Depois de fazer uma compra grande ou de uma ida à feira, é normal bater aquela dúvida na hora de armazenar os alimentos. É melhor guardar na geladeira ou na despensa? E quais os recipiente ideais: pote de vidro ou de plástico? 

Veja as dicas e saiba conversar melhor os alimentos:

Vai para o congelador? Use potes de plástico

pote
shutterstock
No congelador, opte por potes de plástico


Como os potes de vidro podem quebrar ao serem colocados no congelador, o ideal é utilizar os convencionais tupperware ou potes de plástico comuns nesse caso.

O cuidado essencial é optar por recipientes que tenham a sigla BPA Free impressa, ou seja, são livres de Bisfenol A. Essa substância, quando exposta a altas temperaturas, libera uma toxina que pode causar uma série de doenças. Portanto, use potes BPA Free (sem Bisfenol A) para armazenar seus alimentos e ainda ter a facilidade de levar a comida do congelador ao microondas sem riscos para a sua saúde. 

Cada tipo de alimento deve ser armazenado em um pote diferente antes de ser congelado. Itens como salsinha, bacon, presunto e outros embutidos precisam de um pote de plástico que feche bem e sele o alimento. Para molhos, arroz, feijão e outros grãos o mais indicado é utilizar potes hermeticamente fechados ou mesmo saquinhos que você consegue retirar o ar antes de levar o congelador.

Vai para a geladeira? Pode usar vidro ou plástico

pote
shutterstock
Utilize potes de vidro ou plástico, mas preste atenção em cada alimento para utilizar o pote certo


Os potes de vidro são ótimos por conservar melhor as características e texturas dos alimentos. Caso precise manter os alimentos refrigerados, você pode utilizar potes de vidro hermeticamente fechados para queijos, leguminosas, massas prontas e até líquidos como sucos, leite e iogurte. Além, é claro, de guardar arroz para utilizar no outro dia. Se preferir os potes de plástico, lembre-se a recomendação de escolher aqueles sem Bisfenol-A. 

Vai guardar  na despensa? Lembre-se da vedação

pote
FreePik
O pote de vidro evita que a umidade entre em contato com os biscoitos


Potes e recipientes com tampas que vedam o alimento e tiram o oxigênio são perfeitos nesse caso, pois evitam que a umidade estrague os alimentos, amolecendo biscoitos ou trazendo bolor a outros ingredientes, como farinha. Tanto de plástico como de vidro, o ideal procurar um item com boa vedação.

Mais dicas de armazenamento

Se a ideia é usar os potes de vidro, seja para levar à geladeira ou para guardar itens na despensa ou no armário, a Tramontina tem algumas dicas de limpeza e armazenamento. 

O primeiro passo é lavar o pote e utilizá-lo depois que ele estiver seco. Para isso, deixe o recipiente secando sem a tampa. 

Retire os alimentos das embalagens originais antes de armazená-los nos potes. Vale também passar um pano úmido com álcool 70% nas embalagens antes dessa manipulação. 

No pote de vidro, guarde alimentos secos como arroz, leguminosas, massas, milho de pipoca , oleaginosas e cereais, dispensando as embalagens. Os vidros também são ideais para todos os tipos de farinha. Também dispense a embalagem em caso de queijos e embutidos. Coloque-os no pote e leve à geladeira para uma melhor conservação. 

Nem tudo vai para geladeira! Onde armazenar cada item?

fruteira
Reprodução
A banana deve ficar afastada dos outros alimentos


Enquanto os frios e as sobras das comidas vão para geladeira, alguns itens podem ficar na sua fruteira ou despensa. Abacate, abacaxi, banana, figos, maçã, mamão, manga, melão, pera, pimentão, tomate, uvas, batata, alho e cebola são alguns dos alimentos que podem ser armazenados fora da geladeira, por exemplo.

Uma dica é deixar cebolas e alhos ficar juntos e em uma parte com menor incidência de luz. Batatas também devem ficar fora da luz, mas separadas dos demais itens. 

Outra fruta que é melhor deixar sozinha na fruteira é a banana. Na geladeira elas tendem a ficar escurecidas. 

    Veja Também

      Mostrar mais