Já aconteceu de você estar morrendo de vontade de fazer um um pudim e você não tem leite condensado? Parece que o mundo acabou. Mas sabia que dá pra pudim bem gostosinho sem esse ingrediente? Sim, o sonho é real!

O pudim de leite condensado é um clássico, mas é possível fazer um bom pudim sem o ingrediente
Reprodução
O pudim de leite condensado é um clássico, mas é possível fazer um bom pudim sem o ingrediente


Segundo o chef pâtissier Cesar Yukio, proprietário da Confeitaria Hanami, a receita de pudim japonês ou Purin é mais leve, não tão doce e super fácil de fazer em casa. 


Que tal apostar nesta receita diferente e ter um pudim delicioso em casa? A preparação demora pouco, o tempo de geladeira que é mais chatinho: demora pelo menos 8 horas até desenformar. Mas, acredite: vale a pena.

Purin - Pudim Japonês

O pudim japonês não tem leite condensado e é delcioso
Reprodução
O pudim japonês não tem leite condensado e é delcioso


Você viu?

Ingredientes:

Calda:

  • 200g de açúcar refinado
  • 100ml de agua

 Massa - Yaki Purin:

  • 390ml de leite
  • 300g de creme de leite fresco
  • 1 fava de baunilha (ou 15ml de extrato de baunilha)
  • 4 ovos tipo extra
  • 3 gemas - 125g de açúcar refinado

Modo de preparo:

Em uma panela, misture o açúcar com metade da água. Leve para cozinhar até chegar em uma cor de caramelo escuro (175°C). Retire do fogo e acrescente o restante da água aos poucos, mexendo bem. Despeje sobre uma forma com furo no meio com 20cm a 22cm e caramelize o fundo e laterais da forma e deixe resfriar.

Em uma panela, ferva o leite com creme de leite e a baunilha. À parte, misture as gemas com os ovos e o açúcar utilizando uma espátula. Despeje a mistura de leite quente sobre a mistura de ovos e mexa bem. Passe por uma peneira e coloque na forma previamente caramelada.

Leve para assar em banho-maria (utilizando água em temperatura ambiente) por cerca de 60 minutos no forno elétrico a 140°C ou cerca de 40 minutos no forno a gás a 180°C (forno a gás é melhor cobrir o pudim com papel alumínio). Retire do forno, leve para gelar por no mínimo 8 horas, desenforme e sirva!

Outras receitas de pudim

Conheça novas receitas de pudim
Reprodução/Rodrigo Moreira
Conheça novas receitas de pudim


O pudim tem diversas versões deliciosas para fazer em casa. Veja algumas opções:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!