Prato trazido ao país pelos portugueses, a dobradinha ou dobrada é detestada por uns e amado por outros. Entre seus admiradores estava o poeta Fernando Pessoa, que disse que a dobrada (à moda do Porto) nunca se come fria . Porém, mesmo quem adora uma dobradinha pode ter algumas dúvidas na hora de preparar o prato. 

A dobradinha é um prato tradicional e delicioso
Reprodução/FreePik/mailsonpignata
A dobradinha é um prato tradicional e delicioso


Desde os ingredientes até como limpar o bucho, a chance de errar neste prato é grande e atingir o sabor perfeito do prato pode parecer difícil. Por isso conversamos com o chef André Palma, que dá dicas infalíveis para você fazer uma dobradinha super gostosa em casa.


Como escolher  o bucho?

Para escolher o bucho de boi, preste atenção na cor e no cheiro
Reprodução
Para escolher o bucho de boi, preste atenção na cor e no cheiro


Segundo o chef, você deve comprar um bucho fresco. "Um bucho com uma textura bem emborrachada e aspecto vivo, sem tanto odor. Mesmo que tenha que limpar bem, procure por um bucho que naturalmente tenha aspecto limpo, com coloração meio branca e bege. Ele escuro está perdendo a validade", diz.

Como limpar o bucho?

Para limpar, a primeira coisa é colocar em uma bacia com água e vinagre. "Por uns 15 minutos em uma proporção inicial de 2 copos de água para meio copo de vinagre para limpar bem. Depois, leve ao fogo com limão para ferver na água com limão, esse é o melhor processo de limpeza", diz.

Além do bucho, o que utilizar na dobradinha?

Uma boa linguiça calabresa, charque e paio são ótimas opções
FreePik
Uma boa linguiça calabresa, charque e paio são ótimas opções


Apesar do bucho ser o item principal, há alguns ingredientes que combinam muito bem com a dobradinha. "Recomendo a carne de charque, o paio, a linguiça portuguesa, calabresa e mocotó em anéis curtos. São complementos muito bons e que trazem muito sabor", diz.

Você viu?

Uso fava ou feijão branco para a dobradinha?

O feijão branco é perfeito para a dobradinha
Reprodução/freepik
O feijão branco é perfeito para a dobradinha


No nordeste e em outras regiões se utiliza o feijão branco. "A fava é utilizada com charque e embutidos normalmente. Evite o uso dela em dobradinhas", afirma.

Quais os temperos utilizo na dobradinha?

Temperos secos dão um sabor diferenciado na dobradinha
Pixabay/westerper
Temperos secos dão um sabor diferenciado na dobradinha


Após limpar o bucho, pique em dadinhos pequenos e tempere com esta seleção indicada pelo chef André Palma. "Cominho, colorau, alho, extrato de tomate e cheiro-verde. Tempere e deixe por no mínimo 12 horas na geladeira pegando o sabor desta combinação. Depois, coloque na panela com os temperos verdes: tomate, cebola, pimentão, coentro, cebolinha, salsa e regule o sal na panela de pressão junto com o charque, calabresa e o paio previamente cozidos para tirar o sal", aponta.

Qual o ponto da dobradinha?

A dobradinha tradicional tem um ponto fácil de atingir
Guia da Cozinha
A dobradinha tradicional tem um ponto fácil de atingir


André aponta que primeiro você cozinha por 30 minutos na pressão o bucho com as carnes e temperos e depois adiciona o feijão branco com um pouco mais de água. "Depois do tempo de pressão, coloque o feijão e deixe cozinhar na panela de pressão de 15 a 20 minutos, assim você terá a dobradinha perfeita", afirma.

E os melhores acompanhamentos?

Uma boa farofa faz a dobradinha brilhar!
Reprodução/Receitas Nestlé
Uma boa farofa faz a dobradinha brilhar!


Você pode servir a dobradinha acompanhada de uma bela farofa. "Uma boa farofa de mandioca acebolada, um arroz branco e vinagrete (ou molho à campanha) são bons acompanhamentos que completam a boa dobradinha nordestina", recomenda.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo da dobradinha fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!