Massas frescas são perfeitas para refeições especiais
Gabriela Giacomini
Massas frescas são perfeitas para refeições especiais


Em um jantar romântico ou em um almoço para impressonar a família, preparar uma massa caseira é sucesso na cozinha. Para ajudar a preparar em casa um massa digna de cantina italiana o iG Receitas conversou com o chef Melchior Neto. Ele explica a seguir tudo o que você precisa saber sobre o preparo da massa fresca  para não errar na receita. 


Desde o tipo de farinha até dicas para não bagunçar a cozinha, Melchior indica o melhor para você fazer um macarrão delicioso sem dificuldade. Então parta para a cozinha e prepare uma massa fresca de arrasar!

Qual a proporção correta da massa?

A massa básica é a mistura de farinha e ovo, mas faça as quantidades corretas. "A proporção é a seguinte: para cada 100g de farinha um ovo. Faça um buraco na farinha e adicione um ovo de cada vez. Coloque 2 colheres (chá) de sal e misture até ficar lisa", diz.

Qual o tipo de farinha ideal para o preparo?

Se está começando no universo das massas, foque no tradicional."A farinha de trigo tradicional é o principal ingrediente. Com ela é possível fazer todos os tipos de massas. Para massas mais firmes e longas é indicado o uso da Grano Duro, farinha de moagem especial. Já as massas mais leves podem ser preparadas com o trigo tenro que é a tradicional e mais conhecida", afirma. 

Você viu?

É preciso peneirar a farinha?

Bem, se você quer leveza, sim! "Peneirar a farinha dá leveza ao preparo e existem receitas que pedem essa etapa e outras em que não é essencial. Então é importante estar atento às orientações da receita", aponta.

Como incorporar os ovos na receita?

Melchior aponta que fazer uma pequena montanha com um buraco no meio é a melhor forma de incorporar os ovos. "Além dos ovos, é a melhor para incorporar todos os ingredientes líquidos na massa. Use os dedos para circular esse buraco e aos poucos misturar tudo", diz.

Como não fazer bagunça na cozinha?

Fazer massa faz bagunça mesmo! Para reduzir os danos, o chef recomendafazer a massa dentro de uma tigela grande para ter espaço de trabalhar todos os ingredientes e depois colocar para descansar.

O que pode fazer a massa desandar?

Muita calma na hora de sovar a massa. "Não se pode sovar demais a massa, pois a sova ativa o glúten e esse não é o objetivo. Então, quando a massa estiver lisa e homogênea, é hora de por para descansar", diz.

Como saber se a massa está boa para cozinhar?

Deixe a massa descansar, Melchior indica um tempo certo para começar a cozinhar. "É só envolver em plástico e deixar descansando por pelo menos 20 minutos. Depois desse descanso é só abrir a massa e utilizar", indica.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo da massa caseira fazem parte da série "Não Erre", publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas. A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários