Depois de fazer uma compra grande ou de uma ida à feira, é normal bater aquela dúvida na hora de armazenar os alimentos. É melhor guardar na geladeira ou na despensa? E quais os recipiente ideais: pote de vidro ou de plástico? 

Veja as dicas e saiba conversar melhor os alimentos:

Vai para o congelador? Use potes de plástico

No congelador, opte por potes de plástico
shutterstock
No congelador, opte por potes de plástico


Como os potes de vidro podem quebrar ao serem colocados no congelador, o ideal é utilizar os convencionais tupperware ou potes de plástico comuns nesse caso.

O cuidado essencial é optar por recipientes que tenham a sigla BPA Free impressa, ou seja, são livres de Bisfenol A. Essa substância, quando exposta a altas temperaturas, libera uma toxina que pode causar uma série de doenças. Portanto, use potes BPA Free (sem Bisfenol A) para armazenar seus alimentos e ainda ter a facilidade de levar a comida do congelador ao microondas sem riscos para a sua saúde. 

Cada tipo de alimento deve ser armazenado em um pote diferente antes de ser congelado. Itens como salsinha, bacon, presunto e outros embutidos precisam de um pote de plástico que feche bem e sele o alimento. Para molhos, arroz, feijão e outros grãos o mais indicado é utilizar potes hermeticamente fechados ou mesmo saquinhos que você consegue retirar o ar antes de levar o congelador.

Vai para a geladeira? Pode usar vidro ou plástico

Utilize potes de vidro ou plástico, mas preste atenção em cada alimento para utilizar o pote certo
shutterstock
Utilize potes de vidro ou plástico, mas preste atenção em cada alimento para utilizar o pote certo


Os potes de vidro são ótimos por conservar melhor as características e texturas dos alimentos. Caso precise manter os alimentos refrigerados, você pode utilizar potes de vidro hermeticamente fechados para queijos, leguminosas, massas prontas e até líquidos como sucos, leite e iogurte. Além, é claro, de guardar arroz para utilizar no outro dia. Se preferir os potes de plástico, lembre-se a recomendação de escolher aqueles sem Bisfenol-A. 

Vai guardar  na despensa? Lembre-se da vedação

O pote de vidro evita que a umidade entre em contato com os biscoitos
FreePik
O pote de vidro evita que a umidade entre em contato com os biscoitos


Você viu?

Potes e recipientes com tampas que vedam o alimento e tiram o oxigênio são perfeitos nesse caso, pois evitam que a umidade estrague os alimentos, amolecendo biscoitos ou trazendo bolor a outros ingredientes, como farinha. Tanto de plástico como de vidro, o ideal procurar um item com boa vedação.

Mais dicas de armazenamento

Se a ideia é usar os potes de vidro, seja para levar à geladeira ou para guardar itens na despensa ou no armário, a Tramontina tem algumas dicas de limpeza e armazenamento. 

O primeiro passo é lavar o pote e utilizá-lo depois que ele estiver seco. Para isso, deixe o recipiente secando sem a tampa. 

Retire os alimentos das embalagens originais antes de armazená-los nos potes. Vale também passar um pano úmido com álcool 70% nas embalagens antes dessa manipulação. 

No pote de vidro, guarde alimentos secos como arroz, leguminosas, massas, milho de pipoca , oleaginosas e cereais, dispensando as embalagens. Os vidros também são ideais para todos os tipos de farinha. Também dispense a embalagem em caso de queijos e embutidos. Coloque-os no pote e leve à geladeira para uma melhor conservação. 

Nem tudo vai para geladeira! Onde armazenar cada item?

A banana deve ficar afastada dos outros alimentos
Reprodução
A banana deve ficar afastada dos outros alimentos


Enquanto os frios e as sobras das comidas vão para geladeira, alguns itens podem ficar na sua fruteira ou despensa. Abacate, abacaxi, banana, figos, maçã, mamão, manga, melão, pera, pimentão, tomate, uvas, batata, alho e cebola são alguns dos alimentos que podem ser armazenados fora da geladeira, por exemplo.

Uma dica é deixar cebolas e alhos ficar juntos e em uma parte com menor incidência de luz. Batatas também devem ficar fora da luz, mas separadas dos demais itens. 

Outra fruta que é melhor deixar sozinha na fruteira é a banana. Na geladeira elas tendem a ficar escurecidas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!