável para acompanhar pães e torradas no café da tarde? Experimente o  queijo cottage.  Vendido nos supermercados com preço médio de R$ 19,71 a unidade de 400 gramas, essa delícia é super fácil de fazer em casa e sai bem mais em conta.


Esta receita da Panelinha da Rita Lobo leva uma hora para ficar pronta e rende cerca de 250 gramas. Além de acompanhar pães e torradas, o queijo cottage vai muito bem em outras receitas, como panquecas, omeletes e o que mais sua imaginação mandar. 

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral (tipo A)
  • ¼ de xícara (chá) de caldo de limão coado
  • sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque o leite numa panela média e leve ao fogo alto. Assim que ferver, desligue o fogo, junte o caldo de limão e misture delicadamente.
Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar – o leite deve formar grumos, com uma parte sólida branca bem visível, imersos num líquido levemente amarelado. Se demorar muito, acenda o fogo novamente e deixe ferver de novo.

Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar. Forre uma peneira com um pano de algodão fino e coloque sobre uma tigela funda. Despeje o leite talhado na peneira e leve à geladeira por 30 minutos para drenar – não deixe ressecar, o queijo deve ficar com um pouco do soro para ficar cremoso.

Transfira o queijo drenado para uma tigela, tempere com sal e mantenha na geladeira até a hora de servir. O queijo cottage dura até três dias na geladeira, armazenado num pote com fechamento hermético.

OBS : O queijo cottage fica mais firme e seco quanto mais tempo ficar drenando na peneira. Caso isso aconteça, não se preocupe, basta misturar um pouco do soro no queijo novamente para deixá-lo mais úmido.

Com leite UHT:
Pode fazer com leite UHT. O que muda é a consistência – ele fica mais firme e seco. O segredo é deixar drenar menos tempo na geladeira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!